Página Inicial Gestão e Marketing Livros no consultório podem trazer o prazer da leitura
Gestão e MarketingOdontologia

Livros no consultório podem trazer o prazer da leitura

post novo livro
post novo livro

Sempre acreditei que o bom profissional é aquele que corre atrás de conhecimento para seus pacientes. Este conhecimento, podemos buscar de várias formas… Dentre elas a leitura de artigos e livros. O mercado de trabalho está acirrado e precisamos estudar e nos atualizar para nos destacarmos em meio há tantos profissionais. Essa informação gera conhecimento permitindo uma constante evolução durante o trabalho.

Com a correria do dia a dia nem sempre fica fácil sair do consultório para cursos e congressos (faço o máximo para tentar isso), entretanto se acrescentarmos hábitos diários podemos adquirir conhecimento sem sair do consultório. Otimizar o tempo é algo que gosto de fazer sempre que tenho um horário vago no trabalho. Para o hábito da leitura dar certo precisamos de muita perseverança  por ser algo que muitos acham difícil e até chato mas quanto você faz  logo deixa de ser algo pesado e se tornará algo prazeroso.

Uma ótima dica de leitura é: “Pequenos movimentos dentários com mini-implantes, livro de Hyo-Sang Park”. Neste livro descreve o auxílio no tratamento ortodôntico, na reabilitação protética e no preparo para implantes. Na Ortodontia a ancoragem é fundamental. No dia a dia do consultório sempre vejo essa necessidade. E o uso de mini-implantes na forma de ancoragem tem sido a escolha preferida. Este protocolo já é uma realidade, principalmente nos pacientes adultos, os quais são mais relutantes na utilização de aparelhos extrabucais. O papel ods mini-implantes tem sido crescentemente popularizado e tem redefinido a ortodontia convencional.

Prefiro utilizar algo em relação a sua taxa de sucesso. Em estudos anteriores, o autor relatou taxa de sucesso em três publicações e a mesma variou de 82 a 93,3%. Os dois estudos seguintes, feitos em 2003 e 2006, revelaram uma taxa de 93% de sucesso (Park, 2003 e 2006). Isso expressa o fato de que quanto mais experiência, maior pode ser a taxa de sucesso.

Precisamos de muito estudo para colocar em prática novas tecnologias. Tudo que for para o melhor desenvolvimento em relação ao tratamento do paciente deve ser considerado. Essa evolução constante da odontologia é fascinante e devemos aproveitar todas as oportunidades para crescermos como profissional. E finalizo este texto com a frase do Lao-Tsé: “Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias”.

E você. Conte-me… Qual livro está lendo no consultório? Já faz essa prática ou pretende fazer?

Envie seu comentário… Vamos compartilhar conhecimento.

DrNayo Hernandes. Cirurgião-Dentista. Ortodontista e Especialista em Saúde Indígena.

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...