Página Inicial Especialidades Odontopediatria Dicas de Marketing Digital para Odontopediatras
Odontopediatria

Dicas de Marketing Digital para Odontopediatras

Quando indicar aparelho autoligado para os pacientes?
Passos para um bom tratamento Ortodôntico

O Marketing Digital tem se tornado cada vez mais necessário para os profissionais da Odontologia, afinal, ele é uma forma de se diferenciar nas redes sociais, mostrar como o seu trabalho é feito e engajar seus seguidores, com a intenção, é claro, de que eles se tornem seus pacientes.

Uma das estratégias do Marketing Digital é a criação de conteúdo para atrair clientes. Contudo, para os Odontopediatras que estão começando sua estratégia nas redes sociais, isso pode ser bem desafiador. O primeiro passo é conhecer o seu público, pois conhecendo ele, você passa a criar conteúdos cada vez mais assertivos e que visam um relacionamento duradouro. Assim, a chance do seu público optar pelos seus serviços é muito maior.

Por isso, selecionei as dúvidas mais frequentes que recebo dos meus alunos em minha Mentoria para Odontopediatras, afim de respondê-las.

Como realmente posso atingir meu público?

Primeiramente, pense que o lema do marketing digital é: Apareça para o mundo e ofereça uma solução.  Ou seja, entregue conteúdo do seu conhecimento nas redes sociais. Fale sobre o que você faz e pense em solucionar os problemas do seu público.

Existe um gatilho mental que eu considero um dos mais poderosos, o gatilho da reciprocidade. Ele fala, basicamente, que se você entregar algo de valor para uma pessoa, como um conteúdo, uma dica ou uma ajuda, ela se sentirá grata e irá sentir o desejo de te retribuir, ou seja, marcar uma consulta com você.

Como ter ideias para produzir conteúdo de Odontopediatria?

Acredito que a Odontopediatria é uma das especialidades mais “fáceis” de se criar conteúdo.

Pense que  dúvidas como “Quando devo levar meu filho ao dentista pela primeira vez” é um assunto que atinge a dor do seu prospecto*, afinal, ele pode não saber que o ideal é levar o filho (a) assim que nasça o primeiro dente. Vá por essa linha, pois este é apenas um dos diversos tipos de assuntos que você pode abordar.

Você também pode pedir ajuda ao seu público! Faça uma pesquisa por meio de uma caixa de perguntas nos stories do Instagram, perguntando, por exemplo, “O que você gostaria de ver no meu perfil?” ou “O que você gosta de ver por aqui?”. Lembre-se que o objetivo da rede social é gerar entretenimento para o público, então é feito por você, mas não para você.

Por isso, entenda o que sua audiência gosta de consumir e tenha em mente que a venda é a consequência da experiência que você vai entregar para o seu público nas redes sociais!

Qual a frequência que eu devo aparecer nas redes sociais?

Todos os dias, afinal “Quem não é visto, não é lembrado”.

Pense que, se você precisa construir autoridade, precisa aparecer todos os dias, seja no feed ou nos stories. Para ser lembrado pelas pessoas você precisa de consistência e frequência nas redes sociais.

Além disso, o Instagram, por exemplo, reconhece freqüência de postagens e uma página “abandonada” muitas vezes não tem o alcance desejado. Por isso, deixe a vergonha de lado e comece a aparecer em suas redes sociais!

Como eu vou conseguir fazer conteúdo para postar todos os dias?

A constância é um dos pilares do marketing digital e o planejamento é a chave de uma boa estratégia. Logo, é fundamental que você crie um calendário editorial e, de forma prévia, pense em todos os conteúdos que podem ser abordados durante o mês.

Assim como já mencionei, é importante levar em conta as dores do seus prospectos*, mostrar como o seu trabalho é feito, quais produtos e técnicas você utiliza, trazer informações relevantes e, além disso, as datas comemorativas também podem ser aproveitadas para incrementar o seu calendário de postagens.

Aposte também em fotos com os pacientes, seja na primeira consulta, inicio ou final de um tratamento, porque isso é uma prova social incrível.

E por fim, minha dica é: Seja você mesmo! Sabe aquela famosa frase: aja naturalmente? É disso que você precisa!

Pare de dar desculpas que não tem o que falar ou jogar a responsabilidade para uma agencia de marketing. O CONTEÚDO MAIS PODEROSO ESTÁ EM VOCÊ!!

E sabe porque eu tenho certeza que dá certo? Porque você é o maior propagador da sua mensagem, você vive sua marca, conhece seu público.

Você sabe cada detalhe do que você faz e vende, conhece cada objeção* e pode fazer muito conteúdo. Lembre-se de que ninguém sabe mais da sua marca do que você!

Glossário
*Prospecto: possível cliente
*Objeção: porque o cliente não compra de você.
Publicado por
Dra. Ariely Caramori

Cirurgiã-dentista pela Universidade Positivo, especialista em Odontopediatria e Saúde da família. Digital influencer e Mentora de marketing digital (CRO 25.234)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

1210 capa blog 1
Odontopediatria

O jeito Disney de encantar pacientes

Uma das coisas que a Disney mais preza durante a visita dos...

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

O alto risco da Hepatite na Odontologia
EspecialidadesOdontopediatria

Odontopediatria: pacientes com Síndrome de Down

Dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down,...

Dieta cariogênica na Odontopediatria
Odontopediatria

Dieta Cariogênica na Odontopediatria

Entenda a relação da saúde bucal com a alimentação e as principais...