Atendimentos inclusivos são fundamentais e o consultório odontológico pode se tornar um grande desafio se não for pensado para receber todos.

Os pacientes portadores de deficiência já trazem consigo um alto grau de exigência no atendimento devido a toda as características de mobilidade, saúde ou comportamento.

Logo, estar preparado para tornar a visita ao consultório em uma experiência positiva para eles também é indispensável. 

Aqui vão algumas dicas de como você pode adaptar a sua cadeira e atender melhor o paciente PCD: 

Acessórios 

Tenha à mão um estoque de apoio de cabeça e rolos de espuma para que você posicione o paciente da melhor maneira na cadeira. Se o problema for principalmente nas costas e pescoços, avalie a melhor posição para que você tenha acesso e visão de toda a boca. 

Movimentação 

Certifique-se que a cadeira está na altura ideal para ele e libere o espaço ao redor para que nada atrapalhe a transferência. 

 

Amarras? Sim, não, quando? 

Usar amarras pode ser um ponto sensível no atendimento já que o paciente pode se tornar ainda mais agitado. Avalie a situação com antecedência e verifique: o paciente tem movimentação involuntária de alguma parte do corpo ou espasmos? Pode ser violento? Com isso mapeado é hora de conversar com o cuidador e com o paciente (se possível).

Pergunte de experiências anteriores e de como eles gostariam de abordar essa situação. Escolha modelos de algodão e com amortecedores para machucar o menos possível e só amarre quando o paciente estiver tranquilo e não no momento da agitação. Converse com ele durante toda essa preparação para que ele se sinta confiante e envolvido. 

Tudo pronto? Hora de começar o procedimento! Não esqueça de ajustar a luz e a bandeja para que ele não bata sem querer e comece o atendimento. Faça pequenas pausas para conferir se ele está bem acomodado. Confira se o sugador está bem colocado para que ele não engasgue. 

No fim do atendimento, volte a cadeira a posição inicial e com calma ajude-o a se levantar. 

Tem outras dicas como essa? Deixe nos comentários.

Equipe Dental Speed

Artigos sobre Odonto

Principais síndromes na Odontologia

Principais síndromes na Odontologia

Odontologia
Você sabia que algumas síndromes podem manifestar seus primeiros sinais na cavidade bucal? Nesta matéria, a Profaª Dra. Natália Galvão fala mais sobre elas!