Página Inicial Gestão e Marketing Consultório produtivo: novas tecnologias odontológicas para 2022
Gestão e MarketingOdontologia Digital

Consultório produtivo: novas tecnologias odontológicas para 2022

Consultório produtivo: ferramentas pra usar em 2022

Novas tecnologias odontológicas para 2022

A tecnologia e os avanços científicos têm influência direta no desenvolvimento das profissões da área da saúde, como a Odontologia. Para além de facilitar os atendimentos, a gestão do tempo entre os procedimentos é o maior diferencial que os computadores, scanners, impressoras 3D e softwares trouxeram para a rotina profissional.

É fato que profissionais de Odontologia, incluindo cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares etc., possuem uma rotina de trabalho intensa.  O dentista, por exemplo, além de realizar a prática clínica em seu consultório, grande parte das vezes também atua como gestor do seu negócio, executando tarefas administrativas, financeiras, de marketing, entre outras.

Dessa forma, tornar o consultório mais produtivo por meio de recursos tecnológicos é uma das principais formas de evoluir no mercado odontológico.

Pensando nisso, trouxemos uma lista com as novas tecnologias odontológicas para tornar seu consultório mais produtivo em 2022. Confira:

Escaneamento Intraoral

Apesar do escaneamento intraoral ainda possuir um custo relativamente elevado, o maior diferencial dele é proporcionar mais rapidez e precisão ao seu tratamento. Ele funciona por meio de um escaneamento a laser da arcada dentária, tirando mais de mil imagens por segundo de todos os ângulos. O próprio software do equipamento junta todas as imagens em tempo real e formata elas em 3D. Além disso, é possível remover excessos de lábio e saliva da imagem para uma melhor visualização.

Tudo isso acontece de forma muito fácil, basta o paciente abrir a boca e ter seus dentes percorridos com o aparelho pelo profissional, o qual, visualiza a análise através de uma tela.

Essa tecnologia chega ao mercado para substituir procedimentos como implantes, periodontais, guias cirúrgicos, coroas e procedimentos de moldagem. Leia artigo completo sobre Escaneamento Intraoral para a Ortodontia.

3shape Dental Speed

Impressão 3D

Presente no mercado há anos, a impressora 3D ainda é uma das tecnologias que facilitam a vida do profissional e, por isso, se faz presente nos destaques tecnológicos para 2022. Os benefícios, além de estéticos, são funcionais, de forma que agilizam a prototipagem rápida na implantodontia aparelhos invisíveis, dentaduras, pontes, entre outros.

A fidelidade ao formato do dente é um diferencial da impressora que, quando usada para restaurações, além da estética, mantém a funcionalidade da região. Mas, é possível usá-la em cirurgias buco-maxilo-faciais, por meio da impressão de biomodelos da arcada dentária do paciente, o que dá uma noção mais aprofundada da anatomia facial.

Este tipo de tecnologia afeta diretamente a satisfação do cliente com o atendimento, afinal, a assertividade e rapidez dá total credibilidade ao trabalho realizado.

CAD/CAM

Associada ao uso do Scanner Intraoral, a tecnologia CAD/CAM 3D auxilia na produção de próteses fiéis à arcada dentária de cada paciente. Este software faz o maio campo entre a captação das imagens e a materialização através da impressora 3D.

O que antes era feito em gesso, hoje, com a união entre equipamentos e softwares, se transforma em satisfação total do cliente.

Prótese de zircônia

Brilho e resistência são as palavras que definem a prótese de zircônia, que é o material mais indicado esteticamente e pela durabilidade. O material cerâmico é usado em próteses, pois mantém a naturalidade do sorriso e evita o aparecimento de manchas dentárias.

Além disso, as próteses de zircônia dispõem de outros diferenciais, como:

  • Evitam alergias;
  • não conduzem calor;
  • material de estrutura forte, comparada a outros;
  • não causa endurecimento gengival.

Hoje em dia, a Zircônia está no foco dos estudos científicos e testes clínicos por suas características que favorecem qualquer procedimento que demande precisão.

Cirurgia Guiada

A ascensão das cirurgias guiadas se dá diretamente à qualidade visual das imagens nesses últimos anos, resultado da inserção de tecnologias de escaneamento intraoral, entre outros. A técnica funciona perfeitamente para casos de implantes osseointegráveis, devolvendo a pessoa sem dentes, um sorriso de qualidade.

A cirurgia em si acontece de forma rápida, sem incisões e descolamentos, menor sangramento e sem suturas. Levando a um pós-operatório sem dores e, consequentemente, sem uso de remédios.

Esta tecnologia tem auxiliado os profissionais da odontologia em procedimentos nos quais, porventura, o paciente tenha alguma restrição médica e não possa passar por cirurgias invasivas ou de tempo estendido.

Aparelho Ortodôntico Invisível

Corrigir os dentes com o uso de metais, já é ultrapassado para a tecnologia dos alinhadores ortodônticos. Os bráquetes, elásticos e ferros, foram substituídos por uma moldeira semelhante à usada para fazer clareamentos.

O princípio do formato é que o encaixe fique perfeitamente alocado na dentição, e como o material é transparente, o aparelho se torna imperceptível para quem vê.

Durante o processo de uso no tratamento, o scanner intraoral é um aliado na hora de prever quais movimentos serão necessários serem feitos pelo aparelho, a partir daí, são materializados e farão parte de uma sequência de alinhadores. O paciente deverá, com acompanhamento, ir trocando de acordo com as mudanças da arcada dentária.

Além disso, os alinhadores invisíveis, por serem removíveis, podem ser higienizados com mais facilidade e com uma previsão fixa de término, pois é possível ter uma noção clara do tempo que cada moldeira levará para mover a dentição.

Prontuário Digital

Armazenar dados como informações clínicas e pessoais de pacientes é uma tarefa que exige grande responsabilidade e, por isso, o prontuário digital auxilia com maestria esse tipo de atividade. A grande sacada é a padronização dos prontuários como forma de facilitar e de organizar este processo. Afinal, em um só lugar é possível encontrar ficha clínica, radiografias, fotos e documentos.

A funcionalidade que os softwares e ferramentas trazem para a Odontologia acabou se tornando essencial na dinâmica e agilidade dos atendimentos e um bom exemplo é o Simples Dental, no qual você pode controlar toda a clínica, como: agenda, financeiro, prontuário de pacientes, marketing e vendas por apenas um local. Leia artigo completo sobre prontuário digital.

Simples Dental software odontológico

Membrana L-PRF

Também chamada de Fibrina rica em plaquetas e leucócitos, a membrana L-PRF é um material de enxerto que vem revolucionando a Odontologia, principalmente nos casos que envolvem implante dentário.

O principal diferencial do uso da membrana é facilitar a cicatrização durante o processo pré-operatório. Além disso, ela:

  • É mais econômica, afinal, evita que inúmeros retornos sejam feitos ao dentista;
  • oferece uma cicatrização mais rápida;
  • transforma células-tronco em células específicas para a formação da gengiva.

Anestesia eletrônica

A evolução dos procedimentos odontológicos chegou até mesmo para a tão temida anestesia, que agora é mais confortável e sem dores, principalmente aos pacientes que sentem medo de agulhas.

O aparelho que é controlado eletronicamente, faz com que a anestesia aconteça de forma lenta, indolor e segura. Ela também minimiza quaisquer efeitos colaterais, pois utiliza uma quantidade menor da substância.

Está claro que nos dias de hoje, quem procura por tratamentos bucais, sejam estéticos ou não, possui uma gama de opções tecnológicas para facilitar todo o processo. Logo, é fundamental que os consultórios estejam preparados para oferecer aos seus pacientes um atendimento diferenciado, utilizando de forma assertiva as ferramentas disponibilizadas pelo mercado.  A Odontologia, bem como as outras áreas da saúde, vem se desenvolvendo exponencialmente no que diz respeito à modernização dos processos. Isso tudo leva a uma maior satisfação no atendimento, e claro, um consultório mais produtivo e organizado.

Conheça a Dental Speed e esteja por dentro de um catálogo completo de produtos e ferramentas tecnológicas para tonar sua rotina ainda mais produtiva. Acesse nosso site e confira!

Avalie-nos no Google Dental Speed
Publicado por
Liane Vellozo

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFN Universidade Franciscana, especialista em Produção de Conteúdo para Web.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Odontologia Digital

Fluxo digital Chairside: saiba como utilizar no consultório odontológico

Saiba como o fluxo digital Chairside pode otimizar o atendimento odontológico e...

Paciente homem deitado na cadeira odontológica e dentista homem escaneando com um scanner intraoral a arcada dentária deste paciente.
Odontologia Digital

Saiba mais sobre a odontologia digital e como utilizar o fluxo digital no consultório

A tecnologia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos, otimizando o...

desvendando-o-fluxo-digital-na-odontologia
Odontologia Digital

Desvendando o Fluxo Digital na Odontologia

Uma exploração detalhada do Scanner Intraoral: tudo o que você precisa saber...

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...