10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Dentista de Sucesso

Copiar o formato das estruturas bucais com detalhes suficientes para a confecção de réplicas fiéis dessas estruturas, que permitem confeccionar próteses funcionais e bem adaptadas à moldagem é um dos procedimentos clínicos mais realizados pelos dentistas.

Mas você sabe o que é necessário para realização de uma moldagem com excelência?

Confira 10 dicas importantes e que vão lhe ajudar na hora do procedimento:

Selecione as viscosidades adequadas do material fluido, de acordo com a técnica de moldagem e instruções de uso. Use moldeiras com o tamanho adequado, rígidas e resistentes.

  • Garanta o afastamento gengival adequado e, se necessário, estanque qualquer hemorragia para obter condições limpas e secas. Se utilizar agentes hemostáticos, enxágue e seque completamente.
  • Aplique adequadamente o adesivo de moldeira e deixe-o secar de maneira adequada para garantir que o material
  • Garanta uma mistura uniforme e homogênea do material de moldagem, preenchendo a moldeira com quantidade suficiente de material. Com todos os materiais de moldagem da 3M Oral Care, as misturas automáticas irão garantir uma mistura adequada.
  • Use luvas que não inibam a polimerização do material de moldagem. As luvas de látex podem inibir a polimerização dos materiais de moldagem à base de VPS. São indicadas as luvas nitrílicas.
  • Mantenha a ponta submersa no material durante a inserção intraoral do material fluido, para evitar a incorporação de bolhas de ar.
  • Insira lentamente a moldeira carregada de forma paralela ao longo eixo dos dentes preparados. Aplique pressão controlada ao inserir a moldeira, para evitar o contato dos dentes/tecidos e o fundo da moldeira. Siga o tempo exato de polimerização dos materiais denso e fluido. Mantenha a moldeira em posição sem exercer pressão e evite qualquer movimento que possa muda-la de posição ou causar distorções.
  • Ao remover a moldeira da boca, evite rotação unilateral. Siga as instruções de uso sobre os tempos de polimerização recomendados pelos fabricantes antes de remover a moldagem.
  • Verifique as margens do preparo e certifique sua completa captura. Caso contrário, resultados imprecisos poderão ser obtidos: bolhas de ar, rasgamentos, distorções dos materiais, defeitos de escoamento, soltura da moldeira, delaminação entre pastas densa e fluida, visualização da moldeira.
  • Desinfete a moldagem seguindo as instruções de uso dos fabricantes. Enxágue as moldagens com água antes e depois de desinfetá-las e as seque antes de enviá-las ao laboratório.

Ficou bem mais fácil com essas dicas, né? Se você tem alguma duvida ou sugestão (dica) deixa nos comentários.

Produtos mostrados:
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Kit Resina Protemp 4 + Moldagem + Pasta Adstringente de Afastamento Gengival

3M
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Luva Nitrílica Pink

Supermax
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Luva Nitrílica p/ Procedimento s/ Pó Azul

Supermax
10 regras de ouro para moldagens perfeitas.

Luva Nitrílica p/ Procedimento s/ Pó Black

Supermax

Artigos Relacionados

Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Simples Dental – As vantagens de usar uma agenda online

Conteúdo Especial
Organizar o tempo é fundamental para darmos conta de todos os compromissos e, principalmente, não perdermos as oportunidades de captação de novos clientes. Por isso, vamos falar sobre o Simples Dental, um software pensado para ser prático, eficaz, intuitivo, leve e simples, como o próprio nome diz.
Clareamento dental em dentes vitais

Clareamento dental em dentes vitais

Conteúdo Especial
A busca pela estética tem sido cada vez mais requisitada no dia a dia clínico do cirurgião dentista. As possibilidades de tratamentos estéticos têm aumentado e o clareamento dental é uma alternativa de melhora estética de forma rápida e segura.