Etapas para um tratamento ortodôntico de sucesso

Especialidades

Atualmente o Ortodontista dispõe de vários tipos de aparelhos ortodônticos para corrigir uma determinada má oclusão, mas o sucesso do tratamento Ortodôntico vai muito além de instalar o aparelho.

Logo, é muito importante conhecer as reais necessidades do paciente e fazer um diagnóstico e planejamento individualizado de cada caso.

 

Passos para um bom tratamento Ortodôntico

A Ortodontia é uma especialidade Odontológica cujo objeto é prevenir problemas de crescimento e desenvolvimento da face, assim como corrigir as anormalidades da oclusão. Para que isso seja possível existem alguns passos muito importantes a serem seguidos.

Anamnese

Podemos considerar a anamnese um ponto inicial no processo de diagnóstico, pois através dela é feito um levantamento de dados a respeito de hábitos, saúde geral, bucal e um histórico de hereditariedade.

Neste momento é fundamental que o Ortodontista identifique os desejos e as expectativas do paciente em relação ao resultado do tratamento.

Tratamento Ortodôntico - Anamnese

 

Exames físico e clínico

Nos exames físico e clínico é necessário examinar a proporções da face, condições reais da saúde, higiene bucal e avaliar a atividade muscular durante a deglutição, a respiração e a fonação.

Neste momento, é necessário explicar detalhadamente as alterações de normalidade ao paciente. Igualmente, falar da relevância de solicitar exames radiográficos complementares para uma visão mais ampla e profunda do diagnóstico final e consecutivamente o planejamento do caso.

 

Fotopolimerizador Orthometric

 

Documentação Ortodôntica

A documentação ortodôntica é um conjunto de exames e laudos radiográficos, sendo que os principais exames específicos para avaliar cada caso em detalhes são : radiografia panorâmica, teleradiografia, modelos de estudo em gesso, fotografias intra e extra bucais, laudos e análises cefalométricas.

Ainda assim, quando necessário podemos solicitar outros exames mais complexos como a tomografia, por exemplo.

Tratamento Ortodôntico- Documentação

 

Diagnóstico

Esse conjunto de exames permite ao Ortodontista classificar com precisão o tipo de má oclusão, discrepâncias cefalométricas e as disfunções de crescimento e desenvolvimento da face. Dessa forma, é possível também encaminhar o paciente para tratamentos complementares associados com outras especialidades médicas, se for necessário. Como tratamentos com um Fonoaudiólogo, Otorrinolaringologista e Psicólogo.

 

Planejamento

É fundamentalmente deixar o paciente ciente de tudo o que ocorrerá durante o tratamento para que não haja surpresas inesperadas.

Após o diagnóstico é feito o planejamento ortodôntico. Nessa hora o Ortodontista determina as opções de tratamento, os tipos de aparelhos ortodônticos que poderão ser indicados e se há necessidade de extrações dentarias ou até mesmo outros tipos de cirurgias.

Contudo, o sucesso de qualquer tratamento depende muito do profissional que está executando, assim como da colaboração do paciente durante o uso do aparelho ortodôntico.

 

Dra. Laís Andreoti

 

 

Artigos Relacionados