Página Inicial HOF Como otimizar os resultados da harmonização orofacial?
HOF

Como otimizar os resultados da harmonização orofacial?

1901 capa blog
1901 capa blog

A harmonização orofacial é uma especialidade da Odontologia bastante requisitada pelos pacientes. O objetivo principal desta especialidade  é trazer o equilíbrio estético e funcional, além de prevenir e retardar o envelhecimento facial. 

Os principais procedimentos são: toxina botulínica, preenchimento facial, microagulhamento, bioestimuladores, lipo enzimática de papada, bichectomia, intradermoterapia e skin booster, 

Como é uma especialidade recente, surgem muitas dúvidas sobre como fazer o diagnóstico correto para otimizar os resultados. Uma boa análise facial é fundamental para o sucesso do tratamento. Mas você sabia que a saúde da pele pode influenciar no resultado do seu procedimento? 

Cada pele é única e por isso apresenta diferentes aspectos de hidratação e oleosidade. E de fato, ela pode sofrer interferência de fatores externos, como por exemplo a temperatura do ambiente e umidade do ar.  

 

Por onde começar? 

Fazer uma anamnese detalhada, analisar a mímica facial , realizar fotografia de todos os perfis do rosto e a utilização de recursos tecnológicos auxiliam no diagnóstico para que você possa definir seu protocolo e assim oferecer o melhor resultado para seu paciente. 

Além disso, a hidratação, oleosidade e elasticidade  da pele podem influenciar na absorção de fármacos, cosméticos e no processo de cicatrização, interferindo no resultado final da harmonização orofacial. 

Por este motivo, procedimentos realizados com preenchimento facial, microagulhamento, bioestimuladores, skin booster e drug delivery podem ter um resultado otimizado se o profissional souber a saúde da pele facial para utilizar o cosmético adequado e ter sucesso no procedimento. 

Logo, para saber se a pele apresenta o nível correto de umidade, oleosidade e elasticidade é indicado o uso de um aparelho analisador de pele digital.

 

Como usar o analisador de pele em harmonização orofacial?

analisador de pele facial é um aparelho que realiza o diagnóstico através do sistema de bioimpedância elétrica, que consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade (500 a 800µÄ) e de alta frequência (50kHz) que funciona como condutor. 

É com a resistência desse condutor à passagem de corrente que é gerado o resultado. Com apenas 5 segundos de contato com a pele o aparelho faz a leitura de todos os índices e apresenta os resultados no visor. 

Por ser preciso, rápido e leve é um aparelho fundamental para a indicação correta de cosméticos em protocolos e também para o tratamento home care. 

analisador-de-pele-facial-e-corporal-smart-analyzer-sgr17807a

Qual é a indicação de uso? 

O equipamento é ideal para profissionais que trabalham com harmonização orofacial.  É eficiente, com indicações corretas em protocolos precisos, sendo indicado no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente com índices da pele facial.

É indicado para analisar:

  • umidade da pele; 
  • Oleosidade da pele; 
  • Elasticidade da pele.

 

Quais as vantagens de analisar a saúde da pele? 

Uma vez que o profissional souber a saúde da pele antes de iniciar o procedimento, ele pode escolher qual cosmético terá um melhor resultado imediato.  Além de orientar cuidados após o procedimento e orientar o prazo de retorno para monitoramento dos resultados. 

O analisador é um auxiliar no diagnóstico e prognóstico, portanto deverá ser utilizado em conjunto com outros protocolos como anamnese e fotografias. Em relação ao equipamento, uma das suas vantagens é a versatilidade, porque pode ser usado em todos os casos, além da leveza e precisão.  

Temos outras vantagens como: 

  • Diagnóstico rápido e preciso; 
  • Excelente custo x benefício; 
  • Possui sistema de armazenamento temporário, sendo possível comparar os dados antes e após a realização do protocolo, provando assim a eficácia do tratamento. 

Como funciona o analisador de pele? 

O aparelho é colocado em contato com a pele e após 5 segundos, apresenta os percentuais para oleosidade e água da pele. O resultado é interpretado através de cores indicativas em verde, amarelo ou vermelho para indicar o nível de equilíbrio entre água e oleosidade. E, por fim aparece ícone em formato de rosto positivo (pele macia) ou negativo (pele áspera) para elasticidade da pele. 

 

Entenda cada cor: 

VERDE 

  • Desequilíbrio leve;
  • Não há a urgência de cuidados;  

VERMELHO 

  • Alto desequilíbrio;
  •  Urgência em tratamentos e cuidados; 
  •  

AMARELO 

  • Pele em pleno equilíbrio;
  • Sem necessidade de tratamentos urgentes, poréé aconselhável o acompanhamento.  

 

 

analisador de pele - harmonização orofacial

A tecnologia, associada à protocolos e acompanhamento do paciente, pode auxiliar em uma harmonização facial de sucesso e duradoura. Desta forma, associando protocolos, você garante um bom resultado estético e acompanha a necessidade de manutenção do tratamento.  

Aqui na Dental Speed vc encontra o Smart Analyzer – analisador de pele e muitos outros equipamentos e produtos para HOF. Quer saber mais sobre  harmonização orofacial? Então deixe agora suas dúvidas nos comentários!  

Equipe Dental Speed
Publicado por
Dra. Fernanda Skupien

Cirurgiã-dentista pela Universidade Paulista (UNIP), especialista em endodontia pelo Hospital Geral do Exército de São Paulo (HGESP) e especialista em marketing pela Universidade Mackenzie.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

HOF

Toxina Botulínica: você sabe realmente o que é mito e o que é realidade?

Confira fatos importantes sobre a toxina botulínica e os principais mitos e...

HOF

Preenchimento Labial: segurança, efetividade e resultado

Os lábios são uma parte importante da expressão facial e da beleza....

HOF

Fios faciais como parte do processo de indução de colágeno

Saiba mais sobre a utilização de fios faciais como parte do processo...

HOF

Harmonização Orofacial: procedimentos para o verão

Saiba quais são os procedimentos de harmonização orofacial mais procurados durante o...