Já imaginou receber um arquivo digital de alta precisão para confecção de uma restauração complexa? Ou produzir em poucas horas um trabalho que demoraria dias para ficar pronto?
Isso já é possível com a Odontologia Digital, o modelo de trabalho que veio para revolucionar a prática odontológica.
Nos laboratórios, essa abordagem promete transformar o dia a dia do técnico em prótese dentária (TPD) e de sua equipe, simplificando etapas como planejamento, desenho e confecção de próteses.
Continue a leitura e saiba tudo sobre Odontologia Digital, incluindo seus avanços em relação ao método tradicional e impactos positivos para os profissionais da área.
O que é Odontologia Digital?
A Odontologia Digital é uma nova abordagem focada no uso de equipamentos, softwares e técnicas avançadas que otimizam a prática odontológica.
Quando introduzida no laboratório de prótese, essa tendência possibilita ao TPD adotar fluxos de trabalho muito mais ágeis, previsíveis e eficientes.
Neste novo contexto, o profissional e sua equipe têm acesso facilitado às informações dos clientes e contam com o auxílio de softwares e equipamentos de alto desempenho para a confecção de seus trabalhos.
Entre esses recursos, destacam-se:
- Scanners intraorais;
- Fresadoras computadorizadas;
- Impressoras 3D;
- Softwares de planejamento e desenho;
- Sistemas de gestão e comunicação com o dentista;
- Dentre outras soluções digitais.
Diferença entre fluxo digital e tradicional no laboratório de prótese
A seguir, descubra as diferenças entre os fluxos tradicional e digital e impactos positivos para o laboratório de prótese.
Como funciona o fluxo tradicional?
- Dentista realiza a moldagem convencional no paciente, utilizando alginatos ou silicones;
- Moldagem física é enviado ao laboratório, geralmente via motoboy ou correio;
- No laboratório, a prótese é confeccionada de forma manual pelo TPD e o processo pode demorar alguns dias para ser concluído;
- Após finalizada, a prótese é enviada para o consultório, onde será realizada a prova no paciente;
- Em caso de reparos, a peça protética volta para o laboratório e o processo terá de ser repetido.
Como funciona o fluxo digital?
- A moldagem é substituída pelo escaneamento intraoral de alta precisão;
- O arquivo digital é enviado para o laboratório de forma online;
- No laboratório, a prótese é fabricada com o auxílio de softwares de desenho e fresagem ou impressão 3D, em tempo recorde;
- Após finalizada, a peça é enviada ao consultório para a prova no paciente e dificilmente apresentará necessidade de reparos.
Preencha o formulário abaixo para solicitar o contato de um especialista:
Principais vantagens de ter um fluxo digital no laboratório de prótese
O fluxo digital apresenta inúmeras vantagens em relação ao método tradicional de fabricação de próteses, como redução de custos, aumento da produtividade e minimização de erros.
A seguir, saiba mais sobre essas e demais vantagens.
Alta fidelidade e precisão
O escaneamento intraoral e os softwares com tecnologia CAD para planejamento e desenho permitem criar modelos digitais com alta fidelidade de cópia e riqueza em detalhes.
Previsibilidade dos trabalhos
É possível realizar análises, fazer simulações e escolher os componentes protéticos que serão utilizados, de forma prévia a fabricação, reduzindo riscos e imprecisões e trazendo mais previsibilidade aos trabalhos.
Redução de etapas e tempo de trabalho
A utilização de sistemas de manufatura auxiliada por computador (CAM), possibilita automatizar a confecção de peças, reduzindo etapas e aumentando a quantidade e qualidade dos trabalhos entregues.
Maior adaptabilidade das peças
A fidelidade de cópia e alta precisão apresentadas por peças fabricadas por impressoras e fresadoras, garantem estabilidade, resistência e melhor adaptação à boca do paciente.
Diversificação de serviços
Equipamentos de impressão 3D e fresadoras oferecem precisão excepcional na criação de peças, além de serem compatíveis com uma ampla variedade de materiais, como a zircônia.
Personalização
Os elementos protéticos podem ser personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, garantindo resultados altamente satisfatórios até mesmo em casos complexos.
Comunicação entre dentistas e laboratório
O acesso a dados e informações de clientes é facilitado pelo uso de softwares de planejamento e gerenciamento, melhorando a comunicação entre todas as partes envolvidas no processo.
Marketing e fidelização
A fabricação de próteses personalizadas e de alto nível destacam o seu laboratório no mercado odontológico, conquistando a preferência dos dentistas diante da concorrência e aumentando a fidelização.
Biossegurança no laboratório
O fluxo digital também é um grande aliado no controle da biossegurança do laboratório, reduzindo riscos de infecções cruzadas decorrentes do recebimento e manuseio de modelos físicos em gesso.
Por fim, pudemos perceber que a Odontologia Digital veio para facilitar a rotina do técnico em prótese dentária, reduzindo etapas de trabalho, aumentando a produtividade e garantindo a entrega de próteses mais precisas e satisfatórias.
Quer conhecer os equipamentos e softwares essenciais para introdução do fluxo digital em seu laboratório? Entre em contato com um especialista da Dental Speed pelo WhatsApp.
Nosso time está preparado para sanar todas as suas dúvidas em relação à odontologia digital, analisar a viabilidade econômica do seu negócio e oferecer condições de pagamento que cabem no seu bolso.
Confira nosso portfólio no site.
Talvez você também se interesse por:
Dicas para fidelizar clientes no laboratório de prótese
Saiba como utilizar o fluxo digital no laboratório de prótese
Deixe um comentário