A endodontia é uma das especialidades mais buscadas da odontologia. O dentista que escolher essa especialidade terá como principal missão preservar os dentes naturais, sempre que possível, promovendo saúde e qualidade de vida.
Para saber mais sobre essa área tão importante, continue a leitura. Neste texto, você vai conferir mais informações sobre o que é endodontia, por que ela é tão importante e como se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Sobre a Endodontia: o que é?
Endodontia é a especialidade odontológica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas a parte interna do dente – como a polpa dentária, os canais radiculares e os tecidos periapicais.
A rotina de um dentista endodontista envolve diversos procedimentos, incluindo tratamento de canal radicular, cirurgias endodônticas, retratamentos e atendimentos emergenciais.
Visão geral da especialidade
Dados de abril deste ano indicam que a Endodontia tem quase 20 mil especialistas inscritos no Conselho Federal de Odontologia (CFO).
A especialidade ocupa o 3º lugar no ranking das áreas com maior número de profissionais, ficando atrás apenas da Ortodontia (com cerca de 32 mil especialistas) e da Implantodontia (com aproximadamente 21 mil inscritos).
O que faz um endodontista?
Segundo o CFO, o especialista em endodontia está apto a realizar:
- Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
- Procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares;
- Procedimentos cirúrgicos para- endodônticos;
- Tratamento de traumatismos dentários.
Por que a endodontia é importante?
A endodontia é uma das principais especialidades odontológicas da atualidade. Entenda a sua importância para a saúde bucal e sistêmica dos pacientes.
Preserva o dente
O endodontista atua na remoção de bactérias e subprodutos presentes nos canais radiculares, interrompendo a infecção e preservando o dente, que continua saudável e funcional.
Previne complicações
O tratamento endodôntico evita que infecções se agravem e atinjam outras partes da boca e do corpo, promovendo não só a saúde bucal, mas também a saúde geral do paciente.
Evita procedimentos invasivos
Um atendimento endodôntico reduz a necessidade de intervenções invasivas, como cirurgias de extrações e implantes, que além de serem mais complexas e demoradas, representam um custo maior para o paciente.
Entenda 👉 Diagnóstico em endodontia: como fazer?
Especialização em endodontia: como funciona?
Para se tornar um endodontista, é necessário realizar uma especialização na área com carga horária mínima de 750 horas e que seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).
Essa formação capacita o cirurgião-dentista generalista a realizar diagnósticos, planejamentos, tratamentos e retratamentos endodônticos com segurança, precisão e o auxílio de novas tecnologias da área.
Além disso, existem cursos com foco em técnicas e procedimentos específicos, como:
- Uso de instrumentos rotatórios e reciprocantes;
- Cirurgias paraendodônticas;
- Reabilitações pós-tratamento endodôntico;
- Entre outros.
Como se diferenciar na área de endodontia?
A especialização em endodontia traz muitas oportunidades aos profissionais que escolherem seguir carreira nessa especialidade. Mas, é importante ir além da formação técnica para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Mantenha-se atualizado
Um curso de especialização é apenas o primeiro passo para um dentista que deseja construir uma carreira de sucesso na área.
É importante que você busque atualização constante, investindo em novos cursos, equipamentos e técnicas para oferecer o melhor tratamento e se manter competitivo.
Utilize novas tecnologias
Graças às técnicas e equipamentos avançados, os tratamentos endodônticos estão cada vez mais seguros e previsíveis para os pacientes.
Ao se especializar nessa área, será preciso adquirir produtos e equipamentos avançados, como instrumentais reciprocantes, motores endodônticos, microscópios e tomografia computadorizada.
Ofereça um atendimento personalizado
Oferecer um atendimento personalizado, que considera as necessidades e preferências individuais de cada paciente, é outro diferencial competitivo.
Ao proporcionar uma experiência positiva durante os seus tratamentos, você aumentará a satisfação dos seus pacientes, fortalecendo esse relacionamento a longo prazo e favorecendo indicações.
Crie uma rede de contatos
O networking permite ampliar a carteira de clientes, compartilhar experiências e fechar novas parcerias e negócios.
Para isso, participe de eventos, congressos e workshops, envolva-se com associações empresariais locais e marque presença no meio digital — com um site, Google meu negócio e redes sociais.
- Leia também: Networking: como ter sucesso na profissão dentista.
Neste conteúdo, vimos que:
- A Endodontia é uma especialidade com quase 20 mil profissionais inscritos no CFO;
- A pós-graduação em endodontia deve ter no mínimo 750 horas e ser reconhecida pelo MEC;
- A rotina de um endodontista inclui diagnósticos endodônticos, tratamentos de canal e outros procedimentos envolvendo a polpa e a raiz;
- Os métodos convencionais vêm sendo substituídos por uma abordagem mais moderna e tecnológica, melhorando a qualidade dos tratamentos.
Agora que você já conferiu tudo sobre a especialidade de Endodontia, pode decidir se essa é área certa para iniciar a sua trajetória na odontologia. Se continua com dúvidas, recomendamos a leitura de outros conteúdos do nosso blog:
A Dental Speed é sua parceira na odontologia. Conta com a gente para impulsionar a sua carreira na odonto, com conteúdos de qualidade, produtos inovadores e tudo o que você precisa para sua jornada de sucesso!
Fontes consultadas:
Deixe um comentário