Página Inicial HOF Preenchimento labial na harmonização facial
HOF

Preenchimento labial na harmonização facial

Preenchimento labial: saiba tudo sobre esse procedimento na harmonização facial

Preenchimento labial: saiba tudo sobre esse procedimento na harmonização facial

preenchimento labial é um procedimento indicado para realçar o contorno dos lábios, torná-los mais volumosos ou rejuvenescê-los. Feito com ácido hialurônico, a técnica pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Uma vez que o ácido hialurônico é uma substância presente no corpo humano, ele não causa reações. Portanto, a aplicaçãé totalmente segura.

Além disso, é um procedimento muito visado pelos pacientes, devido à divulgação realizada pela mídia, bem como, uma forma de captar pacientes para outras técnicas de HOF que você realiza em seu consultório. 

Logo, para realizar procedimentos de Harmonização Orofacial, é fundamental o conhecimento de anatomia da face e proporção áurea. Quanto maior o domínio anatômico, mais excelência e segurança você terá nos procedimentos. 

É importante não confundir a técnica com a aplicação da toxina botulínica, pois são procedimentos diferentes. Afinal, a toxina é utilizada para amenizar marcas de expressão e rugas e age diretamente nos músculos.

O que é o preenchimento labial?  

O preenchimento labial é um procedimento estético feito nos lábios utilizando ácido hialurônico com a finalidade de delinear o contorno, aumentar o volume ou projetar os lábios. 

Sendo assim, para saber se um paciente está apto para o preenchimento, o Dentista faz uma avaliação bastante detalhada, para garantir um resultado natural . 

Quando indicar o procedimento de preenchimento labial? 

O preenchimento labial é indicado para: 

  • hidratação labial; 
  • aumento do volume labial; 
  • rejuvenescimento labial; 
  • projeção labial.

Quais as contraindicações de realizar HOF? 

  • alergia ao ácido hialurônico; 
  • doenças auto – imunes; 
  • pacientes oncológicos; 
  • gestantes
  • presença de herpes ou feridas labiais

Como é feito o preenchimento labial?

Antes de tudo é aplicada uma anestesia tópica, e depois uma anestesia local sob os lábios do paciente. Após alguns minutos, injeta-se o produto com uma agulha ou microcânula. A aplicação é rápida e feita no consultório. O ácido é injetado com uma agulha ou cânula, e durante alguns minutos o local é modelado com uma leve massagem, para eliminar possíveis assimetrias.

Do mesmo modo, dependendo do aumento labial necessário, as aplicações do ácido deverão ser feitas em etapas para alcançar um resultado natural. Imediatamente após o procedimento podem ocorrer inchaços e hematomas locais que podem permanecer por 48 horas.

Os resultados aparecem em poucos dias, mas se tornam definitivos após três semanas. Nesse período, o paciente deve retornar ao consultório para avaliação e acompanhamento.

Por fim, a duração do preenchimento é de até 1 ano e meio. A vantagem do ácido ácido hialurônico é a estimulação da produção de colágeno no local mesmo depois do fim do seu efeito preenchedor.

Reversão do preenchimento labial

Todavia, a utilização do ácido hialurônico pode causar os seguintes efeitos colaterais: eritema, equimose, hematomas e dor no local.
Ao mesmo tempo, é importante respeitar o calibre das agulhas e cânulas indicadas pelo fabricante e realizar a assepsia dos lábios antes da aplicação do produto.

Por outro lado, é possível reverter o procedimento caso necessário A reversãé feita com a enzima hialuronidase que degrada o ácido hialurônico. Contudo, é importante lembrar que, toda vez que essa substância é usada, além de destruir o produto injetado, ela também degrada o ácido hialurônico natural do organismo.

Saiba mais sobre intercorrências em Harmonização Orofacial clicando aqui!

Seleção de produtos Dental Speed para Preenchimento labial

Quais os tipos de preenchimento labial?

Nesse sentido, um preenchimento labial natural vai além de proporcionar lábios mais atraentes e simétricos. A técnica já mostrou seus benefícios tanto na prevenção do envelhecimento, quanto na harmonizaçãfacial como um todo.

Conheça os tipos de preenchimento labial: 

  • Preenchimento labial para hidratação:

O preenchimento auxilia no brilho e na melhora da textura e da maciez, resultando em mais hidratação, sem alterar o volume da boca.

  • Preenchimento labial para contorno da boca:

Para quem deseja lábios com os contornos mais definidos e delineados, a aplicação de ácido hialurônico é realizada nas bordas da boca. Melhora a sustentaçãosimetria e atenua rugas.

  • Preenchimento labial para projeção dos lábios:

A projeção dos lábios é indicado para pacientes que possuem lábios finos ou que perderam a projeção labial.

  • Preenchimento labial para volume:

Para este tipo de preenchimento são analisadas as proporções faciais do paciente, para ter um resultado estético harmônico.

Pós-operatório do procedimento

Depois que aplicada a substância, o paciente pode sentir os lábios inchados no primeiro dia. De fato, isso ocorre pois o ácido hialurônico tem o poder de atrair água, aumentando o volume dos lábios numa proporção maior do que o desejado. Com o passar dos dias, esse efeito tende a desaparecer.  Desse modo, o resultado final é atingido em até 3 semanas.

São recomendados os seguintes cuidados pós-operatórios: 

  1. não manipular, massagear ou comprimir os lábios; 
  2. não usar maquiagem no dia da aplicação; 
  3. aplicar cremes e pomadas na região somente 48 horas após o procedimento; 
  4. evitar exposição solar; 
  5. não realizar atividade física; 
  6. não realizar os seguintes procedimentos estéticos por 30 dias: microagulhamento, limpeza de pele e peeling.

Aqui na Dental Speed você encontra os preenchedores Rennova e  uma linha completa de produtos para uma Harmonização Orofacial de sucesso!

Quer saber mais sobre HOF? Você tem alguma dúvida sobre preenchimento labial?

Escreva suas dúvidas nos comentários. Vamos adorar conversar com você! 

Publicado por
Dra. Fernanda Skupien

Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

HOF

Toxina Botulínica: você sabe realmente o que é mito e o que é realidade?

Confira fatos importantes sobre a toxina botulínica e os principais mitos e...

HOF

Preenchimento Labial: segurança, efetividade e resultado

Os lábios são uma parte importante da expressão facial e da beleza....

HOF

Fios faciais como parte do processo de indução de colágeno

Saiba mais sobre a utilização de fios faciais como parte do processo...

HOF

Harmonização Orofacial: procedimentos para o verão

Saiba quais são os procedimentos de harmonização orofacial mais procurados durante o...