Página Inicial Odontologia Fotopolimerizador: para que serve e como escolher o seu
Odontologia

Fotopolimerizador: para que serve e como escolher o seu

Dentro do consultório odontológico há vários equipamentos que são indispensáveis no dia a dia do profissional, o fotopolimerizador é um grande destaque entre eles.

A emissão da luz azul que sai desse aparelho o deixou muito conhecido, até mesmo pelos pacientes no consultório, e o equipamento sem dúvidas possui uma ampla utilização dentro da Odontologia.

Ele é o principal responsável por otimizar o trabalho do cirurgião-dentista em procedimentos de especialidades como Dentística e Estética, Ortodontia, Prótese e muitas outras.

Sendo assim, para escolher o fotopolimerizador ideal e que irá suprir todas as suas necessidades clínicas, é preciso levar em conta alguns pontos fundamentais. Nesta matéria você vai conferir quais são eles!

encontrar opções de fotopolimerizadores ideais para o seu consultório odontológico na dental speed

Principais funções do fotopolimerizador

Atualmente, o fotopolimerizador é usado em quase todos os procedimentos realizados em um consultório odontológico, uma vez que sua luz azul possui comprimento de onda que ativa a canforoquinona.

Esta substância está presente nos compostos de resina e em outros produtos odontológicos, sendo ela a responsável por transformar o monômero em polímero e auxiliar no endurecimento do material e sua fixação ao dente. Tal reação é denominada fotopolimerização.

É muito utilizado em procedimentos odontológicos como a colagem de bráquetesclareamentos dentários, restaurações diretas e indiretas, na fotoativação de cimentos, materiais restauradores, entre outros.  

Você também pode se interessar pelo artigo: “Está na hora de mudar de resina?

Como funciona o fotopolimerizador

fotopolimerizador odontológico é um aparelho de luz led ou luz azulada que emite um comprimento de onda e intensidade de luz que ativam a canforoquinona, responsável pela transformação do monômetro em polímero. 

Alguns procedimentos exigem que a luz azulada incida diretamente o material restaurador, é o exemplo de restaurações diretas e barreiras gengivais, já outros, exigem que a luz atravesse o material, como lâminas de porcelana e coroas cerâmicas, por exemplo.

Uma vez que parte da energia que será emitida pelo aparelho fotopolimerizador será atenuada pela camada do material restaurador, é necessário que exista uma colimação desta luz azulada para garantir que ela chegue até mesmo às camadas mais profundas da restauração e fotoative todo o material.  

Procedimentos odontológicos que usam fotopolimerização

Muitos procedimentos requerem esse processo de fotopolimerização. É o caso das restaurações diretas e indiretas, selante dental, colagem de bráquetes, fotoativação de cimentos e de barreira gengival, dentre outros.

Assim, em alguns segundos o aparelho desempenha sua função facilitando o trabalho do profissional e reduzindo o tempo de cadeira do paciente.

Como escolher um fotopolimerizador?

Por ser muito usado no consultório e em diferentes situações clínicas, é necessário que o fotopolimerizador seja eficiente para o sucesso do tratamento odontológico. 

Além de oferecer uma polimerização adequada, é essencial para a longevidade das restaurações e uso adequado em resina composta, pois garante a longevidade do  selamento marginal e a estabilidade de cor, além de garantir uma resistência mecânica adequada.  

Para otimizar o tratamento clínico, a escolha do fotopolimerizador deve ser feita com base em alguns critérios que precisam ser avaliados antes de escolher o produto ideal para seu consultório, para que não haja arrependimento diante de tantos modelos disponíveis no mercado.

Luz

O primeiro ponto a ser analisado é: qual tipo de lâmpada usar?

As lâmpadas halógenas estão presentes em aparelhos mais antigos e aquecem mais facilmente.

Em virtude de a lâmpada ser branca, o aparelho necessita de recursos internos de refrigeração, além de diversos filtros ópticos para liberar apenas a luz azul.

Já a lâmpada de LED é mais moderna, não necessitando de sistema de refrigeração e filtros ópticos, uma vez que libera apenas a cor azul, eliminando assim o risco de aquecimento do equipamento.

Fontes de energia

O segundo ponto a ser analisado é: quais são as possíveis fontes de energia do aparelho fotopolimerizador?

O aparelho pode ser ligado a uma fonte de energia e não desligar durante o procedimento, trata-se de um modelo com fio. Contudo, o fio pode limitar a área de atuação do profissional e acabar atrapalhando durante o procedimento.

Por outro lado, é possível encontrar modelos de aparelho fotopolimerizador com bateria recarregável e sem um fio que limite seu manuseio.

Aparelhos com bateria recarregável tendem a ser mais versáteis durante o procedimento, permitindo uma total liberdade de movimento e controle do produto. Neste caso, é preciso lembrar de recarregá-lo adaptando o aparelho em sua base, que deve estar ligada na tomada. Dessa forma, imprevistos durante o procedimento serão evitados.

Alguns modelos também possuem as duas opções, podendo ser utilizados tanto com o fio, quanto sem ele, é o caso do Emitter A Fit da Schuster.  

Ergonomia

A ergonomia é um aspecto importante na escolha do foto para, principalmente, garantir o conforto do cirurgião-dentista durante o uso.  

Ergonomicamente, o ideal é que o fotopolimerizador tenha entre 77 e 190 gramas e possua ângulos que facilitem a visão e manuseio durante o procedimento.

Garantia e Voltagem do Fotopolimerizador  

Um ponto importante a ser analisado ao adquirir um fotopolimerizador, para reforçar o custo-benefício do produto, é o tempo de garantia. 

Analisando os produtos disponíveis no mercado, esse tempo pode variar de 1 até 5 anos de garantia, dependendo do fabricante. Sendo que a maior parte deles possui garantia de 2 anos.  

Já relacionado à voltagem dos aparelhos, em sua grande maioria, são bivolts.  

Manutenção  

Após adquirir o produto é fundamental realizar a manutenção periódica do fotopolimerizador, fazendo um teste de precisão da emissão de luz para garantir um ótimo desempenho.  

Alguns aparelhos já possuem radiômetro acoplado para que o profissional consiga sempre acompanhar a intensidade da luz /potência emitida, como o fotopolimerizador da Kondentech.  

No entanto, a medição pode também ser feita através de radiômetros digitais, aparelhos que podem ser adquiridos de forma separada.

Esta manutenção é muito importante para identificar eventuais problemas em seu aparelho.  

Principais marcas de fotopolimerizador

Agora que você já viu os fatores mais importantes para a escolha do seu equipamento, aqui na Dental Speed você encontra vários modelos de fotopolimerizadores. Confira mais detalhes de algumas marcas conhecidas no mercado!

Fotopolimerizadores Schuster

A Schuster oferece vários modelos de fotopolimerizadores, entre eles:

O equipamento emite uma luz com comprimento de onda na faixa de 470 nm e é indicado para polimerização de resinas compostas que possuem canforoquinona como agente fotoiniciador.

Pode ser usado em clareamentos dentais com peróxido de hidrogênio 35%, na colagem de bráquetes e acessórios ortodônticos e para fixação de facetas e lentes de contato dentais.

Sem fio e com bateria de lítio, o produto tem desligamento automático e ponteiras condutoras de luz que giram 360°.

Já o Emitter faz polimerização de dez segundos para camadas compósitas de até dois milímetros, cola bráquetes em até três segundos, e no clareamento dental a potência chega a 1.250 mw/cm².

Sem fio, usa bateria de lítio substituível. A profundidade de polimerização é de seis mm e conta com temporizador para clareamento de cinco, dez, 15, 20, 30 e 40 segundos.

Outro modelo é o Emitter Now, que funciona com uma bateria de lítio em três programas: contínuo, ortho e high.

Entre outras funções, emite luz com comprimento de onda na faixa de 420 nm a 480 nm, polimerização em três segundos nas funções ortho e high e potência de 2.500 mw/cm².

Fotopolimerizador Microdont

Em relação ao seu design, é fabricado em cores vibrantes: preto, prata, azul e vermelho. É um aparelho leve, o que proporciona mais conforto ao cirurgião-dentista durante o trabalho.

Possui protetor de radiação luminosa em acrílico polarizado, corpo e base carregadora injetados em ABS, com opção de descanso de aplicador.

Seu sistema auto shut off faz com que após 20 segundos sem uso, o fotopolimerizador desligue automaticamente. Possui também ajuste de tempo de aplicação conforme cada modo de operação.

Fotopolimerizador Ultradent

O Valo Cordless, da Ultradent, produz luz de alta intensidade de 385 nm a 515 nm, capaz de polimerizar todos os materiais dentários.

A caneta é leve, com design ergonômico, e a ponteira possui ângulo de 5° que facilita o acesso a qualquer área, sem causar desconforto ao paciente.

Com três modos de operação, distribui a luz uniformemente sobre a superfície dos dentes para fornecer resultados consistentes.

Funciona com quatro baterias recarregáveis, com duração de 400 fotopolimerizações e cura do material em três segundos.

Outro modelo também da marca é o Valo Sem Fio, versão ainda mais robusta do Valo, com lente 50% maior, projetada para cobrir um molar de dez mm para uma cura rápida e eficaz.

A lente de 12 mm do Valo Grand tem a mesma potência e intensidade de feixe do Valo original. As duas canetas são leves, ergonômicas e duráveis. Funciona com quatro baterias recarregáveis e três modos de funcionamento.

Fotopolimerizador SDI

Leve e com design ergonômico, o Radii-cal da SDI é um fotopolimerizador que funciona no modo rampa, no qual a potência da luz aumenta gradativamente nos primeiros cinco segundos.

A intensidade do LED é de 1.200 mw/cm² e a bateria tem autonomia de 1,2 mil fotopolimerizações de dez segundos cada.

Sem fio, funciona com bateria recarregável e não precisa de ventilação. A SDI oferece dois anos de garantia no equipamento.

Fotopolimerizador 3M

O Elipar DeepCure da 3M garante um resultado seguro e previsível, com profundidade de cura uniforme e em profundidade. Sua radiância é de 1.470 mw/cm² e o comprimento de onda varia de 430 nm a 480 nm.

Uma carga completa da bateria tem capacidade para 720 fotoativações de dez segundos, ficando totalmente descarregada em 120 minutos.

É leve, resistente e tem dois botões. Possui modo de operação único, com tempo de exposição de 5, 10, 15 e 20 segundos e modo tack-cure, com um segundo para remoção de excessos de cimentos.

Resinas-3M

Fotopolimerizador Orthometric

O Fotopolimerizador Ledx-Pro Bivolt da Orthometric, é um equipamento extremamente versátil e que atende todas as especialidades da Odontologia.

Com tecnologia LED, sua faixa do comprimento de onda é de 440 a 480nm e a intensidade de luz atinge de 3.200 mW/cm2. Devido sua elevada potência, permite uma redução significante do tempo clínico, polimerizando incrementos de compósitos em 1 segundo.

Cuidados com o fotopolimerizador

São muitas opções de aparelhos disponíveis no mercado mas, um ponto em comum que se deve ter ao adquirir qualquer um deles é o cuidado, afinal, este é um equipamento de alto valor e que, quando bem cuidado, pode durar por muitos anos.

Para isso, é fundamental seguir algumas dicas:

  1. Guarde seu equipamento em local apropriado, protegido de raios solares e umidade;
  2. O condutor de luz não deve ser mergulhado em solventes ou substâncias que contenham acetona em sua composição;
  3. Evite que o terminal condutor de luz encoste na resina a ser polimerizada, os resíduos obstruirão o feixe de luz;
  4. O equipamento não pode sofrer quedas;
  5. Caso a ponteira condutora de luz seja danificada (quebra, riscos ou sujeiras que não possam ser retirados facilmente), o equipamento deve ser encaminhado para a manutenção ou serviço de garantia autorizado para a realização de um novo polimento ou substituição da peça;
  6. Não é recomendado utilizar iodopovidona, glutaraldeídos ou produtos clorados, pois, com o tempo, podem produzir ataques superficiais sobre o corpo do instrumento;
  7. Certifique-se que a manutenção e reparo são realizados por profissionais autorizados pela fabricante e que apenas sejam utilizadas peças originais;
  8. A assepsia da ponteira pode ser feita com lenços descartáveis umedecidos com álcool 70%.

Assim, é preciso se atentar as características dos fotopolimerizadores para garantir a longevidade dos trabalhos realizados mediante a sua utilização.

Estes devem ser duráveis e uniformes, ter maior controle do tempo e da potência e atingir os dentes posteriores com facilidade.

Além disso, deve apresentar uniformidade do feixe de luz e resistência a quedas, o que eventualmente pode ocorrer.

Agora você já tem informações valiosas que auxiliarão na escolha do aparelho que irá te acompanhar em sua prática clínica. Acesse o site da Dental Speed e aproveite as melhores ofertas em fotopolimerizadores e demais equipamentos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Aproveite para conferir mais matérias sobre o universo da Odontologia, aqui no Eu Amo Odonto.

Fontes:

Fotopolimerizador: Conheça as suas funções, diferenças e indicações, 4 fev. 2021. Disponível em: <https://blog.dentaltiradentes.com.br/fotopolimerizador/>. Acesso em: 1 ago. 2022

MURAD, R. Entenda as Funções do Fotopolimerizador Odontológico. Fonte: Simpatio em Entenda as funções do fotopolimerizador odontológico, [s.d.]. Disponível em: <https://simpatio.com.br/fotopolimerizador-odontologico/>. Acesso em: 1 ago. 2022

FERREIRA, Dra. Emanuelle. Fotopolimerizador: Saiba Para Que Serve E Como Escolher O Melhor. Disponível em: <https://empreendedordentista.com.br/fotopolimerizador/>. Acesso em: 1 ago. 2022.

FOTOPOLIMERIZADOR: O QUE É E COMO ELE PODE AJUDAR O SEU SORRISO. Disponível em: <https://sorrisologia.com.br/w/fotopolimerizador-o-que-e-e-como-ele-pode-ajudar-o-seu-sorriso_a9632>. Acesso em: 1 ago. 2022.

Texto originalmente escrito por Dra. Fernanda Skupien no dia 16 de junho de 2020 e reescrito por Dra. Thainara Falcão no dia 10 de agosto de 2022.

Publicado por
Dra. Thainara Assumpção

Cirurgião-dentista (CRO/SP 130509) graduada pela UNESP e com especialização em Odontologia Clínica e Estética

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....