Página Inicial Especialidades Ortodontia Aparelho metálico ou estético, qual indicar?
Ortodontia

Aparelho metálico ou estético, qual indicar?

É cada vez mais comum a procura pela máxima estética e discrição. Quem atua com Ortodontia já deve ter atendimento algum paciente procurando por aparelhos estéticos, ao invés do tradicional metálico.

Porém, as diferenças entre os bráquetes metálicos e estéticos não são apenas cor ou preço. Muitas peculiaridades e requisitos devem ser analisados na hora de considerar qual a melhor solução para cada paciente.

Por isso, além da minha opinião de mais de 15 anos atuando em Ortodontia, pra poder relatar quais são as principais diferenças entre aparelhos estéticos e metálicos, trouxe também uma breve pesquisa feita com meus alunos e alguns colegas.

Ofertas de produtos de Ortodontia dental speed

Diferença entre bráquetes cerâmicos (estéticos) e metálicos

Resistência

A principal diferença observada diz respeito à resistência das peças. Os bráquetes estéticos têm maior tendência a fratura de aletas e ganchos durante o processo mastigatório. 

Bráquetes metálicos são naturalmente mais maleáveis e aceitam melhor, sem fraturar, pressões excessivas que possam ocorrer.

Colagem das peças

A soltura de peças é um problema que pode estar diretamente relacionado ao processo de colagem do aparelho.

Apesar disso, aparelhos estéticos apresentam índice de soltura até 25% maior quando comparado ao metálicos.

Atrito

Apesar do ótimo polimento e acabamento das peças, dependendo da mecânica utilizada, o contato entre o metal dos arcos e o material estético dos bráquetes gera um atrito maior que o que ocorre nos aparelhos metálicos.

Isso pode dificultar a evolução dos casos, pois diminui a velocidade de retrações.

Melhor bráquete para casos de retração

Muitos cirurgiões-dentistas não recomendam o uso de bráquetes estéticos para casos onde o planejamento envolve retrações.

No entanto, já existem novas soluções, como o Iceram Slot Metálico que associa estética com redução do atrito necessário para uma retração rápida e efetiva.

Bráquetes Orthometric

Durante certo tempo, experienciei muitos problemas com quebras de aletas e ganchos, além da soltura de peças, mas, depois que passei a utilizar a linha Iceram da Orthometric, notei sensível melhora.

A composição das peças é resistente e a sua base mais côncava encaixa-se melhor à face vestibular convexa dos dentes, minimizando a interface de resina entre eles, aumentando consideravelmente a probabilidade de sucesso das colagens.

Orthometric Bráquetes Ortodônticos

Particularmente, recomendo o bráquete metálico Orthometric Premium Elite Bidimensional, pois, com ele preencho totalmente o slot das peças com altura 0,018 ao inserir um arco com altura 0,018. Isso é fundamental para a expressão perfeita dos torques e angulações da prescrição.

Independente da escolha, metálicos ou estéticos, o mais importante é que o material utilizado, é saber a indicação de cada opção disponível no mercado e a confiabilidade de cada fabricante.

Lembre-se que seus pacientes não conseguem mensurar os resultados de cada uma das opções previamente e a responsabilidade do cirurgião-dentista é de orientar e definir o que melhor se adequa aos objetivos de cada tratamento.

Publicado por
Dr. Fabrício Figueiredo Mendes

Cirurgião-dentista Especialista em Ortodontia pelo Instituto Marcelo Pedreira, Fundador e Diretor da rede ORTHOclínicas e Autor do Blog Vida de Dentista.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Ortodontia

Saiba tudo sobre a relação entre ortodontia e oclusão dentária

A oclusão dental é a relação funcional estabelecida entre os dentes superiores...

Ortodontia

Mitos e verdades da Ortodontia

Conheça os maiores mitos envolvendo a Ortodontia e como você, cirurgião-dentista, pode...

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso
Ortodontia

Fios Ortodônticos: diferenças, evolução e uso

Confira tudo que você precisa saber sobre fios ortodônticos para fazer a...

Está na hora de mudar de resina?
Dentística e EstéticaOrtodontia

Está na hora de mudar de resina?

Produto essencial na rotina dos consultórios, a resina faz toda a diferença...