Sempre acreditei que o bom profissional é aquele que corre atrás de conhecimento para seus pacientes. Este conhecimento, podemos buscar de várias formas… Dentre elas a leitura de artigos e livros. O mercado de trabalho está acirrado e precisamos estudar e nos atualizar para nos destacarmos em meio há tantos profissionais. Essa informação gera conhecimento permitindo uma constante evolução durante o trabalho.
Com a correria do dia a dia nem sempre fica fácil sair do consultório para cursos e congressos (faço o máximo para tentar isso), entretanto se acrescentarmos hábitos diários podemos adquirir conhecimento sem sair do consultório. Otimizar o tempo é algo que gosto de fazer sempre que tenho um horário vago no trabalho. Para o hábito da leitura dar certo precisamos de muita perseverança por ser algo que muitos acham difícil e até chato mas quanto você faz logo deixa de ser algo pesado e se tornará algo prazeroso.
Uma ótima dica de leitura é: “Pequenos movimentos dentários com mini-implantes, livro de Hyo-Sang Park”. Neste livro descreve o auxílio no tratamento ortodôntico, na reabilitação protética e no preparo para implantes. Na Ortodontia a ancoragem é fundamental. No dia a dia do consultório sempre vejo essa necessidade. E o uso de mini-implantes na forma de ancoragem tem sido a escolha preferida. Este protocolo já é uma realidade, principalmente nos pacientes adultos, os quais são mais relutantes na utilização de aparelhos extrabucais. O papel ods mini-implantes tem sido crescentemente popularizado e tem redefinido a ortodontia convencional.
Prefiro utilizar algo em relação a sua taxa de sucesso. Em estudos anteriores, o autor relatou taxa de sucesso em três publicações e a mesma variou de 82 a 93,3%. Os dois estudos seguintes, feitos em 2003 e 2006, revelaram uma taxa de 93% de sucesso (Park, 2003 e 2006). Isso expressa o fato de que quanto mais experiência, maior pode ser a taxa de sucesso.
Precisamos de muito estudo para colocar em prática novas tecnologias. Tudo que for para o melhor desenvolvimento em relação ao tratamento do paciente deve ser considerado. Essa evolução constante da odontologia é fascinante e devemos aproveitar todas as oportunidades para crescermos como profissional. E finalizo este texto com a frase do Lao-Tsé: “Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias”.
E você. Conte-me… Qual livro está lendo no consultório? Já faz essa prática ou pretende fazer?
Envie seu comentário… Vamos compartilhar conhecimento.
Dr. Nayo Hernandes. Cirurgião-Dentista. Ortodontista e Especialista em Saúde Indígena.
Deixe um comentário