Página Inicial Especialidades Saúde Bucal Alalaô, cuide de sua saúde bucal no carnaval, por favor
Saúde Bucal

Alalaô, cuide de sua saúde bucal no carnaval, por favor

Está chegando um dos feriados que, talvez, melhor represente o verão, a alegria e diversão. Seja para quem curte blocos, escolas de samba ou simplesmente o descanso dos quatro dias.

O carnaval é uma festa popular, mundialmente conhecida e celebrada em todo o Brasil, que reúne milhares de pessoas vindas de diferentes lugares, que tendem a se aglomerar durante a folia.

E nesta matéria, trazemos orientações e dicas, com foco em saúde bucal, baseadas em informações provenientes da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. E ao final, para quem curte, tem três marchinhas divertidas, combinando com a época. A matéria está enxuta, boa de ler e com informações claras para compartilharem também com seus pacientes.

Nessa época é muito mais frequente a exposição aos riscos do calor, da má alimentação, falta de hidratação e excesso de bebida alcoólica, além das doenças transmitidas sexualmente. Os turistas lotam o país e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a turistas estrangeiros que estejam pensando em viajar a áreas de risco no Brasil para o carnaval, tomar a vacina contra a febre amarela dez dias antes de embarcar. Estar com as vacinas em dia para os brasileiros, também é recomendado. Isso vale até para doenças já controladas no Brasil, como o sarampo, por exemplo. A vacina antitetânica é outra que não pode estar atrasada. No carnaval, é comum que as ruas estejam mais sujas, com cacos de vidro oriundos de garrafas de bebidas, aumentando as chances de se ferir e causar infecção. Para tétano, difteria e coqueluche, a vacina tríplice bacteriana é a indicada.

Hidratação e o Abuso de Álcool

Pular carnaval em pleno verão brasileiro requer litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas. Água de coco, sucos naturais e bebidas isotônicas ajudam a repor os sais minerais e combinam muito com a estação.

Estar atento contra exageros também é recomendado. O abuso de álcool pode causar descamação mais intensa na mucosa bucal e o efeito solubilizante do álcool pode aumentar a permeabilidade das células aos agentes carcinogênicos.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o consumo de outras drogas pode ser igualmente prejudicial, como por exemplo, os entorpecentes, colocados sob a língua; as inalantes (lança-perfume, éter, clorofórmio), bastante populares no carnaval, podem causar, além de perda de consciência e morte por parada cardíaca ou respiratória, queimaduras na boca, sensibilidade dentinária e maior probabilidade de problema periodontal.

A ABO ressalta também que a boca é porta de entrada para bactérias e vírus. Cerca de dois bilhões de bactérias habitam uma única gota de saliva. Além delas, um vírus, o Epstein-Barr, que causa a mononucleose infecciosa, também conhecida como a doença do beijo. Basta apenas um contato direto da mucosa com a saliva contaminada para ser transmitido. Caracterizada por mal-estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação leve e transitória do fígado (hepatite). Como se trata de um vírus, é importante que o indivíduo não tenha baixa resistência imunológica, alimente-se e durma bem, consuma complementos vitamínicos e outros. Outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são a tuberculose e hepatite. Uma higienização oral frequente ajuda a evitar outros problemas, como a transmissão de cárie, que também se aproveita da troca de salivas. Outras doenças que podem ser mais facilmente transmitidas por via oral são a gonorreia, caracterizada por vermelhidão, ardência e prurido na mucosa, e a sífilis, ferida indolor no lábio ou língua. A visita regular ao cirurgião-dentista pode ser decisiva por facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças relacionadas à cavidade bucal.

Diversão com consciência e moderação!

Cirurgiã- Dentista, Especialista em Ortodontia

Professora e Digital Influencer

Membro da Comissão de Mídias Digitais e Sociais em Odontologia do CROSP

Compartilhando conhecimento e o amor pela profissão nas mídias.

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo...

Saúde Bucal

Profilaxia dentária: a eficácia no controle da placa bacteriana

Saiba como o Clinpro Prophy Paste 3M pode otimizar a profilaxia dentária,...