Página Inicial Gestão e Marketing Auxiliar de dentista e diferenças entre ASB, TSB e secretária
Gestão e Marketing

Auxiliar de dentista e diferenças entre ASB, TSB e secretária

2909 capa blog
2909 capa blog

Auxiliar de dentista

O cargo de auxiliar de dentista é de extrema importância dentro de um consultório odontológico. Mas, além desse profissional da área odontológica, existem outros, que por vezes, causam um pouco de dúvidas, quando falamos de diferenças e semelhanças entre funções. Entre os outros cargos, temos o Técnico de Saúde Bucal e o cargo de Secretária, que também executam funções específicas nesse setor.

Buscando definir e demonstrar as atribuições de cada uma dessas funções, hoje nós vamos falar sobre o cargo de auxiliar de dentista. Quais funções esse profissional executa e em que ocasiões ele se diferencia dos demais profissionais que também fazem parte de uma clínica odontológica.

O que é um auxiliar de dentista?

O cargo de auxiliar de dentista é bastante antigo e, após a regulamentação da lei 11889/08, o registro desse profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO) se tornou obrigatória. Esse profissional também é conhecido como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e tem como função principal, auxiliar o dentista na realização dos procedimentos odontológicos.

Complemente sua leitura

Qual a função de um auxiliar de dentista?

As funções específicas de um auxiliar de dentista são:

  • Recepção e acolhimento dos pacientes dentro do consultório;
  • Preparação do paciente para atendimento;
  • Separação da ficha e do histórico do paciente;
  • Higienização dos materiais que serão utilizados nos procedimentos;
  • Auxílio ao dentista na entrega e manipulação de instrumentos;
  • Descarte correto do material utilizado;
  • Organização do consultório após cada atendimento;
  • Aplicação de medidas gerais de biossegurança para evitar riscos de infecção

TSB o que é?

Outra função exercida dentro dos consultórios odontológicos, é a de Técnico de Saúde Bucal (TSB). Profissão também regulamentada pela lei 11889/08, pela qual exige a inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO), assim como o Auxiliar de Saúde Bucal. 

Qual o papel de um Técnico de Saúde Bucal (TSB)?

Um Técnico de Saúde Bucal executa todas as funções de um Auxiliar de Saúde Bucal, além de outras mais específicas como:

  • Remoção de suturas;
  • Limpeza e assepsia no pós-operatório;
  • Aplicação de medidas de biossegurança durante o uso e o descarte de resíduos odontológicos;
  • Instrumentar o dentista;
  • Fotografar a arcada dentária do paciente e outros pequenos procedimentos.

Além disso, o TSB pode realizar a supervisão do Auxiliar de Saúde Bucal, desde que solicitado pelo dentista. Também é função do TSB promover ações educativas com foco na prevenção de doenças bucais, podendo também instruir diferentes públicos sobre técnicas de higiene bucal, dentre outras tarefas.

Todas as funções desempenhadas tanto pelo ASB – Auxiliar de Saúde Bucal, quanto pelo TSB – Técnico de Saúde Bucal, devem ser supervisionadas e orientadas pelo dentista responsável pelo consultório.

instrumentos utilizados pelo Auxiliar de Dentista dental speed

E a secretária: quais as funções dela no seu consultório?

O cargo de secretária também é fundamental em um consultório odontológico. Mas, diferente dos demais profissionais, a secretária desempenha apenas funções administrativas, não sendo recomendado que ela execute funções específicas do auxiliar de dentista ou do Técnico de Saúde Bucal.

Algumas funções próprias da secretária dentro de um consultório odontológico são:

  • Recepção e acolhimento de pacientes na sala do consultório;
  • Atendimento telefônico para agendamento, marcação e confirmação de consultas;
  • Levantamento de informações sobre o histórico do paciente;
  • Organização do ambiente;
  • Organização e controle da agenda do dentista;
  • Controle financeiro do consultório etc.

Então um consultório precisa de todas essas funções?

O ideal é que em um consultório odontológico todas os cargos necessários sejam ocupados por profissionais específicos, que tenham total domínio sobre as funções que executam. Esse é um cuidado essencial, principalmente se o consultório for de grande porte, com o atendimento de muitas pessoas por dia.

Dessa maneira, todo o trabalho de recepção, atendimento direto e pós-atendimento é executado da melhor forma possível.

O dentista, por exemplo, precisa do apoio constante do auxiliar de dentista para que todos os procedimentos ocorram de forma otimizada, sem interrupções e com total suporte ao paciente.

Já a secretária é essencial para atender a demanda de pacientes e cuidar das exigências administrativas e financeiras. Quando todas as tarefas estão sendo bem executadas por seus respectivos responsáveis, todo o processo caminha com mais rapidez e organização.

Mas, é natural que os pequenos consultórios ainda não dispõem de condições para contratar todos os profissionais dos quais necessitam, o que faz com que seja necessário escolher de forma inteligente o profissional mais completo. Nesse caso, é preciso seguir algumas orientações. Confira a seguir.

Afinal, auxiliar de dentista e secretária podem desempenhar as mesmas funções?

Os cargos de auxiliar de dentista e de secretária são comumente executados pelo mesmo profissional. Porém, há algumas regras que devem ser observadas nessas situações.

Auxiliar de dentista pode sim, ser secretária

Em consultórios de pequeno porte em que há pouca demanda de atendimentos, é admissível que um Auxiliar de Dentista execute também as funções de uma secretária. Esse profissional multifacetado pode preparar todo o consultório para os atendimentos, e depois recepcionar os pacientes, realizar e atender ligações para agendamento e marcações de consultas, entre outras tarefas administrativas.

Essas e outras tarefas similares podem e devem ser acordadas entre o dentista e o auxiliar para que não haja um desencontro de informações, ou para que algumas funções fiquem prejudicadas porque não ficou explícito quem deveria executá-las.

Por outro lado, secretária não pode ser auxiliar de dentista

Sim, é permitido que um auxiliar de dentista atue também como secretária, contudo, o contrário não pode acontecer. Ou seja, a secretária não pode atuar como auxiliar de dentista, e isso ocorre por vários motivos. 

O primeiro desses motivos é o fato de que a profissão de Auxiliar de Saúde Bucal é regulamentada por lei específica, o que impede que outra pessoa sem essa formação desempenhe tal função dentro de um consultório odontológico.

O auxiliar de dentista estudou durante muito tempo para conhecer e aprender sobre diversas técnicas e procedimentos bucais, bem como para entender como manusear objetos e auxiliar o dentista da maneira correta.

Além disso, as habilidades e a experiência do auxiliar de dentista também funcionam como um apoio e auxílio ao paciente durante a realização de cada procedimento, identificando algum problema, reconhecendo algum sintoma ou desconforto e otimizando o trabalho do dentista.

Como vimos, o auxiliar de dentista (ou Auxiliar de Saúde Bucal) diferencia-se de outros cargos do setor odontológico, como o Técnico de Saúde Bucal (TSB) e a secretária. Sua principal responsabilidade é prestar apoio ao dentista dentro do consultório, sendo também possível que ele execute outras funções mais simples, como tarefas do setor administrativo.

De toda forma, esse trabalhador é sem dúvidas, um elemento essencial para que o paciente sinta-se acolhido e bem assistido na hora do atendimento.

Links importantes:

Dia dos Técnicos e Auxiliares em Prótese Dentária: Sistema Conselhos presta homenagem – CFO

Lei 6.710/1979, regulamentada pelo Decreto Lei 87.689/82 

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...