Página Inicial Odontologia Homeopatia na Odontologia e os benefícios para os pacientes
Odontologia

Homeopatia na Odontologia e os benefícios para os pacientes

Os tratamentos alternativos vêm conquistando cada vez mais espaço dentro da Odontologia, devido aos diversos benefícios que oferecem aos pacientes. Atuando de forma complementar aos tratamentos convencionais, contribuem para uma prática odontológica integral e humanizada, onde o indivíduo é tratado por completo. 

Um desses tratamentos é a Homeopatia, método terapêutico que utiliza uma abordagem clínica voltada para a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo por meio de substâncias medicamentosas ultra diluídas. 

Ao longo da matéria vamos trazer mais informações sobre a Homeopatia e como ela tem contribuído em diversos tratamentos odontológicos para melhora da qualidade de vida dos pacientes. Confira! 

Produtos Ecológicos para dentistas

O que é Homeopatia? 

A Homeopatia é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Desenvolvida há mais de 200 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, a terapia busca tratar diversas doenças, de origem física e psicológica, e se baseia no “princípio dos semelhantes”, ou seja, usa substâncias que promovem sintomas similares aos apresentados pelo paciente, fazendo com que o próprio organismo do indivíduo combata a doença. 

Esse método se difere da alopatia – ou medicina tradicional – que utiliza em seus tratamentos substâncias que atuam contra os sintomas das doenças, como anti-inflamatórios, antidepressivos, etc., mas que muitas vezes não tratam a origem ou “causa” da doença. 

Regulamentação da especialidade na Odontologia  

Desde 2008 o CFO habilita os profissionais de Odontologia na prescrição homeopática, mas a Homeopatia só foi regulamentada e reconhecida como especialidade clínica pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 02/10/2015.  

A Homeopatia faz parte do grupo das chamadas Práticas Complementares e Integrativas (PICS) que são a união de ações terapêuticas, e se distinguem da biomedicina ocidental.  

A Resolução 160, Art. 3º, salienta que:

”A Homeopatia em Odontologia, nos seus aspectos abrangentes e humanitários, é a especialidade que tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, bem como das manifestações bucais e doenças sistêmicas, assim como o diagnóstico e a prevenção de doenças sistêmicas que possam, eventualmente, interferir no tratamento odontológico e também no controle dos problemas bucais e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, atuando de forma integrativa e complementar às demais especialidades e agindo dentro de uma estrutura transdisciplinar com outros profissionais da saúde e de áreas correlatas, utilizando-se de medicamentos homeopáticos para abraçar seus objetivos.” 

Além da Homeopatia, também foram reconhecidas pelo CFO outras Práticas Complementares e Integrativas (PICS) como a Acupuntura, Laserterapia, Fitoterapia, Hipnose e Ozonioterapia.  

Homeopatia na Odontologia 

Como dissemos antes, em 2015 o cirurgião-dentista pôde ampliar ainda mais a sua área de atuação após o reconhecimento da Homeopatia como especialidade odontológica. 

Nesse método terapêutico, o profissional analisa o paciente como um todo. A começar por uma anamnese aprofundada que, além de questões clínicas, abrange aspectos da personalidade, hábitos, emoções, modo de vida, entre outras informações individuais de cada ser. 

Essas informações são fundamentais para chegar ao diagnóstico e identificar a origem da doença, ou seja, o que de fato está causando as manifestações bucais, e a partir disso promover um tratamento que age direto na “causa” do problema. 

O medicamento homeopático além de aliviar os sintomas da doença, provoca um processo curativo, estimulando uma reação contra a própria patologia estabelecida no organismo. Assim, ao utilizar o tratamento homeopático em conjunto com os tratamentos odontológicos, o cirurgião-dentista promoverá a saúde integral do seu paciente. 

Você pode se interessar também pelo artigo: “Odontologia Integrativa: o que é?” 

Principais aplicações da Homeopatia em tratamentos odontológicos 

Estudos realizados nos últimos anos trazem resultados promissores em relação ao uso da Homeopatia como terapia complementar em tratamentos odontológicos, que vão desde o controle da ansiedade até a prevenção e tratamento de doenças bucais.  

Veja a seguir algumas aplicações da Homeopatia: 

Transtornos emocionais 

Quando o assunto é transtorno emocional, a Homeopatia é uma terapia complementar alternativa que pode ser utilizada no controle da ansiedade, pois sugere-se que esta pode minimizar estados psicológicos de paciente infantis e adultos.  

Inclusive, a própria Odontofobia (medo do dentista) pode ser tratada com a Homeopatia. 

Bruxismo 

Estudos apontam terem observado resultados positivos no tratamento de bruxismo diretamente ligado à ansiedade.  

Lesões 

Também se acredita que a Homeopatia pode agir controlando os processos de hiperalgesia e modulando o processo inflamatório, sendo utilizada para reduzir o desconforto causado pela erupção dentária, no tratamento de lesões ulceradas como a estomatite e no tratamento de doenças periodontais. 

Cirurgias 

Na área da cirurgia, sugere-se que os medicamentos homeopáticos atuam prevenindo hemorragias, controlando a dor e estimulando o processo de cicatrização. No entanto, afirma-se que esses medicamentos homeopáticos, quando utilizados junto aos anestésicos, podem aumentar o efeito sedativo. 

Demais aplicações 

Diversas outras aplicações da Homeopatia são relatadas de forma esporádica, como em casos de estabilização de reabsorção radicular provocada por movimentação ortodôntica e no tratamento de lesões estomatológicas mais agressivas. 

Há também casos em que a Homeopatia contribui para o tratamento de lesão central de células gigantes (LCCG) induzindo a formação óssea. Assim como efeito radioprotetor para as glândulas salivares e para função salivar em pacientes submetidos à radioterapia. 

Como ser um cirurgião-dentista especialista em Homeopatia? 

Par se tornar um cirurgião-dentista especialista na área, o profissional deve realizar um curso de especialização em Homeopatia em Odontologia.  

No Brasil, a especialização é oferecida em instituições como o Centro de Especialização em Homeopatia de Londrina (CEHL) e o Instituto Homeopático e de Práticas Integrativas (IHPI). 

A especialização visa ampliar a visão clínica para tratamento do paciente como um todo e de forma individualizada, além de capacitar o profissional em relação ao uso da Homeopatia na prevenção, diagnóstico e tratamento de sintomas, sejam eles de origem física, psíquica ou emocional. 

Odonto em Pauta

Por fim, percebe-se que a Homeopatia na Odontologia pode ser aplicada em diferentes áreas e com diferentes intuitos, sendo uma excelente alternativa aos profissionais de Odontologia que desejam promover tratamentos humanizados, com foco no bem-estar geral e qualidade de vida dos seus pacientes. Contudo, são necessários mais estudos experimentais para melhor compreensão do método terapêutico, bem como capacitação profissional para correta aplicação na Odontologia.  

Você pode se interessar também pelo artigo: Odontologia humanizada e diversidade cultural

Gostou do blogpost? Faça uma avaliação! Aqui no Eu Amo Odonto você encontra os melhores conteúdos do universo da Odontologia, com novidades toda semana. 

Leia também:

Odontologia Integrativa: o que é?

Hipnose na Odontologia: conheça os benefícios

Você conhece a Odontologia Lateral?

Referências: 

HOMEOPATIA Brasil. [S. l.], 15 ago. 2022. Disponível em: http://www.homepatiabrasil.com.br/. Acesso em: 12 ago. 2022. 

Morais, S.R et al. Aplicação da Homeopatia na Odontologia: Uma revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e23910817301, 2021. 

Wong, A.; ATownley, S. Herbal Medicines and Anaesthesia. Cont Edu Anaesth Crit & Pain. 2011; 11(1):14-17. 

COMO O dentista homeopata pode ajudar na sua saúde bucal e no seu bem-estar geral?. AquaVitae, [S. l.], p. 1-1, 25 jun. 2019. Disponível em: https://clinicaaquavitae.com.br/como-o-dentista-homeopata-pode-ajudar-na-sua-saude-bucal-e-no-seu-bem-estar-geral/. Acesso em: 12 ago. 2022. 

HOMEOPATIA e sua atuação na odontologia. Sanar, [S. l.], p. 1-1, 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/colunista-odontologia-homeopatia-e-sua-atuacao-na-odontologia. Acesso em: 15 ago. 2022. 

HOMEOPATIA: O Que É E Como Pode Ser Aplicada Na Odontologia?. Empreendedor Dentista, [S. l.], p. 1-1, 7 dez. 2021. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/homeopatia/. Acesso em: 12 ago. 2022 

SADAYUKI TIBA, Hilton; KULIK, Marco Antônio. Homeopatia em Odontologia, Fundecto, 17 ago. 2022. Disponível em: https://fundecto.com.br/PDF/Artigo_Prof_Hilton_Homeopatia_VALIDADO.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.

Publicado por
Profª Dra. Natália Galvão Garcia

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Mestre, Doutora e Pós-Doutora pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), Professora Dra. do curso de Odontologia do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS – MG). Atua no consultório nas áreas de Diagnóstico Oral, Cirurgia Oral Menor, Pacientes Especiais e Laserterapia. CROMG: 56425

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....