Página Inicial Especialidades Ortodontia Ortodontia: uma das especialidades mais complexas
Ortodontia

Ortodontia: uma das especialidades mais complexas

Quando indicar aparelho autoligado para os pacientes?
Passos para um bom tratamento Ortodôntico

A Ortodontia é uma das especialidades mais complexas e fascinantes da odontologia. Indo além da estética – ela é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento da má posição dos ossos maxilares e dos dentes.

Está pensando em se especializar nessa área? Continue a leitura. A seguir, você vai conferir a importância dessa especialidade, a sua relação com as outras áreas da odontologia e por que se tornar um ortodontista.

O que é ortodontia?

A ortodontia é uma das especialidades odontológicas mais populares da atualidade, com o maior número de cirurgiões-dentistas especialistas – 32 mil profissionais inscritos, seguindo de endodontia – com aproximadamente 21.000 inscritos – e prótese dentária – com um pouco mais de 19.000.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), ela visa “a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilo-mandibular”.

O especialista em ortodontia possui uma ampla atuação na área, sendo responsável por:

  • Diagnosticar, prevenir, interceptar e fazer o prognóstico de más oclusões e disfunções neuromusculares que afetam os pacientes;
  • Planejar e executar o tratamento ortodôntico, através da aplicação de aparelhos mecânicos e funcionais, com o intuito de alcançar o equilíbrio funcional, estético e fisiológico da face;
  •  Atuar de forma integrada a outras especialidades, garantindo um tratamento completo e multidisciplinar.

A origem da ortodontia

Desde a antiguidade, dentes apinhados e irregulares têm sido um problema. As primeiras tentativas para corrigir essas desordens datam de, pelo menos, 1.000 anos a.C. através do uso de aparelhos ortodônticos rudimentares encontrados em escavações gregas e etruscas.

No entanto, a ortodontia só foi oficialmente reconhecida como uma especialidade odontológica no final do século XIX, graças ao trabalho de Edward Hartley Angle (1855–1930).

Considerado o pai da Ortodontia moderna, ele não apenas fundou a Angle School of Orthodontia, como também criou uma ferramenta de avaliação das más oclusões: a Classificação de Angle, publicada em 1899, que até hoje continua sendo utilizada.

Ortodontia na atualidade

Nesses mais de 100 anos, a ortodontia passou por grandes evoluções com o surgimento de novas correntes filosóficas e novas tecnologias. Porém, todas elas têm objetivos em comum: o diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

O que antes era visto apenas como um tratamento metálico para adolescentes, através do uso de aparelhos extrabucais, hoje, atende todos os públicos e necessidades, entregando tratamentos cada vez mais personalizados, funcionais e estéticos.

Ortodontia e outras especialidades: qual a relação?

Vale destacar que a Ortodontia está intimamente ligada a outras áreas da saúde. É quase que impossível desvinculá-la de especialidades médicas como a otorrinolaringologia e fonoaudiologia, por exemplo.

Essa tríade é fundamental não apenas para a correção dos sorrisos, mas para estabilidade e aumento da qualidade de vida dos pacientes ortodônticos. 

Ortodontia e sua atuação integrativa

Além disso, dentro da própria odontologia, o profissional precisa atuar de forma integrada com outras especialidades, uma vez que muitos dos problemas bucais existentes surgem da má posição dentária.

A avaliação ortodôntica, por exemplo, é imprescindível antes da realização de tratamentos estéticos e reabilitadores, enquanto a Implantodontia necessita de promoção de espaços/verticalizações de dentes antes de sua aplicação.

Ao mesmo tempo, a Periodontia associada a Ortodontia traz maior longevidade aos tratamentos. Isso também acontece na Odontopediatria, quando a percepção de uma má oclusão precoce permite uma interceptação do dentista.

Por que se especializar em ortodontia?

Existem muitas vantagens de se especializar nessa área, incluindo:

Transformação dos sorrisos

Como ortodontista, você pode acompanhar a transformação de um sorriso ao longo do tempo. Portanto, não apenas devolver a função e estética, mas também contribuir para o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Uso de novas tecnologias

A ortodontia é uma especialidade odontológica em constante evolução. Hoje, é possível contar com ferramentas para diagnóstico ortodôntico 3D, além de sistemas ortodônticos discretos, como os alinhadores invisíveis.

Alta demanda por tratamentos

A ortodontia não se restringe apenas a tratamentos de crianças e adolescentes. Os pacientes adultos já são o maior público dos ortodontistas – buscando, inclusive, soluções cada vez mais modernas, rápidas e pouco invasivas.

Visão funcional e interdisciplinar

Atualmente, tudo tende para diagnóstico funcional e interdisciplinar. O desenvolvimento dos arcos dentários, por exemplo, é apenas uma parte de um todo, fazendo com que a ortodontia se relacione com diversas outras áreas.

Possibilidades de atuação

Você pode trabalhar em clínicas particulares já estabelecidas ou abrir o seu próprio consultório. Outra opção é investir na carreira acadêmica ou atuar na área de pesquisa, desenvolvendo novas técnicas, produtos e tecnologias.

Como funciona a especialização em Ortodontia?

Para se tornar um ortodontista, é necessário fazer um curso de graduação em odontologia e, em seguida, ingressar em uma especialização na área que envolva tanto o fundamento teórico quanto as práticas em clínicas e laboratórios.

Segundo o CFO, o curso precisa ter uma carga horária mínima de 2. 000 horas, oferecer disciplinas obrigatórias e ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao final do curso, você estará apto a diagnosticar, planejar e tratar os diversos tipos de má oclusão. Lembrando que, para atuar oficialmente como especialista em ortodontia, é obrigatório fazer a inscrição no Conselho de Odontologia da sua região.

Neste conteúdo, vimos que:

  • A Ortodontia é a especialidade com o maior número de profissionais especialistas no Brasil;
  • Ela está diretamente relacionada a especialidades médicas de otorrinolaringologia e fonoaudiologia, além de diversas especialidades odontológicas;
  • A alta demanda por tratamentos, os avanços tecnológicos e várias possibilidades de atuação são alguns dos principais motivos para escolher a especialidade.

Por fim, se você está buscando uma especialidade que permite a integração com outras áreas, a personalização de tratamentos e a melhora da qualidade de vida dos pacientes, a ortodontia é, sem dúvida, a escolha certa.

Para saber mais sobre outras especialidades odontológicas, leia também:

Publicado por
Dra. Thalita Varela Galassi

Professora Coordenadora de Ortodontia Sociedade Paulista de Ortodontia: SPO. Cirurgiã-dentista pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ortodontia

Overjet e overbite na Ortodontia: Diferenças, diagnóstico e tratamento de maloclusões

Saiba mais sobre a diferença entre overjet e overbite na Ortodontia: entenda...

Ortodontia

Bráquete metálico ou estético: Qual indicar?

Na Ortodontia, assim como nas demais especialidades odontológicas, é cada vez mais...

casos clínicos na odontologia
Caso ClínicoOrtodontia

Caso Clínico: Classe I com mordida aberta anterior severa e refinamento

Entenda agora como o Dr. Thiago Slaviero resolveu o caso clínico de...