Página Inicial Especialidades Retração Gengival: causas e tratamentos
EspecialidadesOdontologia

Retração Gengival: causas e tratamentos

Retração gengival: causas e tratamentos

Bastante comum em pacientes adultos, a retração gengival é uma das principais causas de sensibilidade dental, trazendo bastante desconforto, principalmente quando já está em um estágio mais avançado.

Estima-se que metade da população mundial, entre 18 e 65 anos de idade, tenha pelo menos um dente acometido por retração gengival; e uma em cada três pessoas com mais de 30 anos apresenta pelo menos dois dentes com o problema. Sendo assim, sugere-se que a retração gengival se torna cada vez mais frequente, muito por causa do envelhecimento da população, entre outras causas.

Mas o que faz com que a retração gengival seja tão comum? Quais as causas podem estar envolvidas? É possível evitá-la ou tratá-la?

Motor Endodôntico

Tipos de Gengiva

A gengiva é a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes.

Em direção à coroa, a gengiva de cor rósea termina na margem gengival livre, que possui um contorno festonado. No sentido apical, a gengiva é contínua com a mucosa alveolar de revestimento, que é frouxa e de cor vermelha mais escura da qual é separada por uma linha limitante chamada linha mucogengival.

A gengiva livre, tem cor rósea, superfície opaca, consistência firme, e compreende o tecido gengival das partes vestibular e lingual dos dentes, além da gengiva interdental ou papilas interdentais. Pelos lados vestibular e lingual dos dentes, a gengiva livre estende-se a partir da margem gengival em direção apical até a ranhura gengival livre, que se acha posicionada em um nível

correspondente à junção cemento-esmalte. A gengiva inserida é demarcada apicalmente pela linha mucogengival, como pode ser observado na imagem a seguir.

Tipos de Gengiva
Linha Mucogengival

O que é retração gengival? 

A retração da gengiva, também conhecida como recessão gengival, ocorre quando o rebordo do tecido gengival se afasta do dente. Logo, é caracterizada por uma redução do espaço de cobertura do dente pela gengiva, o que o deixa mais exposto. O que pode acontecer em um único dente ou em vários dentes simultaneamente. Sendo fundamental que o cirurgião-dentista se atente à causa que gerou o problema.

Existem vários tipos de retração da gengiva. Sendo a sua localização e profundidade fundamentais para determinarem um pior ou melhor prognóstico e o plano de tratamento.

As recessões são sempre acompanhadas por deiscências do osso alveolar e há uma correlação direta entre a extensão milimétrica das deiscências ósseas vestibulares e sua correspondente recessão gengival.

O que provoca a retração gengival? 

É difícil achar uma única causa no desenvolvimento da recessão gengival. Pois, vários fatores têm sido relacionados com sua etiologia:

  • Placa bacteriana;
  • Doença periodontal;
  • Fatores genéticos;
  • Posição dos dentes na arcada (apinhamento dental);
  • Oclusão traumática;
  • Bruxismo e apartamento dental;
  • Inserção alta de freios ou inserções musculares;
  • Área gengival estreita;
  • Escovação errônea;
  • Aparelho ortodôntico;
  • Restaurações ou margens de próteses mal adaptadas;
  • Tabagismo.

Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas e o acúmulo de placa dental.

Consequências

Dependendo do local e de sua extensão, a retração é muito mais do que uma questão estética, pois, pode prejudicar até a alimentação. Isso porque a exposição à raiz do dente eleva a sensibilidade, principalmente a alimentos frios ou pastosos. Pois, a raiz contém milhares de pequenos túbulos que levam ao centro do dente, onde está localizada a polpa dentária causando na sensibilidade.

Além disso, a retração gengival também eleva o risco de cáries e de lesões como erosão e abrasão dentária.

Como prevenir a retração da gengiva?

A prevenção é fundamental, pois a retração da gengival é irreversível, e, uma vez que ela se inicia, é fundamental o acompanhamento do cirurgião- dentista para prevenir sua progressão. Escovação correta dos dentes e visitas periódicas ao dentista estão entre as medidas para prevenir a retração da gengiva.

Cabe ao profissional passar as seguintes orientações ao paciente:

  • Realizar profilaxia profissional para remoção de biofilme;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Uso diário de fio dental;
  • Orientar sobre a técnica de escovação correta;
  • Orientar sobre o uso de escova macia;
  • Alimentação saudável.

Como tratar a retração da gengiva?

Para estabelecer o tratamento correto é necessário avaliar a origem e extensão da retração gengival. Podendo este variar desde medidas simples, como a profilaxia e novos hábitos de higiene bucal, até procedimentos mais complexos, como recobrimento radicular e cirurgias de enxerto gengival.

Profilaxia Dental

Se a retração ainda estiver em uma fase inicial, o paciente pode conter o problema através de profilaxia realizada no consultório odontológico, controle de sensibilidade e mudando os hábitos de higiene bucal, para exercer menor pressão no ato da escovação.

Raspagem Subgengival e Raspagem Supragengival

Se o paciente não fizer uma higiene bucal adequada, é bem provável a presença de cálculo supra e sub gengival. Como a presença de biofilme e cálculo dental podem estar relacionadas à retração gengival, o procedimento de raspagem é indicado.

Recobrimento radicular

Para casos menos severos, é recomendado o recobrimento radicular com resina composta, visando diminuir a sensibilidade radicular e prevenindo a formação de tecido cariado.

Uso de placa de mordida

Caso a origem seja bruxismo, apertamento dental ou trauma oclusal, uso de placa de mordida e ajuste oclusal são fundamentais para prevenir o progresso da retração da gengiva.

Cirurgia Plástica Gengival

Ainda assim, casos mais graves de retração gengival podem necessitar de cirurgia plástica gengival, para cobrir novamente a raiz exposta.

Desse modo, a cirurgia pode ser feita através de reposicionamento ou enxerto, onde é retirado um fragmento de tecido mole de uma área doadora e transferida para a área radicular descoberta, visando melhorar a estética e sensibilidade.

Importante lembrar que, de nada adianta tratar a retração, se não houver mudança nos comportamentos que causaram esse problema. Nesse sentido, mudança de hábitos de higiene bucal, uso de escovas de cerdas macias e remoção de fatores como tabagismo, próteses mal adaptadas e piercings são fundamentais para manter a saúde gengival e conforto do paciente.

Como tratar a sensibilidade dentária provocada pela retração gengival?

Uso de uma escova com cerdas macias, creme dental dessensibilizante, enxaguantes bucais fluoretados, aplicações de flúor, controle da dieta para diminuir a ingestão de alimentos ácidos e laserterapia são recursos fundamentais para a diminuição da sensibilidade.

A aplicação do laser de baixa intensidade para o tratamento da hipersensibilidade dentinária cervical é, em si, uma técnica muito simples. O mais importante é fazer um diagnóstico prévio preciso. Atualmente, com os equipamentos de laserterapia apresentando potências de 100mW, um único ponto cervical na face onde o paciente acusar a sensibilidade dolorosa, ou seja, por vestibular ou por lingual acrescido do(s) ponto(s) apical(is), sempre por vestibular por estar mais próximo aos ápices, têm sido suficientes para tratar essa enfermidade.

Tanto o comprimento de onda vermelho (660nm) quanto o infravermelho (780 ou 808nm) estão indicados nesse tratamento da hipersensibilidade dentinária cervical. Porém, o infravermelho seria o mais indicado para a primeira sessão, e talvez na segunda, se a sensibilidade dolorosa ainda estiver insuportável, isso porque esse comprimento de onda, tendo uma atuação fotoelétrica, além de apresentar uma capacidade anti-inflamatória comprovada, modulando os marcadores da inflamação, pode mudar a polaridade de membrana, propiciando uma analgesia imediata. Então, nas sessões seguintes, o laser vermelho, que aumenta imediatamente a disponibilidade de óxido nítrico intracelular, acelerando o metabolismo celular e incrementando a circulação tecidual, deverá ser o comprimento de onda de escolha.

laser-duo-mmo

Outra possibilidade é combinar ambos os comprimentos de onda na mesma sessão. Em cada sessão de irradiação, uma profilaxia e isolamento relativo devem preceder a laserterapia. Podem ser realizadas de três a quatro sessões, com intervalos de 72 horas entre elas. Na primeira sessão é recomendável o emprego do comprimento de onda infravermelho (780 ou 808nm), com uma energia total de 4J por ponto, buscando a bioinibição para o estímulo doloroso. Nas outras 2 ou 3 sessões, o comprimento de onda vermelho (660nm) está indicado, mas a energia total deverá ser de 2J por ponto, para que ocorra desinflamação do tecido pulpar e bioestimulação para a formação de dentina reacional.

Levando em conta que a retração gengival é uma das principais causas de sensibilidade dental e que acomete grande parte da população adulta, é de grande importância que o cirurgião-dentista saiba diagnosticá-la, preveni-la e tratá-la.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas de profissão e comente quais novos temas você deseja ler aqui no blog Eu Amo Odonto!

Referencias:

Lindhe, J; Lang, N.P. Tratado De Periodontia Clínica E Implantologia Oral, 6ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

Vianna, L. Retração da gengiva: porque ela é cada vez mais comum. Veja Saúde. Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/cuide-da-sua-boca/retracao-da-gengiva-por- que-ela-e-cada-vez-mais-comum/

Lizarelli, RFZ. Laserterapia para hipersensibilidade dentinária cervical. MMO – tecnologia para saúde. Disponível em: https://mmo.com.br/laserterapia-para-hipersensibilidade-dentinaria-cervical/!#

Publicado por
Profª Dra. Natália Galvão Garcia

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Mestre, Doutora e Pós-Doutora pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), Professora Dra. do curso de Odontologia do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS – MG). Atua no consultório nas áreas de Diagnóstico Oral, Cirurgia Oral Menor, Pacientes Especiais e Laserterapia. CROMG: 56425

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

EspecialidadesSaúde e Bem-estar

Saiba como fidelizar pacientes realizando profilaxia dental

Entenda como a profilaxia pode ajudar na fidelização de pacientes do seu...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...