Página Inicial Universitários Manequim Odontológico: Como escolher o seu?
Universitários

Manequim Odontológico: Como escolher o seu?

Os manequins odontológicos são essenciais e fundamentais para o ensino da Odontologia, não apenas durante a graduação, mas também em cursos, atualizações e pós-graduações.

Nas faculdades de Odontologia, uma diversidade de manequins pode ser solicitada pelos professores para a realização de atividades laboratoriais e treinamento de especialidades como dentística, endodontia, prótese e periodontia, entre outras.

Diante da variedade de manequins odontológicos, precisamos estar atentos aos modelos disponíveis no mercado e entender se o manequim que possuímos atende às nossas necessidades. 

O que é um manequim odontológico? 

O manequim odontológico é um manequim utilizado por alunos de graduação e pós-graduação em odontologia para auxiliar os alunos no aprendizado da anatomia, oclusão dentária e na realização de procedimentos utilizando instrumentais odontológicos, como limas endodônticas, brocas de alta ou baixa rotação e materiais restauradores.

Manequim odontológico: o que é e quais suas principais funções

O manequim odontológico é um protótipo da boca, dos dentes e, em alguns modelos, de tecido mole de um paciente real.

Com eles, podemos realizar o treinamento de procedimentos odontológicos antes de realizar em nossos pacientes. Os manequins odontológicos podem ser acoplados a bonecos comumente chamados de Bob, que permitem a simulação de um atendimento com o paciente em posição horizontal.

Importância do uso do manequim odontológico

Um estudo de Forte et al. pesquisou a evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem utilizando manequins em Periodontia.

Em sua conclusão, demonstraram que houve aumento na autoconfiança e segurança dos estudantes após aprendizagem simulada em manequim em periodontia, com correlação entre esses quesitos e o desempenho prático.

Além disso, essa metodologia de ensino se mostrou ligeiramente mais valiosa para evolução desses quesitos quando comparada à experiência clínica inicial.

Isso comprova a importância da prática em manequim antes de realizar o procedimento no paciente.

Tipos de manequins odontológicos

No mercado, encontramos vários tipos de manequins odontológico que, dependendo do modelo adquirido, podem ser usados para diversas especialidades da Odontologia.

Veja a seguir quais são os principais modelos e suas indicações:

Materiais Dentários: 

O manequim de materiais dentários possui gengiva em silicone ou rígida e pode ser bastante similar a outros manequins.

Manequim Materiais Dentários 210.
Marca ORAIS

Apresenta cavidades em diferentes profundidades para o aluno aprender a manipulação dos produtos odontológicos e treinar as diferentes técnicas restauradoras.  

Dentística:

O manequim de dentística pode ser composto por dentes preparados, dentes artificiais sem preparo ou dentes cavitados para treinamento de preparos cavitários e técnicas restauradoras.

Manequim para Dentística.
Marca: ORAIS

Costuma ser bastante similar a outros manequins e útil para diferentes áreas da Odontologia, podendo ser confeccionado com gengiva em silicone ou rígida.

Periodontia: 

O manequim de periodontia apresenta dentes recobertos com tinta para realização de raspagem uniforme.

Manequim para Periodontia.
Marca: ORAIS

Os modelos costumam possuir gengiva em silicone para que seja possível a sua simulação e manipulação. Este manequim também é indicado para simular procedimentos cirúrgicos periodontais.

Prótese Total

Este manequim apresenta arcos desdentados superiores e inferiores, ou seja, é uma boca sem dentes, podendo ter diferentes formas de rebordo, permitindo a simulação de confecção de prótese total.

Manequim para Prótese Total.
Marca: PRONEW

Odontopediatria

Com dentes artificiais decíduos ou dentição mista para treinamento de procedimentos em odontopediatria.

Manequim para Odontopediatria
Marca: PRONEW

Prótese Fixa

O manequim de prótese fixa possui dentes artificiais sem preparo (hígidos) para treinar o preparo de prótese fixa, confecção de coroas parciais ou totais e próteses parciais fixas.

Prótese Removível

Já o manequim de prótese removível apresenta arcada superior e inferior com ausência de determinados elementos dentários, permitindo a confecção de uma prótese parcial removível.

Endodontia

Permite a adaptação de dentes naturais e artificiais para realizar a instrumentação de canais radiculares.

Manequim para Endodontia
Marca: ORAIS

Este manequim apresenta dentes com polpa artificial, permitindo o treinamento do tratamento endodôntico.

Implantodontia

São manequins que possibilita a manipulação de tecido ósseo artificial para o treinamento de implantes.

Manequim para Implantodontia
Marca: ROIC

Ortodontia: 

Também chamado de Typodont, é indicado para simular movimentos ortodônticos.

Anestesiologia:

São modelos que apresentam tecido mole em silicone artificial que viabiliza a manipulação e o treinamento das técnicas anestésicas.

Modelo para treinamento de sutura:

Modelo indicado para treinamento de sutura pós extração de enxerto conjuntivo e treinamento de sutura em corte gengival.

São modelos que apresentam tecido mole em silicone artificial de fácil manipulação para o treinamento de suturas.

Manequim para técnicas cirúrgicas menores

Indicado para treinar procedimentos realizados em cirurgia oral menor. Podem apresentar dentes para extração e gengiva artificial em silicone.

Manequim para Cirurgias
Marca: ORAIS

Manequim multidisciplinar:

É indicado para o estudo de diversas disciplinas, pois apresenta diversos tipos de simulação, que vão desde remoção de cáries, preparação de cavidades, e até mesmo preparação para próteses.

Manequim Multidisciplinar
Marca: ORAIS

Como limpar o manequim odontológico

Os manequins odontológicos não necessitam de cuidados especiais de limpeza. Neste caso, a higienização pode ser feita apenas com pano úmido e álcool 70%.

Encontre o manequim odontológico perfeito para sua prática clínica ou especialização

Como desmontar o manequim odontológico

A grande maioria dos manequins odontológicos não é desmontável, mas devem ser armazenados corretamente pois podem quebrar com facilidade, dependendo do modelo adquirido.

Quanto custa o manequim odontológico

O preço de um manequim odontológico pode variar de acordo com a quantidade de componentes do manequim, marca e sua finalidade.

Ou seja, dependendo se é um manequim para dentística ou para treinamento de cirurgia, por exemplo.

O valor investido costuma ser entre R$300 e R$700 em média, porém há uma grande variedade de produtos disponíveis.

Como escolher um manequim odontológico? 

Os professores indicam as opções de manequins odontológicos que serão utilizados nas aulas práticas. 

Nesse sentido, a com a quantidade de manequins utilizados na graduação depende de cada matéria estudada em um semestre. Sendo assim, é possível utilizar a base de um manequim e trocar somente os dentes. 

Além disso, outro fator importante são os manequins multidisciplinares, que podem ser utilizados em outras disciplinas do curso de Odontologia. 

Por isso é importante guardar seu manequim, para utilizá-lo durante o curso de graduação ou no curso de especialização, pois você pode aproveitá-lo somente repondo os dentes. 

Finalmente, podemos perceber que os manequins odontológicos são de extrema importância para o conhecimento e treinamento dos estudantes de Odontologia e de muita relevância para o processo de aprendizado.

Por isso, é sempre importante seguir recomendações de profissionais ou de professores na escolha de um manequim odontológico que atenda às suas necessidades.

Se você deseja adquirir uma manequim de qualidade e com condições de pagamento facilitadas, acesse o site da Dental Speed e confira o portfólio completo de manequins odontológicos e macromodelos.

Lá você encontra ofertas especiais, brindes exclusivos e entrega rápida em todo o Brasil. Conheça o Programa Universitários e tenha muitos benefícios em sua lista acadêmica!

Para saber mais sobre como otimizar os custos no curso de odontologia, leia: Afinal, quanto gasta um estudante de Odontologia?

Aqui na Dental Speed você encontra manequins odontológicos para diversas especialidades odontológicas! 

Você tem alguma dúvida sobre como escolher seu manequim? Escreva para nós nos comentários. 

Referência bibliográfica:

CHAGAS, P. H. ; STEFFENS, J. P. ; FORTE, M. I. . Evolução da autoconfiança e segurança de estudantes após aprendizagem simulada em manequins em Periodontia

MACROMODELO – Dental Speed. [S. l.], 1 jan. 2021. Disponível em: https://www.dentalspeed.com/moldagem-e-modelo.html. Acesso em: 17 out. 2022.

Texto escrito originalmente em 27 de maio de 2021 por Dra. Fernanda Skupien e reescrito no dia 30 de setembro de 2022 por Gabriel Gomes.

Publicado por
Gabriel Gomes

Universitário de Odontologia e dono do perfil de humor @loirodaodonto

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Universitários

Tudo sobre a lista acadêmica do Universitário de Odontologia 

Quais materiais devo priorizar? Qual a melhor marca? Vou usar todo esse...

Universitários

Kit acadêmico odontológico: veja como manter seu kit sempre novo!

O kit acadêmico é o primeiro equipamento odontológico com o qual um...

Universitários

Passei no vestibular de Odontologia, e agora?

Passou para a faculdade de Odontologia? Se você é calouro, saiba tudo...

Afinal, quanto gasta um estudante de Odontologia?
Artigos mais lidosUniversitários

Quanto um universitário de Odontologia gasta com materiais?

Quer saber quanto custa para ingressar no curso de Odontologia? Confira os...