Página Inicial Odontologia Materiais cirúrgicos odontológicos e suas funções
Odontologia

Materiais cirúrgicos odontológicos e suas funções

As cirurgias são procedimentos rotineiros na odontologia, e a escolha de materiais cirúrgicos odontológicos adequados é essencial para o sucesso dessas intervenções.

No entanto, é bem comum que universitários de odontologia tenham dúvidas sobre os procedimentos cirúrgicos e, principalmente, sobre quais materiais são mais indicados para cada caso.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com as principais cirurgias odontológicas realizadas no consultório e os materiais necessários para a realização dessas práticas. Confira!

O que é uma cirurgia odontológica? 

A cirurgia em odontologia é toda e qualquer intervenção realizada para tratar traumatismos e patologias que afetam os tecidos bucais, arcada dentária e face do paciente. 

Ou seja, esses procedimentos têm indicações e técnicas muito variadas, sendo recomendados para os mais diferentes casos. 

Procedimentos de menor complexidade, por exemplo, podem ser feitos no próprio consultório odontológico com anestesia local — como exodontias, enxertos e cirurgias periodontais.

No entanto, cirurgias mais complexas devem ser realizadas em ambiente hospitalar com anestesia geral e monitoramento constante, garantindo mais segurança e conforto ao paciente.

Quais os procedimentos cirúrgicos realizados no consultório odontológico? 

As cirurgias odontológicas ambulatoriais – ou seja, realizadas no próprio consultório – têm finalidades terapêuticas, diagnósticas ou estéticas.

Em geral, são procedimentos de complexidade simples que oferecem um risco muito baixo para o paciente. Portanto, podem ser realizados na clínica odontológica ou no consultório sob anestesia local. 

Principais cirurgias odontológicas ambulatoriais:

Exodontia

Cirurgia de extração dental. É indicada, sobretudo, em casos de dentes comprometidos ou para finalidades ortodônticas. 

Enxerto ósseo

É realizado em casos de reabsorção óssea com o intuito de repor tecido para realização de implantes ou o uso de próteses. 

Enxerto gengival

Realizado em pacientes com perda de tecido gengival a fim de corrigir falhas anatômicas e melhorar a estética do sorriso.

Frenectomia Labial

Consiste na remoção do freio labial que, devido à sua inserção, pode causar diastemas.

Cirurgia Gengival

Procedimentos de aumento de coroa clínica para fins estéticos, ortodônticos ou protéticos. Inclui gengivectomia e gengivoplastia.

Frenectomia Lingual

Corrige o freio lingual, localizado embaixo da língua. Assim, quando muito pequeno ou fibroso, pode não exercer suas funções corretamente, prejudicando dicção e mobilidade.

Cirurgia Periodontal

Realizada para alisamento radicular sub gengival e redução de bolsa periodontal. Compreende a segunda etapa do tratamento periodontal.

Biópsia na cavidade oral

Retirada de uma amostra de tecido para análise. Essa cirurgia oral menor permite diagnosticar patologias na cavidade oral.

Cirurgia pré-protética

Cirurgia óssea com finalidade protética. Dessa forma, o procedimento visa preparar os tecidos bucais antes da instalação da prótese.

Remoção de cistos

Intervenção para a remoção de cistos presentes na cavidade oral. Entretanto, a retirada pode ser total ou parcial, conforme as indicações do caso.

Cirurgia Paraendodôntica

Indicada em casos de lesão radicular e para remoção de instrumentos fraturados.

Principais modalidades cirúrgicas paraendodônticas:
  • Curetagem com alisamento apical;
  • Apicectomia;
  • Apicectomia com obturação retrógrada;
  • Apicectomia com instrumentação;
  • Obturação do canal radicular por via retrógada.

Quais são os materiais cirúrgicos odontológicos? 

Quando falamos de materiais para cirurgia odontológica, não apenas nos referimos aos instrumentais cirúrgicos odontológicos, mas também a todos os outros itens que compõe a mesa cirúrgica de odontologia — como os anestésicos, agulhas e suturas. 

A seguir, confira os principais materiais de cirurgia para odontologia:

Bandeja cirúrgica

A bandeja cirúrgica de odontologia é usada para acondicionar os instrumentais e as medicações que serão utilizados durante os procedimentos cirúrgicos. Portanto, ela evita que eles rolem pela bancada de trabalho.

Bandeja cirúrgica
Bandeja cirúrgica

Broca cirúrgica odontológica

Instrumentos utilizados para perfurar, desgastar e modelar tecidos dentários, como ossos, esmalte e dentina. Os principais modelos de broca cirúrgica para odontologia são as do tipo carbide, diamantadas ou zekrya.

Broca cirúrgica odontológica
Broca cirúrgica odontológica

Seringa carpule

A Seringa Carpule é um instrumental para a aplicação de anestesia dentária. Logo, é possível encontrá-la nos seguintes modelos: seringa carpule com refluxo e seringa carpule sem refluxo.

Seringa carpule

Sugador cirúrgico

O sugador cirúrgico realiza sucção de sangue e líquidos oriundos do procedimento. Mas, diferentemente dos sugadores convencionais, são esterilizados individualmente.

Sugador cirúrgico
Sugador cirúrgico

Cabo para bisturi

O cabo para bisturi fixa a lâmina de bisturi para que o conjunto seja manuseado pelo cirurgião-dentista. Inclusive, pode apresentar as seguintes numerações:

  • cabo nº 3: compatível com lâminas pequenas e delicadas;
  • cabo nº 4: indicado para lâminas com maior poder de corte.
Cabo para bisturi

Lâmina de bisturi

A lâmina de bisturi é a parte do conjunto responsável por realizar as incisões nos tecidos moles. No geral, as mais utilizadas em cirurgias odontológicas são as de números 11, 12, 15 e 15c.

Lâmina de bisturi
Lâmina de bisturi

Fórceps odontológico

Utilizado em exodontias, o fórceps odontológico está disponível em uma grande variedade de modelos. Nesse caso, ele deve ser selecionado de acordo com o dente que será extraído.

Fórceps odontológico

Alavanca Seldin

Também conhecida como alavanca “Bandeirinha”, a alavanca Seldin pode ser usada em cirurgias, extrações e remoção de raiz fraturada dentro do alvéolo na exodontia.  

Alavanca Seldin

Afastador Minnesota

O afastador Minnesota é usado em cirurgias odontológicas para afastar os tecidos – o retalho mucoperiosteal, a bochecha, o lábio e a língua – da área a ser tratada.

Afastador Minnesota

Cureta Alveolar

A cureta alveolar, ou cureta de Lucas, é um instrumento projetado para a limpeza dos alvéolos após a extração.

Cureta Alveolar

Sindesmótomo 

O sindesmótomo é indicado para descolamento gengival, sendo capaz de separar o tecido mole do dente ou osso. Em todo o caso, utilize-o somente após a aplicação da anestesia local.

Sindesmótomo 

Alveolótomo

Também conhecido como pinça goiva, o alveolótomo é usado para aparar tecido fibroso ou espículas ósseas. Pode ser reto ou curvo.

Alveolótomo

Gengivótomo 

O gengivótomo é ideal para procedimentos de gengivectomia, uma vez que garante a remoção precisa do tecido gengival. Os modelos mais comuns são os gengivotomos Kirkland e Orban.

Gengivótomo

Lima para osso

A lima para osso é utilizada para remodelar o osso, alisando e regularizando as superfícies. Está disponível em diversos modelos e numerações.

Lima para osso

Pinça de Allis

A pinça de Allis é uma pinça de pressão usada para prender e tracionar os tecidos moles durante os procedimentos cirúrgicos.

Pinça de Allis

Pinça Hemostática

Pinça para a apreensão de vasos e tecidos disponível nas versões reta e curva. Em suma, ela ajuda a controlar a hemostasia e evita que ocorram sangramentos durante o procedimento.

Pinça Hemostática

Porta Agulha

A porta agulha é uma das pinças mais utilizadas pelo dentista. Ela permite a apreensão do fio de sutura, de modo que facilita o procedimento.

Porta Agulha

Anestésicos locais

Os anestésicos locais são fármacos que induzem a anestesia em nível local. Geralmente, a Lidocaína, a Mepivacaína, a Articaína, a Prilocaína e a Bupivacaína são os mais utilizados em cirurgias odontológicas.

Agulha curta e longa

Os profissionais utilizam as agulhas gengivais para administrar anestésicos locais. As curtas são indicadas para a maioria das técnicas anestésicas, por outro lado, as longas são ideais para a aplicação em tecidos mais espessos.

Fios de sutura

Empregados em diversos procedimentos cirúrgicos, os fios de sutura permitem o fechamento de incisões, evitando hemorragias e auxiliando na cicatrização de feridas.

Cimento cirúrgico

Os dentistas usam o cimento cirúrgico na odontologia como curativo após procedimentos periodontais. Além de proteger a área tratada, ajuda a prevenir sangramento pós-operatórios e favorece a cicatrização.

EPIs e descartáveis

Não podemos nos esquecer dos equipamentos de proteção individual (EPI) e dos descartáveis que garantem a esterilidade do ambiente clínico.

Os mais utilizados incluem: luvas cirúrgicas, máscaras e óculos de proteção, kit cirurgia para odontologia contendo campos e aventais cirúrgicos, além dos jaleco ou pijama cirúrgico odontológico utilizado por baixo da vestimenta.

Por fim, agora que você já sabe quais são as cirurgias mais realizadas e os materiais cirúrgicos odontológicos indispensáveis para o dia a dia profissional, aproveite a seleção completa da Dental Speed.

Em nosso site, você encontra tudo o que precisa para realizar cirurgias, periodontias e outros procedimentos clínicos. Adquira agora as melhores soluções e garanta a segurança e o conforto dos seus pacientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Leia também:

Publicado por
Dra. Fernanda Skupien

Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

OdontologiaSaúde e Bem-estar

Páscoa e Odontologia: a importância da higiene bucal

Páscoa e Odontologia: saiba como captar pacientes nesta data e promover a...

Odontologia

Sindrome de Down e Odontologia: saiba mais sobre as manifestações orais e como realizar o atendimento clínico

Síndrome de Down e Odontologia: conheça as principais manifestações orais e saiba...

Gestão e MarketingOdontologia

Saiba como calcular a hora clínica na Odontologia

Saiba como calcular a hora clínica na Odontologia e tenha sucesso financeiro...

InstitucionalOdontologia

Saiba como se preparar para o CIOSP 2025

Saiba como participar do CIOSP 2025, o maior congresso de Odontologia da...