5 dicas para economizar água no consultório odontológico

Saúde Bucal

Como economizar água no consultório odontológico

Sabemos que os consultórios odontológicos costumam ter um grande consumo de água por conta dos procedimentos realizados pelos profissionais, desse modo um questionando muito importante é: como economizar água?

Afinal, a água é consumida pelo equipo, na lavagem e desinfecção de materiais,  em torneiras disponíveis no consultório e outros procedimentos.

Logo, além de ser uma questão de consciência ambiental, usar este recurso de forma mais consciente vai ajudar também no controle das finanças.

Ao passo que é fácil mostrar a sua preocupação com o meio ambiente, sem deixar de lado a qualidade da saúde bucal dos pacientes, separamos 5 dicas para economizar água no consultório odontológico.

Como economizar água?

1 – Atenção redobrada na água da cuspideira, pois é muito fácil de esquecer aberta. Mantenha ela ligada somente no momento que irá utilizar a água nos procedimentos, e não o tempo;

2 – Deixe a torneira fechada enquanto faz a limpeza dos instrumentais, enxague apenas no final;

3 – Tente realizar a troca de descargas por modelos mais econômicos e também as torneiras comuns do banheiro pelas que fecham sozinhas;

4 – Verifique a necessidade de reparos nos equipamentos hidrossanitários. Por exemplo: um vaso sanitário que continua vazando mesmo depois de esvaziar, pode desperdiçar até 200 mil litros de água em um ano;

5 – Coloque avisos orientando os pacientes para o consumo de água, e para manterem as torneiras fechadas, principalmente enquanto escovam os dentes, e, claro, faça isso você também;

Aviso na parede sobre economizar água

Em um futuro próximo, a água para o consumo de grande parte da população mundial poderá faltar, e pensando nisso hoje, no Dia Mundial da Água, nosso objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Todos os dias do ano, precisamos tomar atitudes que contribuam para a preservação e economia deste bem natural. Tenha consciência que economizar água é uma questão de rever pequenos hábitos, e seu consumo deve ser moderado tanto dentro, quanto fora do consultório. Vamos todos fazer a nossa parte!

Redatora em Blog Dental Speed
Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.
Gabrielli Nery Wandscheer
Últimos posts por Gabrielli Nery Wandscheer (exibir todos)

Artigos relacionados

Halitose: principais causas e tratamentos

Halitose: principais causas e tratamentos

Saúde Bucal
A halitose é um distúrbio muito comum na área odontológica, confira como ela é causada, suas principais características, diagnóstico e tratamento da doença!
Dia Mundial da Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal

Saúde Bucal
A Saúde Bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo e, no Dia Mundial da Saúde Bucal, temos de falar deste tema tão importante. Confira!

Education Template