Página Inicial Odontologia WhatsApp como estratégia de marketing na sua clínica
Odontologia

WhatsApp como estratégia de marketing na sua clínica

2110 capa blog
2110 capa blog

Estratégia de marketing na sua clínica odontológica

Você sabia que o WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil? Nosso país conta com uma média de 120 milhões de usuários ativos por mês no app, e esse número chega a 1,3 bilhões quando falamos em usuários no mundo.

É muita gente! E esses números só comprovam o quanto essa ferramenta pode ser uma grande oportunidade para fazer e divulgar negócios.

É um aplicativo que está na palma da mão da grande maioria dos seus pacientes (se não de todos), e com ele você pode promover seus serviços, sua clínica, e também se aproximar ainda mais de seus clientes, estimulando um relacionamento muito positivo (e até as indicações!).

Por isso, nossa equipe do Simples Dental começou a desenvolver campanhas de marketing automáticas através do WhatsApp para os nossos clientes.

Do mesmo modo, uma das motivações foi perceber que as taxas de abertura em mensagens de confirmação de consulta são maiores com o WhatsApp. Quando eram enviadas por SMS tinham uma taxa de abertura de 26%, enquanto no App a taxa chega a 72%.

Essa diferença mostra o quanto as pessoas estão conectadas com os seus smartphones e a importância de investir em canais que possuam essa tecnologia.

Quer saber como usar o WhatsApp nas suas estratégias de marketing? Então, continue lendo este post!

Simples Dental software odontológico

Fidelizando seus pacientes com marketing

Em primeiro lugar, eu gosto de pensar que meus pacientes se sentem acolhidos e valorizados na minha clínica, e consigo atingir esse objetivo quando trabalho em cima de campanhas que aumentem a fidelização dos meus pacientes. Porém, quando converso com outros dentistas, percebo que a maioria tem como objetivo no marketing apenas atrair novos pacientes, mas não podemos esquecer da importância daqueles que já existem na nossa carteira.

Segundo Kotler, considerado o pai do marketing, é de 5 a 7 vezes mais difícil conseguir uma venda com um novo cliente do que com um antigo. Logo a importância de usar o marketing a seu favor sem negligenciar os pacientes que você já conquistou. E não é segredo nenhum que o marketing evoluiu, e agora quem quer ter resultados com essa ferramenta precisa trabalhar muito mais a humanização dentro das suas ações.

Importante salientar que nossos pacientes cada vez mais querem sentir-se importantes e lembrados, e é a partir desse momento que sua lealdade começa a aumentar. E sabe o mais legal disso tudo? Não estou falando de campanhas absurdas com grande valor investido. Mensagens estratégicas e pensadas para momentos especiais podem ser uma grande oportunidade de você alcançar seu objetivo e alavancar seus resultados.

Portando, é nesse momento que entra o WhatsApp como estratégia de marketing.

O uso de mensagens em datas comemorativas, como aniversário e natal, ou em outros momentos, como o setembro amarelo e o outubro rosa, aumentam a identificação do seu paciente com a sua marca. Hoje em dia, já é possível criar essas campanhas de forma automática através de alguns Softwares, como é o caso do Simples Dental.

Por lá, nós montamos um planejamento estratégico de datas importantes que podem ser exploradas no nosso universo odontológico, e também temos a opção de campanhas para datas comemorativas como natal e aniversários. Assim, eu tenho certeza que vai ser muito mais fácil aumentar a fidelidade dos seus clientes e garantir todas as vantagens dessas ações de forma automática e estratégica.

Continue lendo para conhecer todas as vantagens de usar o WhatsApp nas suas campanhas de marketing!

Aumentando a receita da clínica com campanhas no WhatsApp

E como se não fosse suficiente, a importância de fidelizar seus clientes e deixá-los felizes também vai aumentar sua clientela. Alguns estudos apontam que um cliente satisfeito pode falar do seu negócio de forma positiva para 3 pessoas, enquanto um insatisfeito pode reclamar para até 9 pessoas. Por isso não esqueça: não existe “vendedor” melhor do que um cliente satisfeito!

Além do marketing boca a boca, a fidelização dos pacientes te ajuda a aumentar sua receita de outras formas, olha só:

  • Elas estimulam os pacientes a fecharem orçamentos com tickets maiores;
  • Os pacientes se sentem inclinados a voltarem mais vezes;
  • Seus clientes tendem a se relacionar por um tempo maior com sua clínica.

Portanto, com as campanhas de fidelização você terá pacientes comprando valores maiores, mais vezes e por um período mais longo, o que tornam essas ações uma incrível oportunidade para crescimento de receita.

Outra forma de você conquistar o objetivo de aumentar sua receita com o uso do WhatsApp são algumas mensagens com avisos importantes, como:

  • Confirmações de consulta automática;
  • Aviso para pagamento de boletos de cobrança ou inadimplência;

Como resultado, todas essas ações irão impactar positivamente o financeiro do seu negócio de uma forma prática, simples e assertiva usando o aplicativo mais famoso do Brasil.

Whatsapp é só um começo! Como automatizar ao máximo o marketing na sua clínica?

Não sei se você sabe, mas eu sou CEO do Simples Dental, o software de gestão mais usado na América Latina, e lá nós já estamos trabalhando com uma forma automática de entregar essas campanhas através do WhatsApp.

No sistema nós damos algumas opções de campanhas prontas. Dá uma olhada:

WhatsApp para consultório opdontológico

Infelizmente o próprio WhatsApp ainda não permite envio de mensagens personalizadas em massa, como funciona com o SMS. No App, é preciso ter a aprovação dos textos a serem enviados com antecipação.

Por isso, é interesse adquirir um Software que tenha essa automatização, assim você não precisa enviar todas aquelas comunicações que falamos ali em cima de forma manual e individual aos seus pacientes. O que faz a sua secretária ganhar mais tempo para poder trabalhar em outros pontos da gestão e atendimento da sua clínica. 

Se você quer saber mais sobre como a automatização de algumas tarefas pode ser a fórmula perfeita para você atingir seus objetivos, leia esse meu outro artigo Como atrair mais pacientes e alavancar suas vendas?

Com a campanha escolhida, você consegue definir para quem quer enviar a mensagem. Como por exemplo, para as pessoas que fazem parte de um determinado plano, por especialidades ou pelo gênero do seu público. O software também oferece a opção de envio de mensagem de aniversário para os aniversariantes cadastrados. 

Viu? São poucos clique e sua campanha está ativada e encantando clientes!

Conclusão

Se você leu até aqui, acredito que tenha entendido a importância de começar a usar as campanhas de marketing através do WhatsApp. Mas, vou fazer um breve resumo. Com essa ferramenta será possível você:

  • Automatizar mensagens em datas comemorativas;
  • Fidelizar clientes;
  • Enviar avisos sobre inadimplência ou cobrança de boleto;
  • Economizar tempo da sua secretária para focar em outras atividades;
  • E ainda aumentar sua receita com todos os benefícios!

Se você ficou interessado em dar mais esse passo na sua gestão, indico que conheça um pouco mais do Simples Dental. Tenho certeza que com a ajuda desse software você vai conseguir alavancar seus resultados de forma simples e rápida.

Foi um prazer passar um pouco do meu conhecimento sobre esse assunto nesse artigo e espero que esse conteúdo seja apenas o início da sua jornada incluindo o WhatsApp nas suas campanhas de marketing.

Publicado por
Dr. Ramon Maciel

Cirurgião-dentista, administrador de clínica e co-founder do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina. Viu que contas histórias é legal, mas fazer história é muito mais desafiador.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....

Odontologia

Tudo sobre evidenciadores de placa bacteriana

Evidenciadores ou reveladores de placa são grandes aliados do Cirurgião-Dentista na prevenção...