Página Inicial Gestão e Marketing Primeiros passos para montar um consultório odontológico
Gestão e Marketing

Primeiros passos para montar um consultório odontológico

mulheres na odontologia
mulheres na odontologia

Como montar um consultório odontológico ou clínica odontológica?

Quando me formei há quase 06 anos, meu grande sonho era ter o meu próprio espaço e atender meus pacientes. Foi quando aprendi que precisava avaliar os primeiros passos para montar um consultório odontológico.

Resolvi montar depois de algum tempo de formado, pois achei necessário e essencial ganhar conhecimento no campo de trabalho já que na graduação não aprendemos sobre administração e marketing que vai além da habilidade técnica na área, pontos que acredito que sejam fundamentais para o sucesso do empreendimento.

Continue a leitura que pode ajudar com a melhor escolha na hora de montar seu consultório odontológico e oferecer o melhor atendimento para seu paciente!

como manter seu consultório odontológico biosseguros com a dental speed

Como montar o consultório odontológico?

Trabalhar para alguém mais experiente, e principalmente, ao lado de alguém mais experiente, é o caminho mais procurado por dentistas recém-formados. Na verdade, a meu ver, é uma ótima escolha. Afinal, isso te possibilita  a observar e aprender sobre como é que se gerencia o próprio consultório.

Depois de economizar (bastante), absorver conhecimento e planejar finalmente resolvi encarar esse desafio e montei o meu próprio consultório.

Apesar de concorrência sendo grande, percebi a necessidade e resolvi instalar no município que nasci e cresci, pois, gostaria de trazer uma nova opção para meus conterrâneos. Antes de mais nada, a localidade é o primeiro item que deve ser analisado com muita cautela.

Como organizar o consultório odontológico

Você precisa tomar algumas precauções antes de abrir definitivamente o seu consultório odontológico. Nesse sentido, essas medidas incluem:

  • Calcular e planejar os investimentos
  • Definir e conhecer o seu público-alvo
  • Escolher uma localização de forma racional
  • Providenciar a documentação necessária.

Para ajudar um pouco os dentistas que desejam montar seu consultório odontológico ou uma clinica odontológica, resolvi postar aqui algumas dicas que são importantes na hora de realizar esse sonho.

É preciso, antes de tudo, planejar o empreendimento, pois seu consultório é uma empresa (jamais esqueça isso)!

01: Escolha do Local para seu consultório odontológico

Inicie fazendo um levantamento socioeconômico do local onde pretende instalar seu consultório odontológico. Normalmente, para bairros com menor poder aquisitivo, ser clínico-geral será o suficiente, enquanto que em áreas onde o poder aquisitivo é maior e onde as pessoas possuem um grau elevado de conscientização, trabalhar com dentistas especialistas acredito que seja necessário.

Entretanto, isso não é uma regra. O SEBRAE faz um trabalho bem interessante sobre o perfil e localidades ideais para seu negócio.

Observação: Tenha consciência dos gastos caso o espaço físico do consultório será próprio ou alugado.

02: O consultório odontológico deve ter equipamentos que são fundamentais

Além disso e enfatizando que isso é apenas o básico do consultório, você ainda vai gastar em móveis planejados e outras peças fundamentais que aumentam significativamente o valor total (sofá, escrivaninha, computador, impressora, ar condicionado, pias, torneiras, encanamento – parte hidráulica e até com objetos de decoração para consultório odontológico e etc).

Separamos esse vídeo que pode ajudar a escolha da cadeira odontológica para seu novo consultório. Assista!

Além de todos os materiais de consumo (IRM; Ionômero de vidro; Resinas – A1, A2, A3 (…); Pasta de polimento resinas; Tiras de poliéster etc). Uma dica é sempre optar por produtos odontológico na Dental Speed.

Através de compras online na Dental Speed você encontrará as melhores ofertas, condições de pagamento e a melhor forma de pagamento e entrega rápida principalmente para quem está iniciando com um novo consultório odontológico.

Observação: Os preços dos equipamentos básicos variam muito em relação a marca e modelo.

03: Procedimentos para legalizar o novo consultório odontológico

1) Ir à prefeitura de sua cidade para fazer o registro de autônomo, mediante pagamento de taxa, são necessários à apresentação do R.G, CPF, IPTU do local onde funcionará o consultório;

2) Fazer a inscrição no INSS, para ter o número que será utilizado para pagamento mensal;

3) Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal;

4) Alvará de Funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros;

5) Inscrição em uma empresa coletora de resíduos;

6) Laudo radiométrico, caso fizer uso de aparelho de Raios X odontológico.

Observação: É sempre importante consultar o Conselho Regional de Odontologia da sua cidade para mais detalhes específicos de sua região.

Complemente sua leitura com a importância da documentação odontológica ao abrir um consultório odontológico.

Na época que montei também esclareci algumas dúvidas em um escritório de contabilidade experiente e para cuidar da gestão financeira do meu consultório.

É essencial pesquisar e perguntar para algum colega de profissão que tenha acabado de montar um consultório odontológico ou clínica, ele também poderá te ajudar nessa empreitada.

04: Leve em consideração algumas dicas importantes sobre abrir um consultório odontológico

  1. Empresas de Universitários costumam realizar descontos de seus produtos em grandes congressos (principalmente o CIOSP). Mantenha-se informado e não perca essa oportunidade;
  2. É necessário decidir qual será seu público alvo para então montar seu consultório. Para ser adequado financeiramente e esteticamente conforme a sua clientela;
  3. Normalmente leva-se de três a cinco anos (de acordo com pesquisas) para se ter um bom fluxo de atendimento e pacientes no consultório. Portanto, tenha paciência. Tente iniciar com algum convênio odontológico. O valor que eles repassam é baixo, mas para iniciar sua carteira de pacientes, acredito que seja útil;
  4. Invista nas redes sociais com Marketing Digital odontológico como estratégia para agora, pois abrange todas as idades e classes sociais. Atualmente essas mídias possuem a opção de patrocinar e sua propaganda que poderá ser impulsionada para milhares de pessoas da sua região (lembrando sempre que a Odontologia tem seu código de ética).

Abrir um consultório odontológico é tarefa que exige planejamento, preparação e organização para você poder ser bem-sucedido. É preciso pensar em questões como planejamento de investimentos, escolha de localização e regulamentação completa da documentação, saiba mais no conselho federal de odontologia.

Tudo isso, inclusive, exige um espírito empreendedor, proativo, autônomo e responsável. A estrada é longa e esses são somente os primeiros passos para a realização de um sonho. Bom trabalho e boa sorte!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...