Com a chegada do verão, é grande o número de pessoas que buscam por tratamentos estéticos para se preparar para a temporada, incluindo a harmonização orofacial.
No entanto, a exposição solar pode causar danos à pele e aos procedimentos realizados na região facial. Por isso é é importante orientar o paciente sobre a importância dos cuidados após a realização do procedimento, para garantir a qualidade do resultado obtido.
Os procedimentos de harmonização orofacial no verão podem trazer excelentes resultados, desde que sejam seguidos os protocolos recomendados pelo profissional.
Harmonização Orofacial no verão
Na Odontologia, a procura de procedimentos estéticos no verão impacta principalmente as especialidades de Dentística e Estética – com foco em clareamentos dentais – e Harmonização Orofacial, devidos aos inúmeros procedimentos da área que são oferecidos atualmente no consultório odontológico.
No caso da HOF, os profissionais possuem uma ampla variedade e tratamentos que visam promover o equilíbrio estético da face.
Contudo, ao oferecer procedimentos durante o verão é importante analisar quais terapias podem ser feitas nesta época do ano, e que não causarão danos à saúde de seus pacientes. Afinal, a maioria delas envolvem cuidados pós-procedimento, incluindo a não exposição aos raios solares.
A seguir você confere as melhores técnicas de harmonização facial para realizar no verão, os benefícios que elas oferecem e os cuidados a serem seguidos para obtenção de excelentes resultados estéticos.
Procedimentos de Harmonização Orofacial
Existem diversos procedimentos que se destacam na HOF, cada um com suas características e benefícios específicos.
Para o sucesso do procedimento, é fundamental realizar uma anamnese e exame clínico detalhados, para o profissional analisar as características faciais, avaliar a saúde bucal e sistêmica, além de compreender as expectativas e desejos do paciente.
Cabe ao dentista avaliar a necessidade clínica e escolher o procedimento ideal para cada caso, e se necessário, associar técnicas para otimizar os resultados estéticos.
Conheça os procedimentos mais indicados para o verão:
Toxina botulínica
A aplicação de toxina botulínica na Odontologia, também chamado de “Botox”, é sem dúvidas um dos procedimentos mais populares da Harmonização Orofacial. Isso não poderia ser diferente, afinal, é o procedimento estético não cirúrgico mais realizado ao redor do mundo.
A técnica consiste na aplicação de toxina botulínica, substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A versão industrializada da toxina é o tipo A, de alta pureza, capaz de promover grandes benefícios estéticos – preventivos ou reparativos – e funcionais para os pacientes.
Após aplicado, o fármaco age como bloqueador neuromuscular, ou seja, interrompe a contração muscular da respectiva região da face, de tal maneira que não há formação de novas rugas, e as existentes são atenuadas.
São vários os pontos de aplicação de toxina, mas a busca por amenizar e prevenir as rugas dinâmicas – que surgem a partir de expressões faciais – se destaca, principalmente na região lateral dos olhos, fronte e glabela.
Apesar de existirem alguns mitos envolvendo o uso da substância, o procedimento pode sim ser feito no verão, desde que o paciente siga os cuidados indicados para uma total recuperação.
Em relação à qualidade da toxina utilizada, uma alerta para os profissionais é de sempre adquirir produtos em lojas confiáveis, pois infelizmente é comum encontrar versões falsificadas de toxina tipo A no mercado.
Na Dental Speed é possível adquirir toxina botulínica de marcas autorizadas pela ANVISA, como Cristália, Rennova e Blau Farmacêutica.
A entrega do material é feita em cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em embalagem refrigerada que mantém a integridade do produto. Para saber mais acesse o site da Dental Speed!
Preenchimento com ácido hialurônico
Outro procedimento estético facial que caiu no gosto dos pacientes é o preenchimento com ácido hialurônico (AH), como por exemplo o preenchimento facial e o preenchimento labial.
Muitos atribuem o aumento de demanda da técnica de preenchimento ao grande número de influencers digitais e celebridades que realizam o tratamento estético e compartilham os resultados nas redes sociais ou pelo fato de o ácido hialurônico se destacar como base para criação de séruns e cremes voltados para o rejuvenescimento facial.
Mas, sabemos que além de modismos, são vários os motivos que tornam o preenchimento com AH uma ótima opção de tratamento em HOF.
Seu destaque no consultório odontológico se dá pelos benefícios de hidratação, volumização e revitalização da elasticidade da pele.
Os procedimentos mais comuns são: reposição de volume, preenchimento de olheiras, preenchimento labial, preenchimento de sulcos, suavização de rugas, preenchimento de mento e região malar, contorno mandibular, entre outros.
Para o verão, as restrições ao procedimento só ocorrem em caso de equimose ou hematoma na área de aplicação, que pode ser causado pela agulha ou micro cânula de aplicação. Neste caso, o paciente não deve ficar exposto ao sol até sua recuperação.
No mercado de preenchedores faciais, há uma ampla variedade de produtos e acessórios para atender a todos os tipos de casos e necessidades. Marcas como Rennova, Sinclair Pharma, Toskani e Pharmaestetics, oferecem ácidos hialurônicos de alta, média e baixa densidade, além de modelos voltados para hidratação.
Os preenchedores de ácido hialurônico podem, ainda, ser utilizados em associação com outros procedimentos estéticos, como por exemplo o laser e toxina botulínica, de acordo com a indicação clínica e objetivos do tratamento proposto.
Leia também: Qual ácido hialurônico devo escolher: Fill ou Lift?
Bioestimuladores de colágeno
A partir dos 30 anos de idade, é comum que organismo inicie um processo natural de redução e perda de colágeno. Logo, o uso de bioestimuladores é uma excelente opção para pacientes que desejam repor a proteína, de forma segura e pouco invasiva.
A técnica de bioestimulação, como o próprio nome já diz, estimula a ativação das células responsáveis pela produção de colágeno. O processo de aplicação é similar ao do preenchimento facial, mas neste caso utilizam-se bioestimuladores de colágeno.
As substâncias mais comuns são policaprolactona, ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio. Modelos como Ellansé da Sinclair Pharma e Elleva da Rennova são conhecidos pela excelente biocompatibilidade.
Os pacientes que realizam o tratamento podem esperar um efeito rejuvenescedor, pois as vantagens da aplicação do bioestimulador de colágeno na região facial incluem a melhora da qualidade e firmeza da pele, volumização de área fundas do rosto, redução de cicatrizes e suavização de linhas de expressão e rugas.
Como a terapia se assemelha à aplicação de ácido hialurônico, não há contraindicações em realizá-la no verão, pois a recuperação é simples. Contudo, é fundamental que sejam seguidas as recomendações pós-procedimento.
Radiofrequência facial
A radiofrequência é uma opção de tratamento indolor, sem uso de agulhas e que pode ser feito em qualquer período do ano. Para isso, o profissional utiliza um aparelho de radiofrequência.
O equipamento realiza a emissão de ondas eletromagnéticas, que atravessa diversas camadas do tecido cutâneo e subcutâneo. Por fim, o calor provocado pelo procedimento gera a contração das fibras colágenas, estimulando a síntese de novas fibras, responsáveis pela manutenção da estrutura, elasticidade e firma da pele.
Outro benefício da radiofrequência na Harmonização Orofacial é a eliminação de gordura. No caso do rosto, a terapia contribui para a redução de gordura localizada abaixo do mento, a famosa “papada”, e propicia um maior contorno facial, destacando os ângulos do paciente.
O procedimento é feito em sessões. Na região facial, recomenda-se a realização de no mínimo 3 sessões, com intervalos de 15 a 30 dias, ou de acordo com o objetivo do tratamento.
O uso de radiofrequência facial também pode ser associado à outros procedimentos. É o caso da aplicação de injetáveis, onde atua na preparação da pele e contribui para melhores resultados.
Os principais equipamentos de Radiofrequência são: Tecare da HTM, Neartek da Ibramed e Tecar CRV 200 da Winform. Veja aqui todos os modelos e confira as opções de pagamento facilitadas!
Leia também: Conheça o Aparelho de Radiofrequência Tecar CRV 200 – Winform
Microagulhamento facial
Popularmente conhecido como microagulhamento, a técnica também leva o nome de indução percutânea de colágeno por agulhas.
É um procedimento minimamente invasivo, e consiste na utilização de um dispositivo repletos de microagulhas responsáveis por criar micro lesões na camada mais superficial da pele do paciente.
Essas micro lesões, resultado da perfuração da pele, provocam uma inflamação controlada e estimulam as células produtoras de colágeno.
Como resultado o paciente experimenta um rejuvenescimento cutâneo, por isso, é ideal para minimização de marcas de expressão, atenuação de rugas finas e cicatrizes leves, tratamento de melasma e controle de poros dilatados.
O procedimento pode ser feito com um roller – cilindro com microagulhas –, a partir de um movimento de rolagem sobre a pele ou utilizando uma caneta elétrica de microagulhamento.
Também é possível realizar o procedimento associado à técnica drug delivery, terapia que tem como objetivo potencializar a entrada de dermocosméticos, como por exemplo o ácido hialurônico, vitaminas, clareadores e ativos antienvelhecimento, por meio da abertura de micro canais causada pelo microagulhamento.
Na Dental Speed você encontra produtos da Smart GR, Fabinject e Alur Medical. Acesse aqui a sessão de microagulhamento e confira todas as novidades.
Laserterapia em Harmonização Orofacial
Ao contrário do que muitos pensam, tratamentos para pele com laserterapia também podem ser realizados na época mais quente do ano.
Mas, para que a técnica ocorra de forma segura, os cuidados em relação à exposição solar devem ser redobrados e o uso de protetor solar deve ser intensificado.
Na laserterapia em HOF, utiliza-se um equipamento próprio que emite ondas de baixa intensidade. Desse modo, o processo é feito com a aplicação do dispositivo sobre a região a ser tratada, de forma não-invasiva e sem desconforto algum para o paciente.
O uso de laser em Harmonização Orofacial é, sem dúvidas, uma excelente opção para a promoção do rejuvenescimento facial, pois visa a síntese de colágeno, diminuição de marcas de expressão e rugas, bem como a redução de cicatrizes e manchas.
Investir em um equipamento de laser para HOF é uma ótima forma de otimizar os procedimentos estéticos realizados no consultório odontológico.
Trata-se de uma ferramenta versátil, que pode ser usada de forma isolada ou complementando outros procedimentos estéticos faciais, para efeitos mais duradouros.
E, em casos de intercorrências em HOF, também pode atuar no controle de reações inflamatórias.
Cuidados após realizar procedimentos faciais no verão
Os cuidados pós procedimento também são fundamentais para um bom resultado clínico, pois além de contribuírem para uma rápida recuperação do paciente, previnem eventuais complicações.
Isso envolve cuidado extra com a pele, mudanças na rotina durante o período de recuperação e consultas de acompanhamento, e o paciente – sendo parte ativa do tratamento – deve estar ciente de sua responsabilidade no pós-tratamento e da importância de seguir à risca todas as recomendações do cirurgião-dentista.
A seguir, confira todos os cuidados que seus pacientes devem ter ao realizar procedimentos de harmonização orofacial nesta época do ano:
- Utilizar proteção solar, mesmo em ambientes fechados e dias nublados;
- Evitar exposição solar, principalmente entre 10h e 16h;
- Reaplicar o filtro solar com frequência. E se exposto ao sol, realizar a aplicação do produto a cada duas horas;
- Evitar exercícios físicos intensos;
- Para hidratação da pele, é importante beber muita água;
- Manter o rosto limpo, evitando tocá-lo nas primeiras horas pós-procedimento;
- A limpeza da pele deve ser feita sempre com sabonete facial e água micelar;
- Durante o período mais crítico de recuperação, indica-se não utilizar maquiagem;
- A alimentação também contribui para uma boa cicatrização. Priorizar alimentos leves e ricos em vitaminas.
Os procedimentos realizados em HOF podem impactar significativamente na autoestima, saúde e qualidade de vida dos pacientes. Por isso, o acompanhamento pós-procedimento é uma etapa fundamental para o sucesso da harmonização.
Realizar consultas de retorno e monitorar a recuperação do paciente é importante para solucionar as dúvidas e garantir que qualquer eventualidade seja tratada prontamente.
Com o avanço das técnicas para procedimentos estéticos, a Harmonização Orofacial se tornou não apenas uma tendência, mas uma realidade na prática clínica no consultório odontológico.
Utilizar produtos qualidade, reconhecidos pela ANVISA e que tenham comprovação científica é essencial para garantir resultados satisfatórios e seguros, sendo também uma ferramenta para fidelização de pacientes.
Além disso, o profissional deve estar sempre atualizado sobre as inovações e técnicas disponíveis no mercado, buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Assim, independentemente da época do ano e da técnica escolhida, o cirurgião-dentista deve garantir que todas as etapas de tratamento sejam feitas com qualidade, priorizando sempre o bem-estar e equilíbrio estético do seu paciente.
Na Dental Speed, sua parceira na Odontologia, você encontra produtos para Harmonização Orofacial com qualidade garantida, entrega rápida e condições de pagamento diferenciadas. Clique aqui e conheça o portfólio completo de produtos para HOF.
Leia também:
- Harmonização Orofacial: Tratamentos estéticos para oferecer no inverno
- Como otimizar os resultados da harmonização orofacial?
Fontes:
- https://blog.dentalspeed.com/principais-procedimentos-da-harmonizacao-orofacial/
- https://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLUÇÃO/SEC/2019/198
- https://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLUÇÃO/SEC/2020/230
- https://www.crogo.org.br/site/index.php/destaques/490-saiba-os-detalhes-sobre-a-resolucao-cfo-198-que-reconhece-a-harmonizacao-orofacial-como-especialidade-odontologica#:~:text=
- https://pt.quora.com/De-acordo-a-sociedade-brasileira-de-dermatologia-o-peeling-de-fenol-deve-ser-de-uso-exclusivo-médico-porém-vemos-vários-profissionais-não-médicos-fazerem-o-procedimento-como-dentistas-qual
- https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/06/17/botox-peeling-e-preenchimento-quais-profissionais-podem-fazer-o-que.ghtml
- https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/afinal-e-seguro-realizar-procedimentos-esteticos-faciais-no-verao
- PROCEDIMENTOS estéticos no verão: quais as indicações e cuidados. SUTURAS ONLINE, [S. l.], p. 1-1, 8 fev. 2022. Disponível em: https://suturasonline.com.br/procedimentos-esteticos-no-verao/. Acesso em: 8 ago. 2022.
- GUIA de cuidados pós-procedimento estético com injetáveis: o que fazer para evitar complicações e otimizar a recuperação. Sonia Esteves, [S. l.], p. 1-1, 8 jun. 2022. Disponível em: https://soniaesteves.com/guia-de-cuidados-pos-procedimento-estetico-com-injetaveis-o-que-fazer-para-evitar-complicacoes-e-otimizar-a-recuperacao/. Acesso em: 8 ago. 2022.
- POSSO aplicar toxina botulínica no verão?. Luciana Pepino, [S. l.], p. 1-1, 8 jun. 2022. Disponível em: https://www.lucianapepino.com.br/blog/botox-facial-no-verao/. Acesso em: 8 ago. 2022.
Texto escrito por Gabrielli Nery Wandscheer em setembro de 2022 e revisado pela Dra Fernanda Skupien em novembro de 2024.
Deixe um comentário