O uso de posicionador radiográfico na Odontologia

Artigos mais lidos

A radiografia é um dos requisitos para o fechamento correto do diagnóstico, e o cirurgião-dentista é capacitado desde a faculdade a realizar as técnicas radiográficas existentes.  

É através da radiografia odontológica que o profissional realiza o planejamento e o prognóstico correto de doenças, alterações e infecções bucais.  

Para facilitar as tomadas radiográficas, é possível fazer uso de alguns acessórios odontológicos, os chamados posicionadores radiográficos. Embora simples, estes materiais são essenciais para a obtenção de imagens com máxima nitidez e fidelidade.  

Ao longo do texto, confira mais informações sobre o uso de posicionadores radiográficos na Odontologia. 

O que é o posicionador radiográfico? 

O posicionador de filme radiográfico, como o próprio nome sugere, é um acessório odontológico utilizado para posicionar o filme radiográfico durante um exame de raio-x.  

Sendo indicado tanto para tomadas radiográficas periapicais quanto interproximais, o produto surgiu para simplificar a técnica, reduzir o tempo investido nos exames e minimizar as chances de distorções em radiografias. O posicionador tem como função auxiliar a posição da radiografia intrabucal e direcionar o feixe correto dos raios-x

Você também pode se interessar por: Radiografia Odontológica: saiba tudo! 

Por que usar posicionador radiográfico? 

O posicionador é um dispositivo fundamental para a execução de técnicas radiográficas. 

Afinal, quem trabalha com radiografias no dia a dia está ciente de que falhas podem gerar interpretações errôneas, acarretando grandes prejuízos ao tratamento odontológico. 

Além disso, se não posicionadas corretamente, as radiografias precisam ser repetidas por diversas vezes, causando maior exposição dos pacientes à radiação, algo que é extremamente prejudicial à saúde. 

Sem contar o aumento de tempo clínico e elevados custos com materiais, nos casos em que o cirurgião-dentista usa a radiografia convencional, e não a digital. 

Uso do posicionador radiográfico em diferentes especialidades odontológicas 

Usar um posicionador radiográfico é uma excelente forma de obter imagens satisfatórias e, consequentemente, diagnósticos mais precisos na clínica odontológica. 

Desse modo, é possível adquirir desde posicionadores radiográficos convencionais, até modelos mais específicos, voltados para especialidades de Endodontia e Odontopediatria, por exemplo. 

Veja a seguir as principais características de cada um deles: 

Posicionadores convencionais 

Os posicionadores convencionais são usados para tomadas radiográficas periapicais e interproximais. 

Hoje, é possível encontrar modelos de posicionadores Rinn CXP, de origem norte americana, e Han-Shin de fabricação nacional.

Modelos de posicionadores Rinn, embora apresentem resultados mais efetivos no quesito paralelismo, exigem maior domínio de montagem e técnica empregada. 

Por outro lado, os do tipo Han-Shin são fáceis de manusear e oferecem uma rápida execução, o que os torna o modelo mais utilizado na atual Odontologia. 

Posicionadores radiográficos para Odontopediatria 

Assim como os modelos convencionais, os posicionadores radiográficos infantis são indicados tanto para exames periapicais quanto interproximais.  

A principal diferença entre eles é o tamanho, já que são menores justamente para facilitar a abertura bucal em crianças. 

Posicionadores Radiográficos para Endodontia 

Os posicionadores para endodontia, por sua vez, são indicados para profissionais os quais realizam procedimentos endodônticos, principalmente em práticas que exigem o uso de isolamento absoluto.  

Foram desenvolvidos com design que possibilita a realização de radiografias com espaço livre para limas endodônticas e grampos para isolamento.  

Modelos de posicionadores radiográficos disponíveis no mercado 

No mercado brasileiro, os posicionadores radiográficos mais comumente encontrados são os do tipo Han- Shim.  

São eles também os favoritos entre os profissionais de Odontologia.  

Isso se dá, principalmente, devido ao custo-benefício que oferecem se comparados aos modelos Rinn, bem como maior facilidade ao realizar a técnica radiográfica. 

A seguir, trouxemos as principais marcas e apresentações de posicionadores disponíveis para compra.  

Posicionadores radiográficos da Maquira 

Os posicionadores radiográficos da Maquira são excelentes opções para quem busca um produto de qualidade e preço justo. 

Além de apresentações específicas para pacientes adultos, infantis e em tratamento endodôntico, a marca também oferece posicionadores com diferentes formas de desinfecção.  

Sendo assim, o cirurgião-dentista pode optar entre o modelo autoclavável ou com esterilização química. 

Posicionadores radiográficos da Indusbello 

A Indusbello também possui em seu portfólio uma ampla variedade de posicionadores radiográficos

A linha Cone Indicator, por exemplo, conta com modelos para adultos, crianças, pacientes de endodontia e até mesmo posicionadores para tomadas radiográficas com sensor digital. 

Seus produtos são usados em radiografias periapicais e interproximais, e podem ser autoclavados. 

Posicionadores radiográficos da Jon 

Fabricados em polímero termoplástico – material autoclavável -, os posicionadores de filmes radiográficos da Jon são indicados para tomadas periapicais pela técnica do cone longo.  

Por serem universais, podem ser usados tanto em adultos como em pacientes infantis.  

Já deu para perceber a importância de utilizar posicionadores radiográficos no dia a dia do consultório. Não é mesmo? 

Eles oferecem diversas vantagens aos profissionais, pois simplificam a técnica radiográfica, reduzem as chances de erros e proporcionam imagens de maior qualidade e confiabilidade.  

Então, que tal manter o seu estoque de posicionadores sempre em dia?  

Para isso, acesse o site dentalspeed.com, baixe o app ou ligue 0800 701 6870 e confira o portfólio completo de produtos e equipamentos para radiografia! 

Gostou deste conteúdo? Avalie e deixe seu comentário!  

Referências: 

  • DELLAZZANA, Fernando Zurlo et al. Uso de posicionadores radiográficos especiais em procedimentos endodônticos: relato de caso. Stomatos, v. 16, n. 30, p. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-44422010000100009 
  • USO de posicionadores radiográficos na odontologia. KLARE Radiologia e Odontologia Digital, [S. l.], p. 1-1, 1 jan. 2022. Disponível em: https://klare.com.br/home/uso-de-posicionadores-radiograficos-na-odontologia/. Acesso em: 14 nov. 2022. 
  • QUAIS os tipos de posicionadores radiográficos existentes?. Treinamento , [S. l.], p. 1-1, 1 jan. 2022. Disponível em: https://treinamento24.com/library/lecture/read/787317-quais-os-tipos-de-posicionadores-radiograficos-existentes. Acesso em: 14 nov. 2022. 
  •  O QUE são posicionadores radiográficos?. [S. l.]: Radioogia Odontológica UFPel, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hrnYKhFRfpI. Acesso em: 14 nov. 2022. 
  • TIPOS de posicionadores radiográficos periapicais | Principais diferenças. [S. l.]: Rx Diagnostico Oral, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=admKawAsW-E&t=305s. Acesso em: 14 nov. 2022. 
Cirurgiãs-dentistas em Blog Dental Speed
Graduadas em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), especialistas em prótese dentária e sócias-proprietárias do Dabus Abiati Odontologia Estética.
Dra. Mariana Dabus e Dra. Roberta Abiati
Últimos posts por Dra. Mariana Dabus e Dra. Roberta Abiati (exibir todos)

Education Template