Página Inicial Gestão e Marketing A importância da contabilidade no consultório
Gestão e Marketing

A importância da contabilidade no consultório

Como fazer um plano de marketing da clínica odontológica?

A importância da contabilidade no consultório odontológico

Primeiramente, é indispensável que o profissional planeje cuidadosamente cada um de seus passos. A forma mais adequada para isso é a elaboração de um plano de negócios detalhado, que defina se atuará como profissional liberal autônomo ou constituirá uma pessoa jurídica.

Em ambas as modalidades, o profissional deve procurar um escritório de contabilidade ou um contador para verificar os aspectos legais e tributários e para que as resoluções existentes na área da Odontologia sejam cumpridas, para evitar problemas.

A obrigatoriedade de registro nos Conselhos Regionais de Odontologia da jurisdição em que atuam também é indispensável, assim como a liberação da vigilância sanitária. Sugere-se também consulta à Prefeitura do município onde o consultório será instalado para reconhecimento das exigências legais.

Além dos aspectos legais, inerentes à constituição e manutenção do consultório, preocupar-se com os aspectos contábeis é de suma importância para que seja possível uma gestão tributária.

Despesas fixas e variáveis

Regra número 01: tudo que é do consultório deve permanecer na conta do consultório, mesmo que esta seja apenas contábil. O consultório possui despesas com materiais, funcionários, impostos e com o próprio dentista. Mesmo que seja um consultório constituído por profissional liberal autônomo, essa divisão facilita a gestão e evita encargos desnecessários.

Tudo deve estar anotado, de custos fixos como aluguel, telefone, luz, água, salários de funcionários, condomínio, impostos a custos variáveis, como compra de materiais, gastos com manutenção de equipamentos etc.

Gestão tributária

Com esta conta em mãos, o dentista sabe exatamente quanto seu consultório custa e poderá, então, implementar a gestão tributária adequada desde o início das atividades.

Para que o consultório prospere, é indispensável que a gestão tributária seja implementada ainda na escolha por um tipo jurídico ou o regime de tributação deste.

Contabilidade

Destaca-se aí o papel do contabilista nesse processo de educação tributária. O contador é o profissional responsável pela geração de informações sobre o patrimônio da empresa, evidenciando a sua situação econômica e financeira. Assim, não basta apenas apurar os impostos e gerar guias de recolhimento. Ele deve ter também um papel-chave na construção de uma rotina de gestão de tributos.

Especialmente no início de um negócio, quando os empreendedores não possuem, na maioria dos casos, o conhecimento necessário da legislação tributária, o contador deve expor com clareza as opções disponíveis para a tomada de decisão, indicando as vantagens e desvantagens de cada caminho.

De maneira geral, a Gestão Tributária é a principal arma dos pequenos empreendimentos contra a voracidade do fisco. Portanto, procure um contador antes de começar suas operações.

Publicado por
Isabelle Buzzi

Formada em Design Industrial pela UNIVILLE, com especialização pela ESPM. Analista de Produção de Conteúdo, Social Media com foco em conteúdo na área odontológica desde 2015.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...