Página Inicial Odontologia Mini-Implantes no palato o que é?
Odontologia

Mini-Implantes no palato o que é?

Mini-Implantes no palato. O que você precisa saber.

A ancoragem esquelética propicia e otimiza nossos tratamentos ortodônticos. O ortodontista que ainda não a pratica, precisa fazê-lo.  A região do palato é um dos locais mais favoráveis para a instalação de mini-implantes. Fatores como fácil acessibilidade, cobertura total de gengiva queratinizada e boa qualidade óssea em sítios específicos contribuem para a redução do risco de inflamação e aumento da estabilidade primária. No entanto, a presença de vasos, nervos e forames demanda grande atenção no momento da instalação desses dispositivos. Lesões nestas estruturas podem levar ao comprometimento da técnica e do tratamento.

Por este motivo, vamos, neste artigo, explanar sobre a anatomia do palato e regiões favoráveis ou não indicadas para sua instalação, Boa leitura!

A região palatina da maxila é formada pelo palato duro e pelo palato mole. O palato duro é formado pelos processos palatinos direito e esquerdo da maxila, unidos por meio da sutura palatina mediana, e pela lâmina horizontal do osso palatino de cada lado, unido pela sutura palatina transversa. Na região anterior da sutura palatina mediana, encontra-se o forame incisivo, pelo qual emergem o nervo nasopalatino e a artéria palatina maior. Entre os segundos e terceiros molares, encontra-se o forame palatino maior, por onde emergem vasos e nervos palatinos maiores. Posteriormente aos forames palatinos maiores, encontram-se os forames palatinos menores, por onde emergem os vasos e nervos palatinos menores.

Mini-Implantes no palato o que é?

Visando evitar o contato com o canal incisivo, nervo nasopalatino e artéria palatina maior, é recomendável evitar a instalação de mini-implantes na área do forame incisivo e até 3mm posterior a esse.

No sentido vertical, de 2 a 8mm acima das cristas marginais, a maior quantidade de tecido ósseo se encontra entre o segundo pré-molar e o primeiro molar.

Não se recomenda a instalação de mini-implantes a partir de 8mm distante da crista marginal, devido à presença dos seios maxilares

Na sutura palatina mediana e áreas paramedianas, à cerca de 6 mm posterior ao forame incisivo, a altura óssea média é superior a 6mm, tanto para homens quanto para mulheres, sendo uma área favorável para a colocação de mini-implantes.

Contudo, em crianças e adolescentes, a instalação de mini-implantes na sutura deve ser evitada, em razão dessa não estar completamente ossificada. Em tais casos, deve-se dar preferência pela instalação do mini-implante nas áreas paramedianas, atentando para a diminuição da espessura óssea total nessa região à medida que se caminha lateralmente.

Produtos de implantodontia como Componentes e Kit para implante.

Para evitar grandes momentos de força, as regiões de mucosa espessa, como as localizadas a 6mm lateralmente à sutura, devem ser evitadas. Regiões de espessura de gengiva inserida adequada estão localizadas na sutura, até 3mm lateralmente a essa e próximas à crista marginal

O procedimento de instalação do mini-implante deve ser realizado apenas sob anestesia mucoperióstea, sendo que, em caso de contato com o periodonto, a sensibilidade será relatada pelo paciente e, dessa forma, evitará que perfurações severas ocorram.

Por palatino, a região próxima às raízes dos dentes com maior disponibilidade óssea é entre o segundo pré-molar e o primeiro molar, entre 2 e 8mm acima da crista marginal.

O palato mole é composto de tecido fibroso e formado pelos músculos tensor do véu palatino, levantador do véu palatino, palatoglosso, palatofaríngeo e músculo da úvula. Nessa região não se recomenda a instalação de mini-implantes, devido à indisponibilidade óssea.

Mini-Implantes no palato

Até a próxima matéria!

Bibliografia Recomendada:

Chang; Tseng .Miniscrew implant applications in contemporary orthodontics.Kaohsiung Journal of Medical Sciences (2014) 30, 111e115
Savoi; Xu; Tsol; Paganelli; Matinlinna. Anatomical and mechanical properties of swine midpalatal suture in the premaxillary and palatine region. Scientific Reports (2018)8:7073

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....