Remoção de aparelho fixo e clareamento dental
Autor : Dr. Fábio Luiz Andretti
Relato estudo de caso clínico de clareamento:
Paciente de 29 anos de idade procura fazer clareamento dental após a remoção do aparelho ortodôntico fixo. Ela se queixava dos dentes amarelados e relatava sensibilidade dental apenas na região do primeiro molar superior esquerdo (26).
Aspecto inicial dos dentes logo após a remoção do aparelho ortodôntico e dos ‘restos’ do material utilizado para fixar os bráquetes.
Note o excelente estado de saúde gengival.
Após o diagnóstico e exame inicial, todas as causas de sensibilidade devem ser eliminadas ou controladas. A causa da sensibilidade do dente 26 foi constatada após profilaxia e exame clínico cuidadoso: uma provável lesão de abfração.
Após profilaxia e isolamento relativo adequado, um verniz à base de ionômero de vidro fotopolimerizável foi aplicado e polimerizado. Após as recomendações usuais de higiene e controle de hábitos alimentares, a paciente foi considerada preparada para receber o tratamento de clareamento dental.
Considerando que a paciente era extremamente colaboradora, que sua higiene era ótima e que o risco de sensibilidade dental era mínimo, foi proposta a utilização de peróxido de carbamida a 37% na moldeira, por apenas 20 minutos por dia, por apenas 2 semanas. Isto só é possível porque o peróxido de carbamida é extremamente seguro.
Essa técnica só pode ser utilizada em casos selecionados e nunca com peróxido de hidrogênio.
Note o resultado do clareamento após duas semanas de uso do gel. Após este período, a paciente utilizou uma seringa de gel a 16% (Power Bleaching 16%) por uma semana para assegurar um resultado mais longevo, melhor estabilidade e menor retorno de cor.
Além da satisfação com o resultado, a ausência de sensibilidade é uma das melhores experiências que os pacientes que procuram clareamento dental podem experimentar.
Aspecto dos dentes antes (esquerda) e depois (direita) do clareamento de duas semanas (apenas 20 minutos por dia).
A segurança dos géis clareadores à base de peróxido de carbamida (Power Bleaching, BM4) associada ao correto diagnóstico e seleção da melhor técnica garante um resultado seguro, previsível e confortável, tanto para o profissional como para o paciente.
Autor : Dr. Fábio Luiz Andretti
REFERÊNCIAS
Bernardon JK, Sartori N, Ballarin A, Perdigão J, Lopes GC, Baratieri LN (2010) Clinical Performance of Vital Bleaching Techniques. Operative Dentistry: Jan 2010, Vol. 35, No. 1, pp. 3-10.
Bernardon JK, Ferrari P, Baratieri LN, Rauber GB (2015) Comparison of treatment time versus patient satisfaction in at-home and in-office tooth bleaching therapy J Prosthet Dent: Dez 2015, Vol. 114, No. 12, pp. 826-830.
1 Comentário