Páscoa e a importância da higiene bucal

Odontologia

A Páscoa está chegando, e com ela a necessidade de falar sobre a importância dos cuidados diários com a higiene bucal. Isso porque, neste período, é comum que ocorra um aumento no consumo de doces, o que pode acarretar sérios problemas odontológicos. 

Como dentista, é importante que você esteja sempre atento a seus pacientes, e principalmente nesta época do ano aproveite para falar sobre o tema no consultório e em suas redes sociais.  

Para te ajudar, criamos esse conteúdo completo sobre a Páscoa e a higiene bucal. Ao longo do artigo, vamos conferir dados relevantes sobre a incidência de cáries após a Páscoa, os benefícios do cacau para a saúde, dicas de conteúdo e ações durante o período de Páscoa e muito mais.  

Vamos lá? 

Chocolate e saúde bucal

Quem resiste a um chocolate, principalmente durante a Páscoa, não é mesmo? Por isso, é muito importante falar sobre a relação do chocolate com a saúde bucal, afinal, após a Páscoa o número de crianças com cáries aumenta consideravelmente. 

De acordo com um levantamento feito pela Sorridents, realizado em mais de 400 clínicas odontológicas no Brasil, os resultados foram: 

  • Ano de 2018 – cáries tratadas antes da Páscoa: 6767, cáries tratadas depois da Páscoa: 7118; 
  • Ano de 2019 – cáries tratadas antes da Páscoa: 6733, cáries tratadas após a Páscoa: 7108; 
  • Ano de 2020 – cáries tratadas antes da Páscoa: 6178, cáries tratadas após a Páscoa: 4874. 

De acordo com a empresa, a queda no ano de 2020 pode ter ocorrido devido ao isolamento social que foi imposto como medidas de prevenção contra o coronavírus. Contudo, mesmo com a queda dos casos no ano de 2020, é válido se atentar aos dados dos anos anteriores. 

Cacau x Chocolate

Mesmo que o chocolate pareça o grande vilão nessa história toda, não é bem uma verdade. O cacau por si só, assim como os chocolates com maior teor de cacau, é ótimo para a saúde e não prejudica a saúde bucal

Por isso, preparamos algumas dicas sobre coisas que você pode recomendar para os seus pacientes de forma a gerar uma maior conscientização.  

  1. Consuma chocolates que tenham pelo menos 60% de cacau, já que os chocolates com menos cacau possuem muito açúcar, principal causador das cáries; 
  1. Crianças não costumam gostar de chocolate com grande quantidade de cacau, por isso, limite a ingestão dos chocolates ao leite a poucas quantidades; 
  1. A higiene bucal após a ingestão de chocolates, bem como de outros doces, é essencial, por isso, sempre incentive as crianças a escovar os dentes após comer.

Benefícios do cacau

O cacau é um fruto do cacaueiro e o principal ingrediente dos chocolates. Ou seja, de forma natural o cacau é um alimento muito saudável, se tornando prejudicial para a saúde com a adição de outros ingredientes, como o açúcar e a gordura vegetal. 

A palavra em latim para cacau é Theobroma cacao, que pode ser traduzido como alimento dos deuses. Essa definição se deve principalmente aos muitos benefícios do cacau, que são: 

  • É um alimento rico em polifenóis e flavonoides, que possuem efeito antioxidante; 
  • Rico também em catequinas, que ajudam a diminuir o colesterol total e também o mau colesterol (LDL); 
  • Possui Niacina, que contribui para a tonificação muscular, bem como do sangue e dos nervos; 
  • Possui um teor considerável de ferro, essencial para prevenir casos de anemia; 
  • Possui um bom teor de magnésio, essencial para um bom funcionamento do coração e do desenvolvimento ósseo; 
  • Contém também anandamida, responsável por induzir a produção de dopamina, a responsável pelas sensações de prazer e bem-estar e teobromina, responsável pelo relaxamento físico e mental; 
  • Possui triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores responsáveis pelo humor. 

Como conscientizar os pacientes

Há várias formas de conscientizar os seus pacientes, seja nas consultas odontológicas ou fazendo um bom uso das suas redes sociais. 

Assim, aproveitando o período da Páscoa, é possível instruir seus pacientes e seguidores sobre os cuidados com a higiene oral e como fazê-la de forma correta, por meio de vídeos, fotos, textos e tudo o que sua criatividade permitir.  

Esse conteúdo pode ser enviado por e-mail, publicado nas redes sociais ou compartilhado através de aplicativos de mensagens instantâneas. Desse modo, você também consegue impactar pacientes que não estiveram no seu consultório recentemente. 

Vale lembrar que você não precisa falar sobre esse tema só no período de Páscoa, podendo desenvolver esse tipo de conteúdo frequentemente. Assim você garante que seus pacientes e seguidores fiquem sempre informados sobre dicas de higiene bucal, não só durante a Páscoa, mas o ano todo.  

Dicas de cuidados bucais 

É possível abordar uma série de dicas sobre como os seus pacientes podem ter uma higiene bucal mais adequada.  

Para isso, é importante compreender os hábitos de alimentação do paciente, bem como hábitos de higiene oral, de forma a instruí-lo melhor de acordo com sua realidade e caso clínico específico.  

Todavia, de modo geral, pode-se alertar tanto pacientes adultos quanto crianças sobre alguns pontos básicos, mas necessários: 

  • A importância de trocar de escova a cada 3 meses, ou sempre que as cerdas começarem a deformar;  
  • O uso de fio dental diariamente, onde durante a consulta, você pode ensinar a forma correta de utilização; 
  • No caso das crianças, é possível instruir os pais a como passar o fio dental nos pequenos; 
  • Sempre escolher uma escova de dentes do tamanho ideal para as crianças. No caso, você pode recomendar as escovas mais indicadas para cada um dos seus pacientes, de acordo com a idade deles; 
  • Lembrar o paciente de visitar o dentista periodicamente;
  • Oferecer folders e flyers informativos com dicas sobre saúde bucal.
Papelaria completa para a sua clínica odontológica na dental speed

Atividades de higiene bucal na Páscoa

Outra forma de conscientizar seus pacientes sobre a importância da higiene bucal é propor atividades para as crianças que visitarem seu consultório. As atividades podem ser temáticas, mas que tenham como objetivo ensinar os pequenos a cuidar dos dentes. 

No caso da Páscoa, você pode disponibilizar desenhos impressos relacionados à festividade para as crianças pintarem, ou até mesmo utilizar a figura do coelho para realização de atividades lúdicas, onde o coelho cuida dos seus grandes dentes, por exemplo. 

Na Dental Speed você encontra uma série de atividades para as crianças que podem ser bastante divertidas, mesmo fora das datas comemorativas. Desse modo, você pode tanto oferecer as atividades como brinde, como brincar com os pequenos pacientes durante a consulta. 

Dicas para fidelizar seus pacientes

Agora que você já sabe a relação da Páscoa e dos cuidados com a higiene bucal, e muitas dicas para garantir que seus pacientes tenham uma boa higiene todos os dias. Vamos conferir algumas formas de fidelizar seus pacientes! 

Redes sociais 

Você precisa estar onde seus pacientes estão, por isso é tão importante estar sempre atento às redes sociais. Afinal, é por meio delas que você vai mostrar o seu valor como profissional, vai interagir com seus seguidores, vai poder falar sobre como a saúde bucal é importante e demonstrar seu cuidado com os pacientes.  

Nas suas redes sociais você pode postar conteúdos relevantes para cada período do ano, e já que estamos perto da Páscoa é muito importante falar sobre o assunto de forma divertida e criativa.  

Dentre os conteúdos que podem ser explorados na Páscoa, é possível, por exemplo falar sobre os benefícios do cacau, mas também sobre como consumir o chocolate de forma consciente, sem esquecer da higiene bucal.  

Além disso, vale mostrar a decoração de Páscoa do seu consultório, as atividades que disponibiliza para as crianças e os brindes que oferece aos seus pacientes neste período do ano. 

Brindes 

Os brindes são uma das maneiras mais fáceis de fidelizar seus pacientes e de gerar uma maior conscientização. As escovas infantis Dr. Dentuço da Colgate, por exemplo, são o brinde perfeito para a Páscoa. 

A escova possui cores sortidas, cerdas macias e é recomendada para crianças acima de 2 anos. Além disso, suas cerdas coloridas ajudam a sinalizar a quantidade ideal de creme dental que deve ser utilizada na escovação. 

Confira aqui mais brindes para melhorar a saúde bucal dos seus pacientes, com modelos para crianças e adultos! 

Esteja sempre atento 

Além de utilizar as redes sociais e dar brindes para os seus pacientes, outra ação importante para a fidelização de seus clientes é ouvir o que cada um deles têm a dizer.  

Quando você ouve seu paciente e consegue entender suas reais necessidades, é possível oferecer um atendimento personalizado, fortalecer a relação dentista x paciente e tornar as idas ao consultório experiências positivas.  

Abrindo esse espaço, além de seus pacientes se sentirem ouvidos e acolhidos, você ainda tem a oportunidade de melhorar em algum ponto ou outro do atendimento. 

Quer saber mais sobre como fidelização de pacientes? Leia: Marketing de Relacionamento: Dicas para fidelização de pacientes 

Odonto em Pauta

Agora você já sabe como fazer uma Páscoa muito mais saudável para todos, e ainda garantir clientes cada vez mais satisfeitos com seus serviços.  

Aproveite para descobrir novos conteúdos aqui no blog, acesse os artigos mais lidos e veja as matérias que mais fazem sucesso no Eu Amo Odonto

Redatora Institucional em Blog Dental Speed
Graduada em Letras Português pela UFSC, é redatora e integrante do time de criação de Branding da Dental Speed.
Francine Spengler
Últimos posts por Francine Spengler (exibir todos)

Artigos relacionados

Compressor de ar odontológico: como escolher

Compressor de ar odontológico: como escolher

Odontologia
Está em dúvida sobre qual compressor escolher? Veja como escolher o compressor de ar ideal para o seu consultório e quais cuidados necessários você deve adotar para garantir uma maior vida útil do seu equipamento!

Education Template