Para que serve o detergente enzimático?

Biossegurança

O uso do Detergente enzimático

A limpeza e desinfecção dos instrumentais odontológicos é uma etapa prévia da esterilização fundamental na biossegurança. 

É muito importante manusear os instrumentais utilizando EPIs, lavar os instrumentais com uma escova de cabo longo utilizando detergente enzimático e realizar a desincrustação dos instrumentais a cada 2 meses. 

O material odontológico deve estar bem seco, acondicionado em embalagens próprias para esterilização em autoclave

Sabendo da importância de seguir à risca todas estas etapas, elaboramos este post para responder as dúvidas mais comuns sobre o uso do detergente enzimático na odontologia. 

O que é detergente enzimático?

O detergente enzimático é um detergente de uso odontológico e hospitalar que realiza a dissolução de material orgânico, como por exemplo sangue, secreções e resíduos de tecidos orgânicos. 

É indicado para instrumentais odontológicos por exercer um alto grau de limpeza. 

Qual a diferença entre detergente comum e detergente enzimático? 

O Detergente Enzimático se diferencia dos detergentes comuns  por ser tensoativo, ter pH neutro e conter enzimas hidrolíticas. Além disso, este detergente não é corrosivo, é atóxico, não produz espuma e é biodegradável. Outra vantagem é não manchar os instrumentais. 

Diferença entre detergente enzimático odontológico entre detergentes de uso hospitalar?

O que diferencia os detergentes enzimáticos de uso odontológico e os detergentes de uso hospitalar é a quantidade de enzimas da formulação. Até seis enzimas é de uso odontológico, acima de sete enzimas é para uso hospitalar. 

O detergente enzimático também apresenta a versão Foam, que é uma versão em espuma, própria para a pré – limpeza de centros cirúrgicos.  

É importante lembrar que o produto não é um desinfetante; sua função é de limpeza e não de desinfecção. 

É importante realizar a limpeza dos artigos odontológicos com uma escova de cerdas macias; o uso de esponjas de aço ou esponjas de louça criam ranhuras nos instrumentais, facilitando a adesão de material biológico. 

Qual a função do detergente enzimático?

A função deste tipo de detergente é a remoção de sujidade, facilitando a remoção de material biológico dos instrumentais. 

Os detergentes enzimáticos contêm enzimas surfactantes e solubilizantes que removem a matéria orgânica  através de decomposição. 

Por estes motivos é indicado na pré-limpeza e limpeza de  equipamentos, artigos e instrumentos odontológicos. 

As enzimas agem nos seguintes materiais orgânicos: 

  • proteínas;
  • lipídeos;
  • carboidratos;
  • amido.

As proteínas, lipídeos, carboidratos e amido estão presentes nos tecidos biológicos, no sangue, na saliva, em secreções e no biofilme 

Produtos de biossegurança para consultório odontológico na dental speed

Como usar o detergente enzimático?

Cada fabricante indica na embalagem as proporções corretas. Desta forma garantimos a eficácia do produto, além de evitar o desperdício. O tempo padrão de imersão é em média de 5 minutos. 

Quando se utiliza o detergente enzimático, os instrumentos são imersos em solução de detergente e água por um certo período de tempo.(também determinado por cada fabricante).Este tempo é necessário para a degradação do material orgânico. 

É fundamental seguir as orientações do fabricante, pois poderá haver alguma diferença entre as marcas, que, consequentemente, influenciará no resultado final ou na preparação da solução.  

O  uso  do detergente não dispensa a necessidade de ser usada alguma solução desinfetante no instrumental. As enzimas removem a matéria orgânica, mas não possuem a capacidade de eliminar os microrganismos. 

Não é recomendado adicionar outros produtos químicos ao detergente enzimático também não é recomendada. Se isso for feito, o pH da solução enzimática poderá ser alterado, o que por sua vez pode fazer com que as enzimas se tornem inativas.  

As enzimas não são agentes de limpeza; elas agem na sujidade por quebra de moléculas, removendo o material biológico do instrumental. Por isso, ao serem associadas ao detergente, a limpeza se torna mais efetiva. 

Após a lavagem com o detergente, , lave  o instrumental com água limpa e  abundante, para não remover resquícios do produto e evitar manchas no material. 

Detergente enzimático: Onde Comprar ?

Na Dental Speed você encontra uma linha completa de produtos indicado para limpeza de instrumentais odontológicos antes da esterilização. 

Quer saber mais sobre biossegurança? Deixe suas dúvidas nos comentários! 

Cirurgiã-dentista em Blog Dental Speed
Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.
Dra. Fernanda Skupien
Últimos posts por Dra. Fernanda Skupien (exibir todos)

Artigos relacionados

Infecções Fúngicas na Odontologia

Infecções Fúngicas na Odontologia

Artigos mais lidos
Confira as principais infecções fúngicas que acometem a cavidade bucal – Candidíase (sapinho), Paracoccidioidomicose e Histoplasmose – e a importância do cirurgião-dentista para o diagnóstico precoce, tratamento e encaminhamento médico.

Education Template