Página Inicial Odontologia Tudo sobre cadeira odontológica: como escolher e manter a sua
Odontologia

Tudo sobre cadeira odontológica: como escolher e manter a sua

cadeira odontologia blog eu amo odonto dental speed

Quando um dentista decide comprar uma cadeira, seja para montar um consultório, clínica ou trocar o equipamento, surgem muitas dúvidas e algumas questões devem ser avaliadas para o profissional escolher a cadeira odontológica ideal.

Para que a compra desta peça fundamental seja bem-sucedida, atendendo todas as necessidades do dentista e de seus pacientes, é necessário considerar inúmeros fatores, como custo, qualidade, ergonomia, suporte técnico e manutenção, especialidade clínica, acessórios etc.

Nesta matéria, será possível conferir os tipos de cadeira odontológica disponíveis no mercado, dicas sobre como escolher a cadeira ideal, e boas práticas de limpeza e manutenção para mantê-la sempre em ótimas condições.

Qual a função da cadeira odontológica

A cadeira odontológica é o elemento básico de qualquer consultório ou clínica odontológica. É nela que o cirurgião-dentista atende seus pacientes e executa os procedimentos clínicos necessários.

O equipamento, composto por diferentes partes, detém uma ampla variedade de funções que facilitam e dão praticidade ao tratamento odontológico.

É o caso do refletor que fornece a iluminação, os terminais para peça de mão – essenciais em qualquer procedimento odontológico -, pedais que alteram a posição do paciente de forma prática, entre outros.

Para facilitar a escolha do dentista, vamos apresentar os modelos e tipos de cadeiras odontológicas disponíveis no mercado.

Em relação aos modelos de cadeiras odontológicas, atualmente, existem diversos modelos, dos mais simples aos mais sofisticados, para atender a todos os perfis de cliente.

O dentista pode optar pela cadeira tradicional e seus diferentes tipos e opcionais, ou escolher a cama odontológica. Caso queira, o dentista também pode optar por modelos específicos de cadeiras para harmonização orofacial.

Vamos apresentar os dois modelos – tradicional e cama:

Cadeira tradicional

A cadeira odontológica tradicional é o modelo mais utilizado nos consultórios brasileiros. O equipamento é composto basicamente por: cadeira, unidade de água, equipo e refletor.

Além de acomodar o paciente em uma posição que facilita o acesso à cavidade oral, a cadeira permite acionar, por meio de pedal, diferentes funções, incluindo movimentações de assento e encosto.

Os modelos mais básicos, costumam ter uma quantidade limitada de posições trabalho, bem como cabeceira e braços de apoio fixos.

Enquanto modelos mais tecnológicos podem incluir funções diferenciadas como posição de Trendelenburg, cabeceira e braços articulados.

Para auxiliar sua escolha, vamos descrever os componentes básicos da cadeira e os opcionais:

Unidade de água

A unidade de água é um componente auxiliar, fixo à cadeira. É composto por cuspideira (cuba) e sistema de sucção.

Equipo

O equipo odontológico pode ser acoplado à cadeira ou avulso, também conhecido como Kart/Cart.

Costuma conter uma bandeja auxiliar, seringa tríplice e terminais para peças de mão. Alguns modelos também oferecem negatoscópio acoplado.

Refletor

O refletor da cadeira odontológica é responsável por fornecer a iluminação do campo de trabalho. Os mais comuns são feitos de luz halógena ou LED.

Contudo, as lâmpadas de LED se destacam pela economia de energia, se comparadas às halógenas.

Opcionais

Há também uma grande variedade de itens opcionais que podem ser definidos de acordo com as necessidades de cada consultório.

Os mais comuns incluem:

  • Encosto de cabeça articulável;
  • Braço pneumático;
  • Pedal com mais funções;
  • Kit multimídia;
  • Negatoscópio;
  • Painel com comandos eletrônicos;
  • Estofamento em couro;
  • Kit massageador;
  • Terminal para equipamentos de profilaxia, polimerizador, etc.

Em relação aos tipos de cadeira odontológica, apresentam três variações: semi automática, totalmente automática e totalmente automática com volta zero.

A diferença entre os três modelos acontece na forma como a cadeira se movimenta.

Cadeira odontológica semi automática

Se o dentista escolher a cadeira semi automáticas, é possível mudar a altura da cadeira sem esforço do profissional.

Cadeira odontológica totalmente automática

Já no caso das cadeiras totalmente automáticas, além do controle de subida e descida serem automáticos como na anterior, também se inclui a regulagem de encosto na movimentação sem esforço.

Cadeira odontológica totalmente automática com volta zero

Este tipo de cadeira, além das funções que os outros dois tipos executam, apresenta um botão de posição supina e volta zero.

baixe o ebook como aprimorar o seu desempenho na pratica clínica

Outra opção para o dentista realizar o atendimento clínico é o modelo cama.

Cama odontológica

Para aqueles que desejam quebrar paradigmas na Odontologia utilizando uma nova proposta de atendimento, a cama odontológica é uma excelente aposta.

O equipamento, como o próprio nome já diz, se assemelha a uma cama. Diferentemente da Odontologia tradicional, o método de atendimento na cama odontológica é lateral.

A cama oferece ainda vários benefícios, como posição mais ergonômica para o cirurgião-dentista, facilidade de acesso e maior campo de visão da cavidade bucal e acolhimento e conforto aos pacientes, que ficam em posição fetal durante o atendimento.

Como escolher a cadeira odontológica 

A seleção da cadeira é uma das etapas mais importantes quando se está montando o consultório.

É importante lembrar que o dentista precisa consultar as normas da vigilância sanitária da sua cidade e verificar o tamanho mínimo da sala para escolher o tamanho da cadeira e as regras para a disposição da cadeira odontológica e demais dispositivos odontológicos.

Por isso, separamos alguns pontos fundamentais que devem ser analisados antes de adquirir o seu equipamento. Confira!

Ergonomia

A cadeira odontológica e o mocho precisam ser ergonômicos, facilitando o acesso do cirurgião-dentista ao campo de trabalho.

Por essa razão, opte por um modelo de mocho odontológico bem confortável e dê preferência a uma cadeira com apoio de cabeça ajustável.

Especialidade Odontológica

O tipo de especialidade clínica que você atenderá no consultório é um aspecto relevante na escolha do modelo de cadeira.

A Odontopediatria, por exemplo, pede um kit multimídia para distração das crianças.

Em Periodontia, terminais extras para jato de bicarbonato e ultrassom são essenciais.

Portanto, identifique as particularidades da sua especialidade clínica e veja qual modelo de cadeira e acessórios atendem os requisitos.

Estofamento

Ao escolher o estofamento da cadeira odontológica, é preciso pensar no conforto que ele irá proporcionar aos pacientes, que muitas vezes passam longas horas sentados.

Oferecer um atendimento em um equipamento confortável torna a experiência do paciente mais positiva.

Outro ponto significativo é a cor do estofamento, capaz de mudar todo o ambiente do consultório.
Por isso, defina seu perfil de cliente e reflita sobre qual imagem você deseja transmitir com sua cadeira odontológica.

Acessibilidade

A acessibilidade também é primordial em um consultório. Cadeiras odontológicas com braços fixos, por exemplo, podem dificultar o acesso de cadeirantes, pessoas obesas e idosos.
Logo, busque investir em um equipamento capaz de promover atendimentos inclusivos.

Outro fator importante na escolha a ser avaliado pelo dentista é a garantia e o suporte de assistência técnica oferecido pela marca/fabricante escolhido.

É muito importante escolher um equipamento de qualidade, com garantia e assistência técnica de fácil acesso.

Priorize marcas que ofereçam um suporte eficiente e rápido em sua região e problemas no futuro.

Leia também: Como adaptar a sua cadeira odontológica para atendimentos inclusivos

Como é feita a instalação da cadeira odontológica

Após adquirir a sua cadeira odontológica, o próximo passo será realizar a instalação do equipamento em seu consultório.

A instalação da cadeira requer a contratação de uma assistência técnica autorizada, indicada pela própria marca.

Esse é um ponto bem importante, pois a garantia do seu equipamento só é válida quando instalado por representante técnico autorizado, seguindo as normas do Manual de Instalação.

Um profissional especializado dará todo o suporte necessário, incluindo questões técnicas relacionadas à:

  • Posicionamento da cadeira no consultório para uma instalação ergonômica;
  • Instalação hidráulica (água, tubulação de esgoto);
  • Instalação elétrica (tomadas, cabos para multimídia);
  • Instalação de ar comprimido.

Como conservar sua cadeira odontológica

Para a conservar a cadeira e aumentar sua durabilidade, o dentista precisa estar atento aos procedimentos de manutenção periódica e realizar a limpeza adequada conforme as orientações do fabricante.

Como realizar a manutenção da cadeira odontológica

Para que sua cadeira odontológica esteja sempre em boas condições e tenha uma longa vida útil, é importante realizar a manutenção.

Os equipamentos podem receber dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva inclui a inspeção da cadeira para garantir o bom funcionamento do produto, reduzindo o risco de falhas e problemas maiores.

Com o passar do tempo é comum que as peças sofram desgaste natural, por isso, a manutenção preventiva deve ser periódica, feita por um profissional capacitado e em um período menor que 3 anos.

Além da manutenção preventiva realizada por assistência técnica, existem alguns cuidados básicos que podem tomados pela equipe odontológica:

  • Se atentar ao manômetro do filtro de ar, que costuma marcar sempre 5,5 bar ou 80 PSI, para evitar oscilações e problemas de vazamento;
  • Sempre lubrificar as canetas de alta e baixa rotação antes da esterilização e respeitar o limite de temperatura suportado pelas peças de mão dentro da autoclave;
  • Durante a visita técnica, solicitar a aferição da pressão das canetas com o manômetro. Excesso de pressão prejudica os rolamentos;
  • Cuidado com a exposição solar, isso pode contribuir para o ressecamento de mangueiras, estofados e elementos plásticos;
  • Solicitar a troca das mangueiras ao notar ressecamento e sempre conferir se o filtro do sugador está em boas condições, evitando entupimento.

Manutenção Corretiva

Sobre a manutenção corretiva, ela ocorre quando algum problema maior já está impedindo o funcionamento do equipamento.

Neste caso, um cuidado a ser tomado é em relação à substituição de peças.

As fabricantes de cadeira odontológica recomendam que eventuais reposições sejam feitas apenas com peças originais de fábrica, para garantir a qualidade do aparelho.

Por isso, a importante escolher uma marca/fabricante com assistência técnica eficiente e confiável.

Como realizar a limpeza da cadeira odontológica

Outro ponto importante para a conservação do equipamento é o procedimento de limpeza.

A limpeza e desinfecção da cadeira deve fazer parte da rotina do consultório odontológico, a fim de reduzir riscos de contaminação por microrganismos.

Após cada atendimento é necessário limpar e desinfectar o equipamento. Para isso, o responsável pela tarefa deve estar equipado com todos os EPIs essenciais, incluindo luvas próprias para limpeza e óculos de proteção.

A higienização deve ser feita com pano limpo embebido com solução de água e sabão neutro.
É importante se atentar ao tipo de estofamento que a cadeira possui. No caso de PVC, indica-se realizar a limpeza do estofamento também com água e sabão.

estofamentos em couro podem ser limpos e hidratados com produtos exclusivos para este fim.

Para a desinfecção, utiliza-se álcool 70% e demais soluções desinfetantes e bactericidas, sempre dando atenção às superfícies de maior contato.

Jamais utilize álcool no estofamento, bem como substâncias que contenham éter em sua composição, pois podem causar desgaste e manchas.

Biossegurança no consultório odontológico

Quando trocar a cadeira odontológica

Os modelos estão cada vez mais tecnológicos, oferecendo diferentes funcionalidades e tornando os atendimentos cada vez mais eficientes.

Logo, o momento certo de substituir a sua cadeira odontológica por um modelo mais atual é quando o equipamento já apresenta muitas limitações nos quesitos: conforto, ergonomia e desempenho nos atendimentos ou quando o dentista escolhe modernizar o consultório e adquirir um equipamento com mais recursos tecnológicos.

Lembre-se que a cadeira é um investimento, e oferecer um tratamento de excelência é primordial para conquistar e fidelizar seus pacientes.

Marcas de cadeira odontológica e valores

Atualmente, há diversos fabricantes no mercado brasileiro.

Marcas já consolidas oferecem equipamentos mais confiáveis e resistentes, com qualidade na fabricação e assistência técnica em diversas regiões do Brasil.

Aqui na Dental Speed, é possível adquirir cadeiras odontológicas de marcas reconhecidas e com credibilidade como Saevo, D700 e outras.

A Saevo, por exemplo, é uma marca que investe em inovação, produzindo cadeiras odontológicas com tecnologia e melhor custo-benefício para o cirurgião-dentista.

Os principais modelos da marca são:

  • S200 – Cadeira de investimento acessível, ideal para profissionais que estão iniciando suas carreiras na Odontologia;
  • S300 – Surpreendente nos detalhes, o equipamento transforma a rotina de trabalho do cirurgião-dentista;
  • S400 – Promove dinamismo e funcionalidade nos procedimentos clínicos por meio de comandos inteligentes;
  • S500 – Modelo premium da Saevo. Contempla todos os desejos do cirurgião-dentista, oferecendo design, primor e tecnologia em um só equipamento.

A Dental Speed possui em seu portfólio todas essas opções de cadeiras Saevo. Para solicitar um orçamento acesse dentalspeed.com!

O preço da cadeira odontológica também é questão fundamental ao definir o modelo de cadeira que irá compor o consultório, uma vez que esse equipamento exige um investimento alto.

Vale lembrar que o preço do equipamento pode variar de acordo com a quantidade de itens adicionais escolhidos.

Neste caso, é interessante avaliar o que será essencial para a execução do seu trabalho e quais acessórios realmente farão a diferença em seus atendimentos.

Para te ajudar na escolha da cadeira ideal, a Dental Speed tem um time de especialistas. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas com nossos atendentes pelo site, 0800 701 6870 ou WhatsApp.

E se quiser saber mais sobre cadeiras e equipamentos para seu consultório, clique aqui e confira as marcas e modelos disponíveis na Dental Speed.


Referências: 

CADEIRA Odontológica: Entenda O Que Analisar Antes De Comprar E Quais As Melhores Marcas. Empreendedor Dentista, [S. l.], p. 1-1, 3 mar. 2022. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/cadeira-odontologica/. Acesso em: 20 jul. 2022. 

IMPORTÂNCIA da manutenção de equipamentos odontológicos. Simpatio, [S. l.], p. 1-1, 3 mar. 2022. Disponível em: https://simpatio.com.br/manutencao-equipamentos-odontologicos/. Acesso em: 21 jul. 2022. 

MANUTENÇÃO de equipamento odontológico: 6 dicas importantes. Odonto Equipamentos, [S. l.], p. 1-1, 17 abr. 2019. Disponível em: https://blog.odontoequipamentos.com.br/manutencao-de-equipamento-odontologico-6-dicas-importantes/. Acesso em: 20 jul. 2022.  

7 dicas de manutenção para seu consultório odontológico. Tecc Med, [S. l.], p. 1-1, 22 fev. 2016. Disponível em: https://www.teccmed.com/artigo-dicas-manutencao-equipamentos-odontologicos. Acesso em: 22 jul. 2022. 

LIMPEZA e Desinfecção do Consultório Odontológico. Produção: Telessaúde Brasil Redes Mato Grosso do Sul. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I5TT-IaHXLU. Acesso em: 22 jul. 2022.

👉 Texto escrito por Gabrielli Nery Wandscheer e revisado por Dra. Mariana Dabus (CRO-SP 109821)

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

LaboratórioOdontologia

Zircônia dental: conheças as melhores práticas para o laboratório de prótese

Conheça os tipos de zircônia dental e saiba como otimizar o trabalho...

Técnicas de Clareamento Dental
Dentística e EstéticaOdontologia

Técnicas de Clareamento Dental

Para atender as necessidades do cliente/paciente que nos procura, precisamos saber orientá-lo...

Gestão e MarketingOdontologia

Dentista, entenda como sair do papel e digitalizar sua clínica

A gestão clínica na odontologia tem experimentado uma evolução notável, impulsionada pelo...

sensor-digital-odontologico
OdontologiaOdontologia Digital

Raio – X Portátil e Sensor Digital: saiba mais sobre o uso na Odontologia

A radiologia digital, além de revolucionar o diagnóstico na Odontologia, também é...