Dispositivos transparentes removíveis em Odontologia.

Dentista de Sucesso

Vamos falar, de uma maneira geral, sobre três dispositivos: Alinhadores removíveis, placa interoclusal e moldeira para clareamento.

É muito comum, em buscas online, utilizar-se da imagem de um desses dispositivos, com intuito de falar do outro. A dúvida vem pela similaridade de suas características visuais: transparentes, removíveis e com finalidade terapêutica sobre os arcos dentários.

Embora visualmente sejam parecidos, suas aplicações são totalmente distintas. Entenda:

Placa Interoclusal

Placa Interoclusal

A placa interoclusal é um dispositivo aplicado como uma das terapias para disfunções temporomandibulares. Essa placa é rígida e confeccionada de resina acrílica. Um lado possui o formato das superfícies oclusais, para encaixe nos dentes e o outro lado a sua superfície é plana. Ela se insere em apenas 2 a 3mm da distância inciso ou ocluso-cervical. A forma de aplicação é na inserção em apenas um dos arcos dentários (superior ou inferior) visando trazer um contato do arco oposto com a superfície lisa. A terapia é realizada através de consultas programadas para ajuste dessa placa. Pode ou não ser associada a outras terapias (medicamentosa, fisioterapêutica, entre outras), dependendo do caso. O tempo de tratamento pode variar. Contribui para o relaxamento muscular e proteção dos dentes em pacientes com hábitos parafuncionais.

Moldeira para clareamento

Moldeira para Clareamento

A moldeira para clareamento é uma placa de silicone, com espessura fina de 1 a 1,5mm e com intuito apenas de servir como retenção para o gel clareador. Maleável, ela se insere em toda extensão dentária e vai além da região cervical em uns 2 a 3mm. Normalmente é aplicada em ambos os arcos.  Com indicação para ser utilizada apenas durante a terapia clareadora. Seu uso médio varia de 4 a 8 semanas.

Alinhadores Removíveis

Alinhadores Removíveis

Os alinhadores removíveis são dispositivos que atuam como uma alternativa discreta para tratamentos ortodônticos. Essas placas são feitas por um tipo especial de acetato, possuem certa firmeza e apresentam características de adaptação justaposta sobre as superfícies dentárias para ter o desempenho de movimentá-los e normalmente aplica-se em ambos os arcos. Cada sistema possui o seu protocolo e características individuais. Em linhas gerais, o tratamento ortodôntico vai acontecendo através da troca sequencial desses alinhadores, previamente planejados pelo ortodontista. Os movimentos dentários são programados de acordo com cada fase ou alinhador. No sistema Invisalign a troca é feita a cada 15 dias em média, e seu uso é preconizado 22 horas/dia.

Embora em fotografias sejam muito parecidas, percebemos então que a aplicação é totalmente distinta. O intuito dessa publicação foi apresentar sucintamente as características particulares de cada dispositivo e assim contribuir para o reconhecimento visual de suas aplicações.


Dra Thalita Galassi

Dra Thalita Vithaodontologia

Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de OrtodontiaDra Thalita Galassi

Pós Graduada em Dentística Estética pelo CETAO

Invisalign Doctor

Mestranda em Ciências da Reabilitação – HRAC/USP

Professora Assistente de Ortodontia – SPO

Membro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e Sociedade Paulista de Ortodontia.

Artigos Relacionados

Mini-Implantes no palato. O que você precisa saber?

Mini-Implantes no palato. O que você precisa saber?

Conteúdo Especial
A região do palato é um dos locais mais favoráveis para a instalação de mini-implantes. Fatores como fácil acessibilidade, cobertura total de gengiva queratinizada e boa qualidade óssea em sítios específicos contribuem para a redução do risco de inflamação e aumento da estabilidade primária
Aparelho e Saúde Bucal

Aparelho e Saúde Bucal

Especialidades
São necessários cuidados especiais com a saúde bucal dos pacientes que utilizam aparelho. Aparelhos dentais são todos os dispositivos utilizados, de forma fixa ou temporária, nos dentes. Auxiliam a correção dental, substituem dentes ausentes e contribuem para a melhora da estética e função, harmonizando o sorriso. Por serem estruturas em íntimo contato com os dentes dificultam a correta higienização e contribuem para o acúmulo de placa bacteriana. Por este motivo, os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados.
ORTODONTIA: 10 DICAS PARA UMA COLAGEM DIRETA EFICAZ

ORTODONTIA: 10 DICAS PARA UMA COLAGEM DIRETA EFICAZ

Dentista de Sucesso
Sabemos que uma excelente ortodontia, inicia-se lá no planejamento do nosso caso ortodôntico, mas mais que isso, a primeira impressão, a primeira conversa, entender as expectativas do paciente e a forma que podemos contribuir com o tratamento.