Sabemos que os consultórios odontológicos costumam ter um grande consumo de água por conta dos procedimentos realizados pelos profissionais, desse modo um questionando muito importante é: como economizar água?

Afinal, a água é consumida pelo equipo, na lavagem e desinfecção de materiais,  em torneiras disponíveis no consultório e outros procedimentos.

Logo, além de ser uma questão de consciência ambiental, usar este recurso de forma mais consciente vai ajudar também no controle das finanças.

Ao passo que é fácil mostrar a sua preocupação com o meio ambiente, sem deixar de lado a qualidade da saúde bucal dos pacientes, separamos 5 dicas para economizar água no consultório odontológico.

Como economizar água?

1 – Atenção redobrada na água da cuspideira, pois é muito fácil de esquecer aberta. Mantenha ela ligada somente no momento que irá utilizar a água nos procedimentos, e não o tempo;

2 – Deixe a torneira fechada enquanto faz a limpeza dos instrumentais, enxague apenas no final;

3 – Tente realizar a troca de descargas por modelos mais econômicos e também as torneiras comuns do banheiro pelas que fecham sozinhas;

4 – Verifique a necessidade de reparos nos equipamentos hidrossanitários. Por exemplo: um vaso sanitário que continua vazando mesmo depois de esvaziar, pode desperdiçar até 200 mil litros de água em um ano;

5 – Coloque avisos orientando os pacientes para o consumo de água, e para manterem as torneiras fechadas, principalmente enquanto escovam os dentes, e, claro, faça isso você também;

Aviso na parede sobre economizar água

Em um futuro próximo, a água para o consumo de grande parte da população mundial poderá faltar, e pensando nisso hoje, no Dia Mundial da Água, nosso objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Todos os dias do ano, precisamos tomar atitudes que contribuam para a preservação e economia deste bem natural. Tenha consciência que economizar água é uma questão de rever pequenos hábitos, e seu consumo deve ser moderado tanto dentro, quanto fora do consultório. Vamos todos fazer a nossa parte!

5 dicas para economizar água no consultório odontológico

Conteúdo relacionado

Halitose: principais causas e tratamentos

Halitose: principais causas e tratamentos

Saúde Bucal
A halitose é um distúrbio muito comum na área odontológica, confira como ela é causada, suas principais características, diagnóstico e tratamento da doença!
Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

Saúde Bucal
A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo e, no Dia Mundial da Saúde Bucal, não podemos deixar de falar deste tema tão importante. Confira!