Página Inicial HOF Toxina botulínica no controle do bruxismo
HOFOdontologia

Toxina botulínica no controle do bruxismo

0405 Capa Toxina Botulínica no controle do bruxismo
0405 Capa Toxina Botulínica no controle do bruxismo

O ato parafuncional conhecido como bruxismo, realizado de forma consciente e inconsciente, voltou a aparecer com frequência na cadeira do dentista, principalmente em tempos de distanciamento social e pandemia. 

A OMS reconhece o ranger de dentes (bruxismo) em sua CID-10 e a descreve como um “transtorno somatoforme” sob o aspecto mental e subclassificação dos transtornos comportamentais. 

Causas

A etiologia do bruxismo ainda é bastante discutida entre os profissionais da área médica e odontológica. Atualmente, uma das explicações mais aceitas é que suas causas são multifatoriais, e podem envolver fatores genéticos, psicológicos e sociais como o uso de drogas, álcool, tabaco e alguns medicamentos psiquiátricos. 

Sintomas

Os sintomas são dor na atm, dor nos músculos mastigatórios e cervicais, dores de cabeça, hipersensibilidade dentinária, desgaste e/ou mobilidade excessiva dos dentes, pobre qualidade do sono, cansaço.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através de exame clínico intraoral, exame físico, questionário, relatos do paciente, palpação dos músculos envolvidos, e exame como eletromiografia. 

Nesse sentido as musculaturas envolvidas são: os músculos da mastigação, dentre eles o músculo masseter e o músculo temporal, que desempenham papel importante na força oclusal que a estrutura dental recebe. 

Tratamentos

Contudo, a odontologia costuma realizar seu tratamento de forma multidisciplinar, através de placas miorrelazantes, alteração dos contatos dentários, acupuntura, fármacos para dor como anti-inflamatórios, analgésicos e miorrelaxantes. Em casos de envolvimento emocional podem ser utilizados ansiolítico, antidepressivos, fisioterapia e toxina botulínica

toxina botulinica - Dental Speed

Ação da toxina botulínica no bruxismo

Antes de tudo, a aplicação de toxina botulínica nos músculos da mastigação, masseter e temporal, é uma opção de manejo para controlar a intensidade da musculatura mastigatória durante o bruxismo e proteger as estruturas orofaciais das forças excessivas. Nesse sentido, ela é considerada bastante segura para uso em humanos.  

Indicações

Ainda assim, a dose máxima preconizada para uso, por sessão, é de 80-100U. No entanto, seria necessário a aplicação de uma dose 30 vezes maior para uma potencial reação letal.

Mesmo assim, seus efeitos colaterais sistêmicos e/ou locais são raramente citados. Mas quando se manifestam, apresentam intensidade moderada e são de curta duração, entre 1 a 2 dias, sendo eles:

  • Fraqueza muscular transitória;
  • Náusea;
  • Palpitações;
  • Formigamento;
  • Dores de cabeça;
  • Equimoses;
  • Edema;
  • Xerostomia;
  • Prurido. 

Por fim, a duração do relaxamento da musculatura, geralmente, é de cerca de 3 meses, e após esse período o terminal nervoso inicia o brotamento e a unidade motora nervosa se reestabelece. Há também a regeneração das proteínas de acoplamento das vesículas de acetilcolina, o que resulta em gradual retorno à função muscular, sem qualquer efeito residual ou colateral. 

Publicado por
Dra. Lírian Mercaldi

Pela Universidade Federal de Uberlândia. Ortodontista e especialista em Harmonização Orofacial. Coordenadora de especialização em HOF. Mestranda pelo European Face Institute em Harmonização Orofacial

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....