Abrir o próprio consultório odontológico é o sonho de muitos Cirurgiões-Dentistas, assim como de estudantes de Odontologia recém-formados. Muitas vezes o profissional acaba optando por abrir o consultório sozinho, contudo, devido a todos os investimentos necessários ao abrir uma empresa, uma ótima opção é fazer isso em sociedade.

Com um sócio também dentista, é muito provável que irão trabalhar juntos e conviver diariamente, além disso, terão que tomar todas as decisões da empresa em conjunto. Logo, a escolha do sócio é talvez um dos fatores mais importantes a serem analisados.

Mas antes de começar a dar algumas dicas, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha história com a Roberta, minha sócia.

Iniciamos a faculdade juntas e éramos duplas de clínica. É importante salientar que sempre nos demos muito bem, cada uma com o seu jeito e personalidade, mas sempre nos respeitando muito. Por isso, durante a graduação, percebemos que tínhamos um objetivo em comum: desejo de fazer uma odontologia mais humanizada. E assim, aconteceu! Depois de formadas na graduação, fizemos a especialização juntas onde fomos duplas novamente. Assim resolvemos abrir nosso próprio consultório, a empresa Dabus Abiati Odontologia!

A seguir, vamos dar algumas dicas para você fazer a escolha certa do seu sócio, sem interferir na amizade de vocês!

Respeito

Durante a graduação, percebemos que acima de tudo, tínhamos que ter o respeito. Mas como assim? Vamos explicar melhor!

Sabe quando há divisões de pacientes e procedimentos? Ou quando há divisão de auxiliar e dentista? Pois bem, nunca nos priorizamos individualmente e sim o aprendizado da dupla. Sempre nos respeitamos quando uma era dentista e a outra era auxiliar e vice versa. Ou seja, não ficávamos passando por cima ou criticando o trabalho uma da outra, principalmente na frente do paciente.

Combinamos o seguinte: quando uma fizesse algo que a outra não concordava, esperaria o paciente sair da cadeira para poder sugerir a mudança, tanto relacionado ao tratamento, como relacionado ao comportamento.  Quando se tratava da divisão dos procedimentos realizados, sempre nos revezávamos. Então por exemplo, se uma fez a última restauração, a próxima que faria a outra restauração. Se uma fez o ajuste do plano de cera da Prótese total, a próxima faria o próximo ajuste. E assim conseguimos ser uma dupla com muitas experiências positivas durante a faculdade, isso influenciou totalmente na decisão de abrir o consultório em parceria.

Sociedade

Para escolher seu sócio, é importante que se questionem sobre algumas coisas antes da abertura da empresa, por exemplo, como pretendem trabalhar? Irão dividir o mesmo espaço? Como será o investimento?

Outro fator importante de ser pontuado são as qualidades e dificuldades de cada sócio, é importante analisar:

  • comunicação;
  • criatividade;
  • organização;
  • disposição de tempo;
  • gestão dos negócios;
  • limpeza;
  • estilo;
  • entre outro.

É muito importante criarem a empresa antes no papel, com todos esses itens acima divididos e sabendo quais são as qualidades de cada um dos sócios. Depois que definirem tudo, mãos à obra. É hora de fazer a abertura da empresa!

 

Banner onde está escrito, conta com a gente

Amizade

Como vocês sabem, além de sócias, somo amigas. Mas afinal, como manter a amizade? Esse pode ser um desafio! Dependendo da forma que escolherem trabalhar, vocês irão passar mais tempo juntos do que com os próprios pais, irmãos ou companheiros. Por isso, conforme já citado, sempre priorizamos o respeito.

Logo no nosso primeiro dia de trabalho, combinamos o seguinte: sempre que uma estivesse chateada com a outra independente do motivo, não “deixaríamos pra lá”, e sim conversaríamos entre nós para não “acumular” os problemas. À vezes, acaba não sendo possível conversar no mesmo dia, afinal nem sempre dá tempo. No entanto, o importante é conseguir expor para o outro os seus sentimentos sobre determinadas situações.  Além disso, não podemos esquecer que nem todos os dias estamos 100% bem, todos temos problemas, mas o importante é sempre manter o respeito!

Gentileza

Sabe aquela famosa frase: gentileza gera gentileza? Pois bem! Realmente funciona! Ao passar dos anos de amizade e de sociedade (ao todo são 10 anos), percebemos que a gentileza é fundamental para um relacionamento saudável. A partir do momento que você for gentil e pensar no próximo, o mesmo acontecerá com você.

Financeiro

Essa dica é preciosa! Antes de fazer a abertura da empresa, saiba quais os objetivos e princípios do seu sócio! Até para saber se “combina” com os seus. Por exemplo, em relação ao pagamento dos impostos, pagamento de funcionários e pagamento do salário de vocês! Como irão fazer? Cada um terá um salário fixo e o que sobrar ficará para a empresa? Ou todo mês irão individualizar os lucros? O importante é sempre lembrar: o combinado, não sai caro. Escrevam tudo no papel, façam o planejamento juntos, façam planilhas, definam suas metas e assinem. Dessa forma, ambos estarão cientes do combinado.

E aí, gostaram das dicas? Esperamos que sim! Afinal, são 10 anos de amizade que construímos juntas com muito amor pela profissão, respeito e carinho pela outra!

 

Mariana Dabus e Roberta Abiati