O silicone de condensação polimeriza por meio da reação química de condensação, ou seja, forma uma macromolécula a partir de monômeros que reagem entre si.
É um material utilizado principalmente em moldagens que necessitam de precisão de detalhes, como por exemplo em casos clínicos de próteses total, prótese parcial, próteses sobre implante, registros de mordidas e coroas.
Ao longo do texto, conheça os principais indicações de uso, técnicas de moldagem e dicas para atingir o máximo de qualidade nos procedimentos clínicos utilizando o material.
Características do silicone de condensação
O silicone de condensação é um elastômero muito utilizado na Odontologia para moldagem, devido sua capacidade de reprodução de detalhes da cavidade oral, facilidade de manipulação e excelente custo-benefício.
É composto por uma pasta densa (também chamada de pesada), uma pasta fluida (também chamada de leve) e um catalisador universal que é utilizado para realizar a polimerização das duas pastas.
Portanto, é classificado em dois tipos:
- Pesado: pasta com massa densa.
- Leve: pasta com massa mais viscosa.
O silicone de condensação é indicado principalmente para casos clínicos de próteses dentárias, sejam elas removíveis, parciais e totais.
Desse modo, são exemplos de indicação de uso:
- Moldagens unitárias;
- Moldagens parciais;
- Moldagens totais;
- Próteses parciais removíveis;
- Próteses totais;
- Próteses fixas;
- Coroas do tipo onlays, inlays, overlays, registro de mordidas.
Complemente sua leitura 👉 Odontologia Digital como solução para o Técnico em Prótese Dentária
Conheça os benefícios do silicone de condensação
É um material extremamente versátil e que oferece diversas vantagens, tanto para o dentista quanto para seus pacientes, dentre suas características, podemos destacar:
- Fácil manipulação (com ou sem luvas);
- Alta resistência a deformação;
- Boa reprodução aos detalhes do modelo;
- Bom tempo de trabalho e de presa;
- Memória elástica mais ampla;
- Fácil de remover da cavidade bucal;
- Material atóxico;
- Baixo custo.
Diferenças entre silicone de condensação e silicone de adição
Os silicones de condensação e adição possuem a mesma função: criar moldes para reprodução de detalhes mais precisos em casos clínicos de prótese dental.
Mas, apesar de apresentarem propriedades elásticas similares e ambos serem usados para procedimentos de moldagem, esses materiais possuem diferenças consideráveis.
A principal diferença está no mecanismo de polimerização: o silicone de adição polimeriza por adição de moléculas e o silicone de condensação polimeriza por meio da reação química de condensação.
Outra diferença é sobre a manipulação do silicone de condensação: o profissional pode optar por usar ou não as luvas de procedimento. Em contrapartida, o silicone de adição não permite a manipulação usando luvas, pois interfere na polimerização do material.
Além disso, o silicone de condensação possui um preço mais acessível se comparado ao de adição, gerando uma economia considerável nos custos.
Por outro lado, silicones de adição apresentam maior precisão de detalhes e maior estabilidade dimensional do que os de condensação.
Os dois materiais apresentam excelentes características e cabe ao dentista escolher, de acordo com as necessidades e custo-benefício de cada caso clínico, qual o material mais indicado.
Técnicas de moldagem com silicone de condensação
Para ter sucesso na reprodução dos detalhes, o profissional precisa avaliar a saúde gengival, nitidez do preparo (se necessário, realizar afastamento gengival), remover resíduos de saliva e sangue e escolher a moleira adequada.
Ao utilizar o silicone de condensação, o Cirurgião-Dentista pode realizar duas técnicas de moldagem:
- Técnica em uma etapa ou dupla mistura: os dois tipos de massa (pesada e leve) são inseridas na moldeira de forma simultânea, ou seja, ao mesmo tempo.
- Técnica de moldagem em duas etapas: primeiro é feito um molde com a massa densa e depois a massa leve é inserida sobre o molde e realizada uma nova moldagem para registrar os pequenos detalhes.
Dicas importantes para a moldagem com silicone de condensação
Além de realizar moldagem utilizando a técnica adequada, é preciso se atentar à manipulação do silicone de condensação e sempre seguir as orientações indicadas pela marca fabricante.
A seguir, separamos 4 dicas importantes:
- Para obter a dose ideal do material é preciso preencher totalmente a colher e remover os excessos.
- Logo em seguida, deve-se pegar o material, colocá-lo sobre a palma da mão e realizar uma marcação com a colher de medida.
- Também é importante usar a quantidade correta de catalisador, seguindo as orientações do fabricante, para que material tome presa no tempo correto.
- As duas pastas devem ser misturadas com as pontas dos dedos, de acordo com o tempo estipulado pelo fabricante, para garantir uma mistura homogênea.
Após a realização da moldagem, para a biossegurança do dentista e do TPD, o profissional deve realizar a desinfecção do molde, seguindo as orientações da vigilância sanitária da sua cidade/região.
Conheça as principais marcas de silicone de condensação
O silicone de condensação é um material de moldagem com excelente custo-benefício e muito fácil de ser adquirido.
Hoje, existem diversas opções de marcas para atender as diferentes necessidades dos profissionais. Dentre as principais marcas de silicone disponíveis no mercado, podemos destacar:
Kit Silicone de Condensação Optosil – Kulzer
- Optosil da Kulzer é um dos mais conhecidos do mercado;
- Apresenta excelente reprodução de detalhes e hidrofilia, para moldagens altamente precisas;
- Atóxico e com leve sabor de menta, traz mais conforto o paciente.
Kit Silicone de Condensação Perfil – Vigodent
- Outro produto já consolidado no mercado é o Perfil da Vigodent;
- O material tem como principais características a baixa deformidade e alta recuperação elástica;
- Além disso, possui agradável sabor de menta que proporciona mais conforto durante o procedimento de moldagem.
Kit Silicone de Condensação Zetaplus
- O Zetaplus da Zhermack leva qualidade e alta precisão para suas moldagens em consultório.
- É resistente ao rasgamento, evitando retrabalhos e permitindo economia de tempo de cadeira e material.
- Altamente hidrocompatível, o que o torna efetivo até mesmo em ambiente bucal contendo sangue e saliva.
Kit Silicone de Condensação Clonage – DFL
- Clonage da DFL é outro silicone muito utilizado pelos profissionais de Odontologia, tanto na técnica simultânea quanto na dupla moldagem.
- É um produto resistente ao rasgamento, que apresenta alta fidelidade na reprodução de detalhes e fácil remoção da boca após a presa.
- Seu aroma de limão previne possíveis náuseas e enjoos durante a técnica. Também conta com Tecnologia High Comfort, que oferece mais maciez e conforto ao paciente.
Para ter sucesso nas moldagens com silicone de condensação, independente da marca escolhida, o profissional precisa seguir a orientação do fabricante nos seguintes quesitos:
- Utilizar a colher medidora para manipular o material denso;
- Utilizar quantidades iguais da pasta fluida e do catalizador;
- Controlar o tempo de trabalho, conforme consta nas instruções de uso;
- Vazar o gesso no tempo indicado pelo fabricante;
- Armazenar o produto em condições adequadas, conforme recomendado nas instruções de uso.
Agora que você já conferiu as indicações e benefícios do silicone de condensação, aproveite para conhecer os produtos para moldagem da Dental Speed!
No site você encontra silicones de condensação das melhores marcas, e pode realizar as suas compras de forma simples e prática.
Além disso, conta com excelentes benefícios, como pagamento parcelado, entrega rápida e um Programa Fidelidade com vantagens exclusivas, pois a Dental Speed é sua parceira na Odontologia!
Referências:
KULZER. [S. l.], 1 jun. 2023. Disponível em: https://kulzer.com.br/pt/pt/produtos/optosil-xantopren.html. Acesso em: 1 jun. 2023.SILICONE DE CONDENSAÇÃO: PRINCIPAIS USOS E INDICAÇÕES. Odontomega, [S. l.], p. 1-1, 25 ago. 2022. Disponível em: https://info.odontomega.com.br/silicone-de-condensacao-principais-usos-e-indicacoes/. Acesso em: 1 jun. 2023.
QUATRO passos para atingir o máximo em qualidade com silicones de condensação. Yller, [S. l.], p. 1-1, 6 set. 2018. Disponível em: https://www.yller.com.br/quatro-passos-para-atingir-o-maximo-em-qualidade-com-silicones-de-condensacao/. Acesso em: 1 jun. 2023.
SILICONE de Condensação – Vantagens e Desvantagens. Simpatio, [S. l.], p. 1-1, 6 set. 2018. Disponível em: https://simpatio.com.br/silicone-condensacao/#tipos-silicone-condensa%C3%A7%C3%A3o%22%3ESilicone%20de%20Condensa%C3%A7%C3%A3o%20-%20Vantagens%20e%20Desvantagens%3C/a%3E. Acesso em: 1 jun. 2023.
Messias, A.M.; Abi-Rached, F.O.; Souza, R. F.; Segalla, J.C.M.; Pinelli, L. A. P. ; Reis, J. M. S. N.
Rev. odontol. UNESP, vol.42, nEspecial, p.0, 2013
Deixe um comentário