A Bichectomia na Harmonização Facial: Saiba tudo!

Harmonização Orofacial

A Harmonização Orofacial engloba diversos procedimentos que visam a harmonização da face, realçando os contornos e promovendo o rejuvenescimento. Dentre eles temos Bichectomia que tem sido muito estudada, e isso se justifica em decorrência dos resultados estéticos, dentre eles, a valorização da projeção do malar. 

Em estudo recente publicado na revista Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac.,mar. 2020 demonstrou alto grau de satisfação dos pacientes que realizam o procedimento e um baixo índice de complicações pós operatórias.  De tal forma que motiva os pacientes a realizarem o procedimento.  A partir disso reuni as principais dúvidas dos meus pacientes e alunos e trouxe para agregar conhecimento sobre esse tema.

O que é Bichectomia?

Bichectomia (ou Bichatectomia) ou Lipoplastia Facial é um procedimento cirúrgico intra-oral que consiste na remoção cirúrgica da porção bucal do corpo adiposo de Bichat, as Bolas de Bichat, situadas na região da bochecha do paciente.

A estrutura composta por tecido adiposo se encontra em um compartimento profundo anterior ao músculo masseter e superficial ao músculo bucinador, não utilizado como fonte de energia para os casos de emagrecimento. Ou seja, a pessoa pode perder peso e diminuir a quantidade de gordura do corpo, mas as Bolas de Bichat não diminuem.

O nome vem do anatomista e fisiologista Marie François Xavier Bichat, que em 1802 descreveu o corpo adiposo situado na face, que está localizado abaixo do músculo bucinador.

O procedimento cirúrgico é indicado para pessoas que estão insatisfeitas com o volume das bochechas e acabam se sentindo inseguras em relação ao contorno facial. 

Indicações do procedimento

Uma queixa bastante comum entre os pacientes que procuram o procedimento é a percepção do rosto largo ao sorrir e que, mesmo com o emagrecimento, as bochechas continuam volumosas. A prioridade antes da realização da Bichectomia é uma avaliação completa da face do paciente e exame clínico intra-oral incluindo a palpação das estruturas musculares.

Logo, deve ser observado se a largura facial está relacionada a volume da bola de Bichat ou a hipertrofia do músculo masseter. No caso de hipertrofia, optamos pela aplicação de toxina botulínica na musculatura causando afinamento facial.

Importante salientar que, por ser uma cirurgia com finalidade estética, o ideal é que seja realizada após completo crescimento da face. Caso o paciente tenha idade menor de 18 anos, pode ser realizado apenas com o consentimento dos pais e/ou responsável legal. 

Na Dental Speed é possível adquirir um termo de consentimento para Bichectomia, documento fundamental para cirurgiões-dentistas que realizam esse tipo de cirurgia.

Bichectomia x Simetria da face

Muitos pacientes têm dúvidas sobre conseguir um rosto mais simétrico com a Bichectomia, sendo assim é importante realizar uma avaliação das proporções e simetrias dos terços da face.  Uma vez identificado que a assimetria é causada pelo volume da bola de Bichata simetria pode sim ser reestabelecida com a cirurgia.

Outra dúvida bem comum é se o procedimento envelhece o paciente.  No entanto, anatomicamente falando, a bola de Bichat não é uma estrutura que participa da sustentação facial. Trata-se de uma gordura profunda e não tem função estrutural ou de sustentação, diferente das outras gorduras faciais que com o emagrecimento causam envelhecimento.

Em contrapartida, o que pode ocorrer é que, após a cirurgia, o paciente comece a notar outras regiões da face que irão chamar mais atenção do que o volume nas bochechas que foi removido. 

Dermocosméticos Dental Speed

Bichectomia Funcional 

Em pacientes que mordem as bochechas internamente na região inter-oclusal, a Bichectomia se faz muito importante. Afinal, lesões de repetição na mucosa oral podem ser prejudiciais, principalmente quando o processo de cicatrização do paciente é demorado.

Além disso, devido a frequência da ferida, elas podem gerar fibrose no local ou até mesmo pequenos tumores. 

O procedimento é rápido e fácil, podendo ser realizado sob sedação ou não, com anestesia local. Dura em média 1 hora e não deixa cicatrizes na face, pois a retirada da gordura é feita através de incisões pequenas dentro da boca.

Dependendo da técnica utilizada, corre-se o risco do comprometimento de inervação facial, causando danos sérios ao paciente.

Contraindicações da Bichectomia

A Bichectomia é contraindicada em pacientes com doença sistêmica grave, gestantes e lactantes e em pacientes que possuem transtorno dismórfico corporal.

Em pacientes com muita flacidez, outros procedimentos para lifting facial devem ser considerados juntamente com a Bichectomia. Ao mesmo tempo que em pacientes que apresentam sobrepeso, o resultado é menos perceptível. 

Pós-operatório

O pós-operatório é semelhante ao da extração dos terceiros molares e são necessários repouso e prescrição medicamentosa.

O paciente pode apresentar desconforto, inchaço, edema e hematoma. Apesar de a Bichectomia ser uma cirurgia que não apresenta grande desconforto, devemos sempre lembrar o paciente que ele está em um pós-cirúrgico e que todo cuidado é necessário para sua completa recuperação. 

De tal forma que os cuidados pós operatórios precisam ser bem esclarecidos pelo Cirurgião-Dentista e devem ser respeitados até a remoção dos pontos. 

Como foi possível ver, a Bichectomia é um procedimento simples, rápido e seguro que pode ser realizado dentro do próprio consultório. Mas, cabe aos profissionais avaliarem as necessidades e expectativas do paciente, a fim de evitar qualquer frustração.

Gostou do conteúdo? Avalie a matéria e compartilhe com colegas profissionais!

Aproveite para conhecer o portfólio completo para Harmonização Orofacial no site da Dental Speed: clique aqui.

Cirurgiã-dentista em Blog Dental Speed
Pela Universidade Federal de Uberlândia. Ortodontista e especialista em Harmonização Orofacial.Coordenadora de especialização em HOF. Mestranda pelo European Face Institute em Harmonização Orofacial
Dra. Lírian Mercaldi
Últimos posts por Dra. Lírian Mercaldi (exibir todos)

Artigos relacionados

Eletroterapia na Odontologia

Eletroterapia na Odontologia

Harmonização Orofacial
A eletroterapia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos, principalmente na especialidade de Harmonização Orofacial. Veja as principais características deste recuso terapêutico e os benefícios para a Odontologia.

Education Template