Vamos falar sobre Setembro Amarelo?

Conteúdo Especial

Estamos no mês que abraçou a campanha de conscientização para prevenção ao suicídio e saúde mental. O Setembro Amarelo traz um assunto importante que deve estar na rotina de conversas, tanto no meio profissional, como profissionais da saúde, quanto no pessoal. Estar atento à nossa saúde mental e de quem está na nossa vida é fundamental!

Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina – CFM. Por meio dela, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.

Segundo a ABP, “são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias psicoativas”.

Falar sobre esta campanha é falar sobre salvar vidas. É importante estar atento aos fatores de risco apresentados pelas pessoas ao nosso redor, conhece-los e saber como lidar é fundamental para dar o apoio necessário.

Os motivos que desencadeiam o suicídio geralmente estão associados:

  • Ao uso de álcool e drogas;
  • À desesperança e desespero: busca de sentido existencial, razão para viver, falta de habilidade de resolução de problemas;
  • Ao isolamento social, ausência de amigos íntimos;
  • Possuir acesso a meios letais;
  • À impulsividade.

Infelizmente, muitas vezes os transtornos mentais não são detectados ou não são tratados da foram correta. Por essa razão, ficar atento aos sinais é importante. Estar atento e saber quais atitudes tomar diante de uma situação de crise, trabalhar diariamente a compreensão, o não julgamento e a empatia é muito importante. A saúde mental é trabalhada diariamente.

A Dental Speed apoia a campanha do Setembro Amarelo e compartilha com você, profissional da saúde, esta importante mensagem.

Uma dica importante: você pode contar com o apoio de um voluntário do CVV ligando para 188 ou 141 (nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná). 

Artigos Relacionados

Saúde Bucal em Gestantes

Saúde Bucal em Gestantes

Saúde/Bem-estar
Chegou o mês das mamães! Apesar de eu não ser mãe, acredito que essa seja a fase mais bela de uma mulher! Tudo parece conspirar: o cabelo fica brilhoso, a pele sedosa e o sorriso radiante!
Mas, durante esse período, alguns cuidados são essenciais para a manutenção da saúde bucal daquela que, em breve, terá milhões de motivos pra sorrir de orelha a orelha!
Aplicativos que se transformam em sorrisos

Aplicativos que se transformam em sorrisos

Mercado
Com a popularização de smartphones e tablets, os aplicativos ligados à Odontologia, ajudam na prevenção e conscientização sobre os cuidados com a higiene bucal.