Restaurações por setor em dentes posteriores

Dentística e Estética

Restaurações por setor em dentes posteriores com resina Charisma Diamond

Prof. Dr. André Marcelo Peruchi Minto
Especialista em Dentística Restauradora – APCD Araraquara
Mestre em Dentística – UNESP – Araraquara
Doutor em Dentística – FOUSP – São Paulo
Atua em Clínica Particular há 27 anos
Professor Responsável pelas Disciplinas de Dentística e Clínica Integrada da Universidade de Franca – UNIFRAN
Professor do Curso de “Especialização em Dentística” da FUNORP ( FORP-USP) 

A indústria odontológica alcançou em curto espaço de tempo altos níveis de avanço científico e tecnológico imediatamente aplicado no desenvolvimento de novos produtos que visam suprir as necessidades do cirurgião-dentista. O profissional do século XXI necessita de técnicas e materiais que facilitem o seu trabalho, visando à conservação das estruturas dentais.

Podemos destacar dentro do capítulo das restaurações estéticas posteriores, o surgimento de resinas compostas de baixa contração e baixo escoamento, resultantes do desenvolvimento de novos monômeros que compõem a matriz resinosa. Convém salientar que nem todo avanço tecnológico representa uma simplificação das técnicas, podendo ocorrer exatamente o oposto, exigindo do cirurgião-dentista vigilância permanente e aperfeiçoamento constante.

Qual a melhor resina composta para dentes posteriores?

A resina composta Charisma Diamond (Heraeus Kulzer) é uma das principais representantes dessa nova geração de compósitos, apresentando como principais características o baixo escoamento, facilidade de manipulação, alta resistência, além de excelente acabamento e estética.

A presença de monômeros multifuncionais proporcionam redução da contração e otimização da polimerização, e formação de cadeias cruzadas, elevando a resistência do material. Clinicamente, isto se traduz em economia de tempo, com a possibilidade inserção de incrementos maiores sem comprometer o resultado final da restauração, viabilizando a execução de restaurações múltiplas por setor sem modificações na técnica restauradora.

O presente caso clínico mostra a execução de restaurações múltiplas utilizando-se Charisma Diamond (Heraeus Kulzer) num mesmo tempo operatório, com inserção da resina pela técnica incremental, o que facilita a execução da escultura e a devida devolução da anatomia e da função.

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Está na hora de mudar de resina?

Está na hora de mudar de resina?

Odontologia
Produto essencial na rotina dos consultórios, a resina faz toda a diferença nos procedimentos. Que tal conferir a evolução das resinas? Entenda tudo o que você precisa saber sobre as resinas compostas, bem como suas classificações.
Técnicas de Clareamento Dental

Técnicas de Clareamento Dental

Odontologia
Para atender as necessidades do cliente/paciente que nos procura, precisamos saber orientá-lo corretamente sobre os procedimentos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e harmônico.

Education Template