Atendimentos inclusivos são fundamentais e o consultório odontológico pode se tornar um grande desafio se não for pensado para receber todos.

As pessoas com deficiência já trazem consigo um alto grau de exigência no atendimento devido a toda as características de mobilidade, saúde ou comportamento.

Logo, estar preparado para tornar a visita ao consultório em uma experiência positiva para eles também é indispensável. 

Aqui vão algumas dicas de como você pode adaptar a sua cadeira e atender melhor o paciente PCD: 

Acessórios 

Tenha à mão um estoque de apoio de cabeça e rolos de espuma para que você posicione o paciente da melhor maneira na cadeira. Se o problema for principalmente nas costas e pescoços, avalie a melhor posição para que você tenha acesso e visão de toda a boca. 

Movimentação 

Certifique-se que a cadeira está na altura ideal para ele e libere o espaço ao redor para que nada atrapalhe a transferência. 

Amarras? Sim, não, quando? 

Usar amarras pode ser um ponto sensível no atendimento já que o paciente pode se tornar ainda mais agitado. Avalie a situação com antecedência e verifique: o paciente tem movimentação involuntária de alguma parte do corpo ou espasmos? Pode ser violento? Com isso mapeado é hora de conversar com o cuidador e com o paciente (se possível).

Pergunte de experiências anteriores e de como eles gostariam de abordar essa situação. Escolha modelos de algodão e com amortecedores para machucar o menos possível e só amarre quando o paciente estiver tranquilo e não no momento da agitação. Converse com ele durante toda essa preparação para que ele se sinta confiante e envolvido. 

Tudo pronto? Hora de começar o procedimento! Não esqueça de ajustar a luz e a bandeja para que ele não bata sem querer e comece o atendimento. Faça pequenas pausas para conferir se ele está bem acomodado. Confira se o sugador está bem colocado para que ele não engasgue. 

No fim do atendimento, volte a cadeira a posição inicial e com calma ajude-o a se levantar. 

Tem outras dicas como essa? Deixe nos comentários.

Equipe Dental Speed

Conteúdo relacionado