Saiba qual é o símbolo da odontologia e seu significado

Odontologia

Você sabe qual é o símbolo de odontologia? Embora este símbolo possa parecer muito similar ao do curso de medicina, ele possui seu simbolismo e particularidades. 

A serpente também é o símbolo de outras profissões da área da saúde, como medicina veterinária e farmácia.  Neste post vamos explicar as origens do símbolo seu significado. 

Qual o símbolo da Odontologia? 

O símbolo da Odontologia tem origem na mitologia greco-romana. A profissão é representada pelo caduceu de Esculápio dentro de um círculo. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio, era o deus da Medicina e da cura. 

O bastão de Asclépio, também chamado de bastão de Esculápio, é representado por uma varinha com uma serpente a envolvendo no sentido da esquerda para a direita. 

Na  resolução CFO – 185/93, de 26 de abril de 1993, foi definido que o símbolo oficial da odontologia seria composto do Bastão de Esculápio na cor grená, dentro de um círculo da mesma cor. Apesar da resolução do CFO, existem registros de que o símbolo tem sido utilizado há muitos anos pelos profissionais da área.  

Em 1912, a American Medical Association adotou o Bastão de Esculápio como o símbolo da medicina. Em 1914, o dentista do exército, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, publicou um artigo na Revista Odontológica Brasileira (atual revista da APCD) intitulado “O Emblema Simbólico da Odontologia”, no qual descrevia um modelo muito similar ao que reconhecemos hoje como o símbolo da Odontologia. 

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou esse como sendo o símbolo da Odontologia a partir do Artigo 275 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, onde definiu o detalhe das proporções, que devem ser observadas nos elementos que constituem o símbolo.  

Neste artigo consta uma diferença quanto à coloração dos elementos: o bastão deve ser marrom (e não na cor grená, como era utilizado anteriormente) e a serpente deve conter estrias pretas. 

Símbolo da odontologia. Fonte: CFO.

Por que o símbolo da Odontologia é uma cobra? 

O símbolo foi insipirado na lenda grega de Esculápio. Segundo a lenda, Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e foi aprendiz do centauro Qíron. Talentoso, aprendeu rapidamente como curar doentes e se destacou em relação ao seu mestre. 

Certo dia ele saiu da casa de um paciente sem esperanças de conseguir curá-lo. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo, Esculápio a matou com seu cajado,  mas em seguida apareceu uma segunda serpente idêntica à primeira, e carregava ervas em sua boca. 

Esculápio pegou as ervas, usou no tratamento do paciente desenganado e o homem foi curado. Desde aquele dia, a cobra passou a ser seu animal de estimação e o ajudava nas curas. 

Esculápio foi uma divindade muito cultuada na cultura greco-romana como o deus da medicina e sempre foi representado segurando seu bastão. Por essa razão, seu bastão foi escolhido como o símbolo oficial da medicina e estampa a bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1946. 

O que significa o símbolo da Odontologia? 

O símbolo da odontologia é uma cobra envolta em um bastão. Esses dois elementos ficam localizados no interior de um círculo. Mas qual seria o significado, a simbologia por trás disso? 

Assim como a maioria das profissões da área da saúde, a odontologia também utiliza a cobra como parte do símbolo para representar a cura e a regeneração. 

O bastão representa a autoridade do profissional de saúde. A serpente representa a cicatrização ou o renascimento. Para diferenciar o símbolo da odontologia do símbolo da medicina, foi proposto o círculo ao redor do bastão de Esculápio. O círculo representa a medicina restrita à cavidade oral. 

Por ser o símbolo da medicina, a serpente, associada à outros elementos, é utilizada em diversas profissões da saúde. O símbolo da Odontologia traz uma história, uma lenda e filosofia. Costuma estar presente em convites de formatura, revistas odontológicas, receituários, cartões de visita e jalecos. 

Gostou de saber mais sobre a história da Odontologia? Quer mais posts sobre o tema? Escreva para nós nos comentários!

Compra de produtos odontológicos através do aplicativo dental speed

Conteúdo relacionado