Página Inicial Especialidades Saúde Bucal 5 alimentos que colaboram com a Saúde Bucal dos Vegetarianos
Saúde Bucal

5 alimentos que colaboram com a Saúde Bucal dos Vegetarianos

Saúde Bucal dos Vegetarianos

Muitas são as razões que levam os indivíduos a adotarem a dieta vegetariana. Os principais motivos estão relacionados à saúde, à ética e aos direitos dos animais, ao meio ambiente, à fome, à economia e à religião. Durante as últimas décadas, estudos epidemiológicos têm documentado importantes e significativos benefícios do vegetarianismo e de outras dietas baseadas em alimentos vegetais para a saúde humana. Frequentemente, também me encontro na difícil posição de falar em relação a minha profissão.

Na área da saúde bucal necessitamos aumentar os estudos para termos um melhor embasamento científico. Pois bem, depois de três anos sendo vegetariano, cá estou para lhe dar 5 dicas de alimentos que colaboram com a saúde bucal.

Os melhores produtos em higiene oral estão aqui na dental speed - importância da Saúde Bucal

Dica 1: Cálcio 

As amêndoas são uma ótima fonte de cálcio, e é a mais benéfica que existe em coexistência com as vitaminas lipossolúveis D, A e K, que fazem o cálcio “funcionar”. O cálcio é um dos minerais mais importantes no corpo humano. Ele ajuda a formar e manter dentes e ossos saudáveis.

Dica 2: Vitamina K 

Fontes vegetais: folhas verdes escuras, como couve, espinafre e brócolis são ótimas para a saúde bucal. Para melhor absorção, é recomendável associa-las com uma boa fonte de gordura, como abacate. Ela é uma vitamina lipossolúvel essencial, da qual desempenha um papel importante na saúde óssea e cardíaca.

Dica 3: Fibras

Para colher esses benefícios, vale apostar em alimentos integrais; grãos como lentilha, grão de bico e feijão; legumes como abóbora e cenoura; e verduras como alface, agrião, aipo e maça. Ingerir refeições com mais fibras significa que o alimento será mastigado por mais tempo e esse contato dos dentes com as fibras ajuda a arrastar impurezas que ficam neles.

Dica 4: Castanhas e nozes 

As nozes são ricas em ômega 3 e a castanha em outros óleos naturais que ajudam a formar a uma película que diminui o poder das bactérias se fixarem ao esmalte dos dentes, minimizando a formação da placa bacteriana e o risco de desenvolvimento de cáries. Quando você fizer um lanche com estes alimentos, não se esqueça de enxaguar bem os dentes e usar fio dental para evitar que os restos grudem nos dentes.

Dica 5: Vitamina C

Pode ser encontrada nas frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, morango. Alguns legumes e vegetais também são ricos nessa vitamina, como o pimentão, rúcula, alho, espinafre e agrião.
Aproveitei o estilo de vida vegetariano para aprender e me educar sobre os nutrientes que os alimentos contêm. Sendo ou não vegetariano uma alimentação adequada é necessária e um nutricionista pode fazer recomendações interessantes para balancear a sua alimentação.

Finalizo com uma frase do Charles Colton: “A verdadeira amizade é como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos”.

Até a próxima matéria! 

Instagram: @nayohernandes

Youtube: www.youtube.com/nayohernandes

Cirurgião-Dentista
Especialista em Ortodontia
Especialista em Saúde Indígena

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Artigos mais lidosSaúde Bucal

Guia completo: escovas dentais manuais e elétricas

As escovas dentais são produtos essenciais para realização de uma boa higiene...

Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo...

Saúde Bucal

Profilaxia dentária: a eficácia no controle da placa bacteriana

Saiba como o Clinpro Prophy Paste 3M pode otimizar a profilaxia dentária,...