Página Inicial Gestão e Marketing Clínica própria ou franquia: Qual a melhor escolha?
Gestão e MarketingOdontologia

Clínica própria ou franquia: Qual a melhor escolha?

Clínica própria ou franquia: Qual a melhor escolha?

Quem deseja trabalhar na área da odontologia sempre acaba com um pouco de dúvida sobre o melhor modelo de negócio: ter clínica própria ou franquia?

De início, montar uma clínica própria é a primeira alternativa. Contudo, alguns profissionais preferem apostar em uma franquia.

As duas opções podem ser vantajosas, mas os bons resultados dependem de uma boa gestão financeira e de marca, além da adaptação do profissional ao tipo de trabalho. Vamos saber mais sobre esses dois tipos de negócio? 

Clínica própria: vantagens e desvantagens 

De fato, a clínica particular costuma ser a primeira opção daqueles que desejam trabalhar por conta própria. Você pode criar o seu espaço, o seu jeito de gerir, negociar e captar clientes e, aos poucos e com muito trabalho, estabelecer a sua marca no mercado. Veja a seguir vantagens e desvantagens desse tipo de atividade. 

Vantagens de uma clínica própria

Gestão autônoma do negócio 

Quem tem clínica própria tem também mais liberdade para gerir o negócio do seu jeito. Na franquia, o modelo de gerenciamento já é estabelecido e deve ser seguido por todos os franqueados, sem grandes alterações. 

Sem divisão de lucros 

Outra vantagem atraente da clínica própria é o fato de que o gestor não precisa dividir o lucro com a franquia. O que ele ganha com o estabelecimento é propriedade dele. Mas, obviamente, deverá fazer o desconto de todos os custos do negócio, que pode ser bastante desafiador se ele não fizer uma boa administração da empresa. 

Modelo próprio de gestão 

O franqueado deve seguir um modelo pré-estabelecido de gestão, enquanto o dono da clínica própria pode implementar o seu sistema de gestão da forma que for mais conveniente, garantindo mais autonomia e personalização do negócio. 

Escolha dos próprios fornecedores

A aquisição de equipamentos, periféricos e materiais de consumo é um dos pontos que mais exige investimento por parte do gestor, logo, quanto mais enxuto for o orçamento com fornecedores, mais vantajoso para a clínica. Contudo, vale lembrar que qualidade e preço justo devem estar alinhados. 

Desvantagens de uma clínica própria

Construção do nome no mercado 

Quem está começando a montar a própria clínica odontológica pode ter algumas dificuldades em estabelecer a sua marca no mercado, o que exige uma boa dose de comprometimento e qualidade para se destacar da concorrência. 

Exige conhecimento na elaboração do plano de negócio 

Recém-formados são os profissionais que mais encontram dificuldade em gerir uma empresa, mesmo que pequena, especialmente porque não viram nada disso durante a faculdade. E sabemos que abrir uma empresa e fazer uma gestão saudável é um compromisso que exige não só conhecimento técnico, mas dedicação contínua ao trabalho. Portanto, é uma preocupação a mais para o gestor. 

Criação do trabalho de marketing e divulgação da marca 

A franquia já desenvolve um plano de marketing para divulgação da marca. Dessa forma, o franqueado não precisa trabalhar esse quesito. Por outro lado, quando monta a própria clínica, o empreendedor tem a responsabilidade de desenvolver não só o seu plano de negócio, mas também o seu planejamento de marketing, fundamental para o crescimento sustentável da marca. 

Atrair novos clientes é mais difícil 

Criar uma cartela fixa e vantajosa de clientes é uma tarefa bastante desafiadora para quem está iniciando no ramo da odontologia. Afinal de contas, a experiência ainda é um dos quesitos mais bem avaliados por pacientes que procuram atendimento odontológico. 

Se tornar um profissional reconhecido e com vários clientes exige do odontólogo iniciante bastante empenho e dedicação total à profissão para construir sua marca e fortalecer o trabalho executado. 

Compre seu consultório SAEVO!

Franquia: vantagens e desvantagens 

A franquia é uma opção de negócio para aqueles que querem ingressar no ramo da odontologia, mas com foco apenas em liderar uma empresa, sem ter que se ocupar com criação de marca, por exemplo. 

Também é uma boa alternativa para quem já quer contar com um modelo estruturado, estável e conhecido no mercado. Conheça agora as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio. 

Vantagens de uma franquia

Nome da empresa já estabelecido no mercado 

A franquia já é uma empresa conhecida. Portanto, tem mais chances de se tornar um negócio de sucesso. 

Plano e modelo de negócios já estabelecidos 

Quem optar por uma franquia não precisa se preocupar em criar um modelo de negócio ou plano de marketing porque tudo isso faz parte do pacote e do contrato. Logo, é uma vantagem bem interessante para quem não tem nenhuma familiaridade com gestão de negócios e quer focar apenas na execução do trabalho. 

Custos mais baixos na aquisição de material 

As franquias, naturalmente, possuem uma rede de empresas e quando necessitam de algum material podem fazer essa aquisição com um custo bem mais baixo, uma vez que compram tudo em grande escala, barateando os preços. 

Captação de clientes acontece de forma mais fácil 

Uma empresa cujo nome já é conhecido da população tem mais chances de alcançar novos clientes. As franquias costumam seguir um padrão sendo, portanto, uma espécie de garantia de que o atendimento será satisfatório, o que atrai novos usuários mais facilmente. 

Desvantagens de uma franquia

Falta de autonomia na gestão do negócio 

Se você é um empreendedor que deseja gerir o seu negócio do seu jeito, com a sua marca e seu estilo de gerenciar, talvez a franquia não seja uma boa opção. Como vimos, o modelo de gestão e marketing já é estabelecido de antemão e o franqueado só precisa seguir o recomendado. 

Custos e lucros compartilhados 

Na franquia, custos e lucros são divididos entre a empresa e o franqueado, o que pode ser um bom negócio se a clínica tiver uma extensa e boa cartela de clientes. Por outro lado, se a clientela ainda for pequena, os benefícios para o gestor também serão menores do que o esperado e desejado. 

E qual é a melhor opção: franquia ou clínica própria? 

Sendo assim, além de analisar com cuidado todas as vantagens e desvantagens que listamos nesse artigo, é preciso levar em conta também o seu gosto pessoal, a sua preferência e afinidade com cada tipo de negócio. Afinal de contas, é o seu trabalho e o seu futuro que está em jogo e cabe a você decidir onde investirá a sua energia e o seu esforço. 

Então, se você estava em dúvida sobre a melhor opção de negócio para investir no ramo odontológico, franquia ou clínica própria, já pode tomar uma decisão mais acertada com base nas informações listadas aqui nesse artigo.

Ainda assim, vale lembrar que todo negócio exige do seu empreendedor muito compromisso, esforço, desenvoltura e dedicação. 

 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...