Ter uma lista dos equipamentos odontológicos mais importantes para se investir é fundamental para esse início, eles garantem o funcionamento, a segurança do consultório e ajudam no diagnóstico clínico. 

equipamentos odontológicos

Vale lembrar que alguns equipamentos odontológicos, quando bem utilizados e cuidados, duram uma vida toda de trabalho, portanto invista, dentro do seu orçamento, em bons equipamentos, pois as vezes o barato sai caro!   

Cadeira odontológica 

A cadeira é o item primordial para um consultório odontológico, e deve ser funcional, moderna, com estofamento sem costuras para facilitar a limpeza, ergonômica e confortável já que por muitas vezes os pacientes ficará na mesma posição por um tempo considerável.  

Outro fator importante é procurar por uma marca confiável, para ter maior garantia de durabilidade. E junto com a cadeira, escolha um bom mocho, pois você vai passar o dia todo atendendo. Sente, experimente, veja o conforto e a ergonomia para deixar a sua postura em dia.  

Autoclave  

A autoclave odontológica é essencial para a esterilização, pois trabalha com vapor sob pressão, tornando o processo de desinfecção mais rápido e seguro. Além de ela ter controle automático e só liberar a porta após o fim do ciclo. E se você trabalhar com outros dentistas, marque seus instrumentos, para que na hora da esterilização não sejam confundidos e trocados.  

Lavadora / Cuba Ultrassônica 

Assim como a autoclave, a lavadora ou cuba ultrassônica é um equipamento fundamental em um consultório. A biossegurança sempre foi primordial nos consultórios e com a pandemia de covid-19 se tornou ainda mais importante. Com uma lavadora ultrassônica você irá automatizar o processo de limpeza e desinfecção, bem como prolongar a vida útil de seus materiais odontológicos e instrumentais cirúrgicos

Compressor  

Para achar seu compressor ideal, é necessário saber qual o consumo de ar necessário para um bom atendimento. O ideal é que o compressor seja silencioso e longe dos banheiros, por conta do risco de contaminação. Locais não indicados são: depósitos, despensas, porões, garagens, banheiros e áreas quimicamente insalubres. Outro fator é ter um técnico de confiança e que consiga lhe atender em caso de alguma emergência, afinal, sem o compressor você não trabalha! 

Fotopolimerizador 

Provavelmente o seu maior aliado e um dos equipamentos mais usados vai ser o fotopolimerizador, pois ele é utilizado em restaurações diretas e indiretas, colagem de brackets e acessórios ortodônticos. Ele será determinante na qualidade e na durabilidade do seu trabalho. O fotopolimerizador é utilizado diariamente no consultório, então, para garantir que seus trabalhos sejam efetivos, pesquise e invista em um bom aparelho. Quer saber como escolher o fotopolimerizador ideal? Clique aqui. 

Kit academico (alta e baixa rotação) 

Se você já fez um investimento considerável na graduação e cuidou bem das famosas canetas, esse kit vai te acompanhar por um bom tempo no consultório. Ele vai ser utilizado em todos os procedimentos, então escolha equipamentos ergonômicos e mais leves. O valor não é fator primordial para qualidade, porém normalmente os equipamentos mais caros são os melhores, e como eles têm longa durabilidade, invista em kits de mais qualidade.    

Equipe Dental Speed