Página Inicial Odontologia Como planejar e organizar o estoque dos materiais?
Odontologia

Como planejar e organizar o estoque dos materiais?

Como organizar os materiais da faculdade?

Você sabe o quanto é importante planejar e organizar o estoque dos materiais?

Começar um procedimento no paciente e descobrir de última hora que falta material, não é nada agradável. Compromete diretamente o seu rendimento, inclusive financeiro, pois essa situação coloca em cheque o profissionalismo de toda a sua equipe. Por mais jogo de cintura que você tenha numa circunstância dessas, os pacientes acabam percebendo o que aconteceu, e muitos deles enxergam este deslize como falta de organização e cuidado, o que pode ser terrível para a relação de confiança entre vocês.

Citando um exemplo meu, e talvez de muitos colegas que nos leem, vivo numa cidade que não tem dental com loja física, e no passado, me vi obrigado a desenvolver um mecanismo de sobrevivência para quem mora nos grandes centros: eu tinha uma mini-dental estocada no meu consultório.

Este fato aconteceu durante alguns bons anos e assim me dei mal muitas vezes. Controlar o estoque de tanto material não é simples, perdi muitos produtos (caros) por vencimento de seus prazos de validade e principalmente por falta de organização. Perdi dinheiro estocando mais do que eu precisava e fiquei com muita mercadoria, literalmente parada no armário.

Felizmente nos tempos atuais isso não é mais necessário! Aprendi a controlar melhor meu estoque. As facilidades de preço e prazos de entrega incrivelmente curtos das dentais online, como é o caso da Dental Speed Graph, facilitaram a minha vida e me permitem comprar materiais à medida que vejo meu estoque baixando. Com isto, evito gastos desnecessários, além de utilizar em meus pacientes produtos sempre novos.

O que estou querendo passar para vocês, é: pensem no estoque como o coração do seu negócio, ele tem que estar saudável para o bom funcionamento do restante da sua empresa.

Uma dica bacana e acessível, até para quem não tem muita habilidade com tecnologia, seria criar uma planilha no Excel, com o seu estoque de todos os produtos, o qual deve conter algumas informações:

  • Nome do produto;
  • Data de cadastro;
  • Estoque mínimo: você deve avaliar qual giro você tem de determinado produto para ajudar na organização e controle;
  • Prazo de entrega;
  • Estoque disponível;
  • Responsável: é importante registrar quem é responsável pelo controle, para seguir o fluxo da demanda.

A rotina deste novo processo deve ser muito bem traçada para manter a planilha com as informações atualizadas, e seguir com o objetivo de não ter mais faltas de produtos ou itens fora da validade. Seguir as diretrizes de organizar, controlar, cuidar e conhecer os produtos são essenciais para o sucesso.

Você também deve avaliar o espaço onde irá armazenar seus produtos, ele deve possuir fácil acesso, e visibilidade para melhorar o controle. Lembre-se de estocar o mínimo possível aqueles produtos cujo prazo de validade seja muito curto, e de deixar os produtos com prazo de validade próximos mais a frente, para serem usados primeiro.

Fique atento também para que o estoque esteja dentro do orçamento, ou seja, quanto ele estiver mais baixo, o investimento nos produtos deve ser melhor controlado. Tente acompanhar todos os dias seu estoque, apesar de contar com a ajuda do computador, essa ação lhe trará muitos benefícios.

Após organizar seu estoque, caso você não seja a única pessoa a usá-lo, treine a equipe e detalhe a estratégia usada para o controle, dessa forma ele ficará sempre preparado para o próximo paciente.

Pode ser difícil começar, pois requer tempo e uma organização que muitas vezes nós não temos, mas com certeza fica bem mais fácil gerenciar e planejar depois, proporcionando compras mais enxutas e eficientes.

Até a próxima !!!

Publicado por
Dr. Fabrício Figueiredo Mendes

Cirurgião-dentista Especialista em Ortodontia pelo Instituto Marcelo Pedreira, Fundador e Diretor da rede ORTHOclínicas e Autor do Blog Vida de Dentista.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....