Tudo sobre cadeira odontológica: como escolher e manter a sua

Odontologia

Adquirir uma cadeira odontológica completa é o sonho de muitos cirurgiões-dentistas. 

A começar pelos universitários de Odontologia que já idealizam a carreira pós-formatura, os formados há mais tempo que almejam abrir o próprio negócio, bem como profissionais já estabelecidos que desejam modernizar o consultório

Mas, para que a compra desta peça fundamental seja bem-sucedida, atendendo todas as necessidades do dentista e de seus pacientes, é necessário considerar inúmeros fatores, como custo, qualidade, ergonomia, suporte técnico e manutenção, especialidade clínica, acessórios etc. 

Nesta matéria, será possível conferir os tipos de cadeira odontológica disponíveis no mercado, dicas sobre como escolher a cadeira ideal, e boas práticas de limpeza e manutenção para mantê-la sempre em ótimas condições. 

Qual a função da cadeira odontológica

A cadeira odontológica é o elemento básico de qualquer consultório ou clínica. É nela que o cirurgião-dentista atende seus pacientes e executa os procedimentos clínicos necessários. 

O equipamento, composto por diferentes partes, detém uma ampla variedade de funções que facilitam e dão praticidade ao tratamento odontológico. 

É o caso do refletor que fornece a iluminação, os terminais para peça de mão – essenciais em qualquer procedimento odontológico -, pedais que alteram a posição do paciente de forma prática, entre outros. 

Tipos de cadeiras odontológicas 

Atualmente, existem diversos modelos de cadeira odontológica, dos mais simples aos mais sofisticados, para atender a todos os perfis de cliente. 

Cadeira tradicional 

A cadeira odontológica tradicional é o modelo mais utilizado nos consultórios brasileiros. O equipamento é composto basicamente por: cadeira, unidade de água, equipo e refletor. 

Cadeira 

Além de acomodar o paciente em uma posição que facilita o acesso à cavidade oral, a cadeira permite acionar, por meio de pedal, diferentes funções, incluindo movimentações de assento e encosto. 

Os modelos mais básicos, costumam ter uma quantidade limitada de posições trabalho, bem como cabeceira e braços de apoio fixos.  

Enquanto modelos mais tecnológicos podem incluir funções diferenciadas como posição de Tredelenburg, cabeceira e braços articulados. 

eBook sobre odontologia lateral para baixar na dental speed

Unidade de água 

A unidade de água é um componente auxiliar, fixo à cadeira. Em suma, é composto por cuspideira (cuba) e sistema de sucção.  

Equipo  

O equipo pode ser acoplado à cadeira ou avulso, também conhecido como Kart/Cart.  

Costuma conter uma bandeja auxiliar, seringa tríplice e terminais para peças de mão. Alguns modelos também oferecem negatoscópio acoplado. 

Você pode se interessar também pelo artigo: Compressor de ar odontológico: como escolher

Refletor  

O refletor da cadeira odontológica é responsável por fornecer a iluminação do campo de trabalho. Os mais comuns são feitos de luz halógena ou LED.  

Contudo, as lâmpadas de LED se destacam pela economia de energia, se comparadas às halógenas.  

Opcionais 

Há também uma grande variedade de itens opcionais que podem ser definidos de acordo com as necessidades de cada consultório

Os mais comuns incluem: 

Cama Odontológica 

Para aqueles que desejam quebrar paradigmas na Odontologia utilizando uma nova proposta de atendimento, a cama odontológica é uma excelente aposta. 

O equipamento, como o próprio nome já diz, se assemelha a uma cama. Diferentemente da Odontologia tradicional, o método de atendimento na cama odontológica é lateral

Cama Odontológica Cyon inovação e tecnologia para a odontologia

A cama oferece ainda vários benefícios, como posição mais ergonômica para o cirurgião-dentista, facilidade de acesso e maior campo de visão da cavidade bucal e acolhimento e conforto aos pacientes, que ficam em posição fetal durante o atendimento. 

Você pode se interessar também pelo artigo: Você conhece a Odontologia Lateral? 

Como escolher a cadeira odontológica 

A seleção da cadeira odontológica é uma das etapas mais importantes quando se está montando o consultório.  

Por isso, separamos alguns pontos fundamentais que devem ser analisados antes de adquirir o seu equipamento. Confira! 

Ergonomia 

A cadeira odontológica e o mocho precisam ser ergonômicos, facilitando o acesso do cirurgião-dentista ao campo de trabalho.  

Você pode se interessar também pelo artigo: Ergonomia na Odontologia: saiba como prevenir doenças ocupacionais

Por essa razão, opte por um modelo de mocho bem confortável e dê preferência a uma cadeira com apoio de cabeça ajustável. 

Especialidade 

O tipo de especialidade clínica que você atenderá no consultório é um aspecto relevante na escolha do modelo de cadeira.  

Odontopediatria, por exemplo, pede um kit multimídia para distração das crianças. Em Periodontia, terminais extras para jato de bicarbonato e ultrassom são essenciais.  

Portanto, identifique as particularidades da sua especialidade clínica e veja qual modelo de cadeira e acessórios atendem os requisitos. 

Você pode se interessar também pelo artigo: Por que investir em experiências impactantes para o paciente?

Estofamento 

Ao escolher o estofamento da cadeira odontológica, é preciso pensar no conforto que ele irá proporcionar aos pacientes, que muitas vezes passam longas horas sentados.  

Oferecer um atendimento em um equipamento confortável torna a experiência do paciente mais positiva. 

Outro ponto significativo é a cor do estofamento, capaz de mudar todo o ambiente do consultório.  

Por isso, defina seu perfil de cliente e reflita sobre qual imagem você deseja transmitir com sua cadeira odontológica.

Você pode se interessar também pelo artigo: Marketing de Relacionamento na Odontologia: fidelize pacientes

Garantia e suporte (assistência técnica) 

É muito importante escolher um equipamento de qualidade, com garantia e assistência técnica de fácil acesso.  

Priorize marcas que ofereçam um suporte eficiente e rápido em sua região e evite dores de cabeça no futuro. 

Acessibilidade 

A acessibilidade também é primordial em um consultório. Cadeiras odontológicas com braços fixos, por exemplo, podem dificultar o acesso de cadeirantes, pessoas obesas e idosos.  

Logo, busque investir em um equipamento capaz de promover atendimentos inclusivos. 

Você pode se interessar também pelo artigo: Como adaptar a sua cadeira odontológica para atendimentos inclusivos 

Quanto custa uma cadeira odontológica? 

O valor também é questão fundamental ao definir o modelo de cadeira que irá compor o consultório, uma vez que esse equipamento exige um investimento alto. 

Modelos de entrada possuem valor mais acessível e podem ser adquiridos a partir de R$10.000,00. Por outro lado, cadeiras odontológicas mais sofisticadas chegam a custar R$80.000,00 

Vale lembrar que o preço do equipamento pode variar de acordo com a quantidade de itens adicionais escolhidos. 

Neste caso, é interessante avaliar o que será essencial para a execução do seu trabalho e quais acessórios realmente farão a diferença em seus atendimentos. 

Mas, se você deseja investir em uma cadeira mais completa e está com o orçamento apertado, existem algumas opções de parcelamento diferenciadas.  

Na Dental Speed é possível parcelar a cadeira odontológica no boleto bancário. Confira todas as condições aqui! 

Melhores marcas de cadeiras odontológicas 

Marcas já consolidas oferecem equipamentos mais confiáveis e resistentes, com qualidade na fabricação e assistência técnica em diversas regiões do Brasil. 

Atualmente, é possível adquirir cadeiras odontológicas de marcas reconhecidas e com credibilidade como Saevo, D700, Dabi Atlante, Gnatus, entre outras. 

A Saevo, por exemplo, é uma marca que investe em inovação, produzindo cadeiras odontológicas com tecnologia e melhor custo-benefício para o cirurgião-dentista. 

Consultório odontológico Saevo Dental Speed

Os principais modelos da marca são:  

  • S200 Cadeira de investimento acessível, ideal para profissionais que estão iniciando suas carreiras na Odontologia; 
  • S300 Surpreendente nos detalhes, o equipamento transforma a rotina de trabalho do cirurgião-dentista; 
  • S400 Promove dinamismo e funcionalidade nos procedimentos clínicos por meio de comandos inteligentes; 
  • S500 Modelo premium da Saevo. Contempla todos os desejos do cirurgião-dentista, oferecendo design, primor e tecnologia em um só equipamento. 

A Dental Speed possui em seu portfólio todas essas opções de cadeiras Saevo. Para solicitar um orçamento acesse dentalspeed.com! 

Como é feita a instalação da cadeira odontológica 

Após adquirir a sua cadeira odontológica, o próximo passo será realizar a instalação do equipamento em seu consultório.  

A instalação da cadeira requer a contratação de uma assistência técnica autorizada, indicada pela própria marca. 

Esse é um ponto bem importante, pois a garantia do seu equipamento só é válida quando instalado por representante técnico autorizado, seguindo as normas do Manual de Instalação. 

Um profissional especializado dará todo o suporte necessário, incluindo questões técnicas relacionadas a: 

  • posicionamento da cadeira no consultório para uma instalação ergonômica; 
  • instalação hidráulica (água, tubulação de esgoto); 
  • instalação elétrica (tomadas, cabos para multimídia); 
  • instalação de ar comprimido. 

Como limpar a cadeira odontológica 

A limpeza e desinfecção da cadeira deve fazer parte da rotina do consultório odontológico, a fim de reduzir riscos de contaminação por microrganismos. 

Após cada atendimento é necessário limpar e desinfectar o equipamento. Para isso, o responsável pela tarefa deve estar equipado com todos os EPIs essenciais, incluindo luvas próprias para limpeza e óculos de proteção

A higienização do equipamento deve ser feita com pano limpo embebido com solução de água e sabão neutro.  

É importante se atentar ao tipo de estofamento que a cadeira possui. No caso de PVC, indica-se realizar a limpeza do estofamento também com água e sabão. 

eBook de organização e biossegurança no consultório da dental speed

Já estofamentos em couro podem ser limpos e hidratados com produtos exclusivos para este fim. 

Para a desinfecção, utiliza-se álcool 70% e demais soluções desinfetantes e bactericidas, sempre dando atenção às superfícies de maior contato.  

Jamais utilize álcool no estofamento, bem como substâncias que contenham éter em sua composição, pois podem causar desgaste e manchas. 

Como realizar a manutenção de sua cadeira odontológica 

Para que sua cadeira odontológica esteja sempre em boas condições e tenha uma longa vida útil, é importante realizar a manutenção. 

Os equipamentos podem receber dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. 

Manutenção Preventiva 

A manutenção preventiva inclui inspeção da cadeira odontológica para garantir o bom funcionamento do produto, reduzindo o risco de falhas e problemas maiores.  

Com o passar do tempo é comum que as peças sofram desgaste natural, por isso, a manutenção preventiva deve ser periódica, feita por um profissional capacitado e em um período menor que 3 anos. 

Além da manutenção preventiva realizada por assistência técnica, existem alguns cuidados básicos que podem tomados pela equipe odontológica. 

  • se atentar ao manômetro do filtro de ar, que costuma marcar sempre 5,5 bar ou 80 PSI, para evitar oscilações e problemas de vazamento; 
  • sempre lubrificar as canetas de alta e baixa rotação antes da esterilização e respeitar o limite de temperatura suportado pelas peças de mão dentro da autoclave
  • durante a visita técnica, solicitar a aferição da pressão das canetas com o manômetro. Exceto de pressão prejudica os rolamentos; 
  • Cuidado com a exposição solar, isso pode contribuir para o ressecamento de mangueiras, estofados e elementos plásticos; 
  • Solicitar a troca das mangueiras ao notar ressecamento e sempre conferir se o filtro do sugador está em boas condições, evitando entupimento. 

Manutenção Corretiva

Sobre a manutenção corretiva, ela ocorre quando algum problema maior já está impedindo o funcionamento da cadeira odontológica.  

Neste caso, um cuidado a ser tomado é em relação à substituição de peças.  

As fabricantes de cadeira odontológica recomendam que eventuais reposições sejam feitas apenas com peças originais de fábrica, para garantir a qualidade do aparelho. 

Por isso, a importância de escolher uma cadeira odontológica com assistência técnica eficiente e confiável. 

Quando trocar a cadeira odontológica 

Os modelos de cadeira estão cada vez mais tecnológicos, oferecendo diferentes funcionalidades e tornando os atendimentos cada vez mais eficientes. 

Logo, o momento certo de substituir a sua cadeira odontológica por um modelo mais atual é quando o equipamento já apresenta muitas limitações nos quesitos: conforto, ergonomia e desempenho nos atendimentos. 

Lembre-se que a cadeira odontológica é um investimento, e oferecer um tratamento de excelência é primordial para conquistar e fidelizar seus pacientes.  

equipamentos para seu consultório odontológico

Podemos concluir que vários aspectos importantes devem ser analisados antes de adquirir a sua cadeira odontológica

Como as necessidades da sua especialidade clínica, a imagem que deseja passar com seu consultório, o suporte técnico e garantia do produto, o seu orçamento e muitos outros fatores. 

Para te ajudar na escolha da cadeira ideal, a Dental Speed tem um time de especialistas. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas com nossos atendentes pelo site, 0800 701 6870 ou WhatsApp.  

Antes de ir embora, não deixe de avaliar esse conteúdo e conferir mais matérias sobre Odontologia aqui no Eu Amo Odonto

Referências: 

CADEIRA Odontológica: Entenda O Que Analisar Antes De Comprar E Quais As Melhores Marcas. Empreendedor Dentista, [S. l.], p. 1-1, 3 mar. 2022. Disponível em: https://empreendedordentista.com.br/cadeira-odontologica/. Acesso em: 20 jul. 2022. 

IMPORTÂNCIA da manutenção de equipamentos odontológicos. Simpatio, [S. l.], p. 1-1, 3 mar. 2022. Disponível em: https://simpatio.com.br/manutencao-equipamentos-odontologicos/. Acesso em: 21 jul. 2022. 

MANUTENÇÃO de equipamento odontológico: 6 dicas importantes. Odonto Equipamentos, [S. l.], p. 1-1, 17 abr. 2019. Disponível em: https://blog.odontoequipamentos.com.br/manutencao-de-equipamento-odontologico-6-dicas-importantes/. Acesso em: 20 jul. 2022.  

7 dicas de manutenção para seu consultório odontológico. Tecc Med, [S. l.], p. 1-1, 22 fev. 2016. Disponível em: https://www.teccmed.com/artigo-dicas-manutencao-equipamentos-odontologicos. Acesso em: 22 jul. 2022. 

LIMPEZA e Desinfecção do Consultório Odontológico. Produção: Telessaúde Brasil Redes Mato Grosso do Sul. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I5TT-IaHXLU. Acesso em: 22 jul. 2022.

Texto escrito por Gabrielli Nery Wandscheer e revisado por Dra. Mariana Dabus (CRO-SP 109821)

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Infecções Fúngicas na Odontologia

Infecções Fúngicas na Odontologia

Artigos mais lidos
Confira as principais infecções fúngicas que acometem a cavidade bucal – Candidíase (sapinho), Paracoccidioidomicose e Histoplasmose – e a importância do cirurgião-dentista para o diagnóstico precoce, tratamento e encaminhamento médico.

Education Template