A prática odontológica é muito mais antiga do que se imagina, tendo começado nas civilizações antigas, quando técnicas rudimentares já eram utilizadas para tratar problemas dentários.
Quer saber mais sobre as origens da odontologia? Acompanhe este conteúdo. Vamos explicar como tudo começou, quem foram os primeiros dentistas e até onde nós chegamos com as principais universidades da atualidade.
Os primeiros registros da odontologia
Os primeiros registros da odontologia datam de 3500 a.C., na Mesopotâmia. As inscrições da época mencionam um verme responsável pela deterioração da estrutura dentária, chamado de gusano dentário.
Na época, o tratamento era associado a práticas religiosas e “mágicas”. Acreditava-se que por meio de rituais, orações e uso de substâncias naturais, os vermes seriam expulsos, aliviando a dor do indivíduo.
A prática odontológica também passou pela Grécia antiga, com relatos de Hipócrates, “Pai da Medicina”, sobre doenças que hoje fazem parte do universo odontológico, como cáries, abscessos e má oclusão.
E os cirurgiões barbeiros?
Já na Europa Medieval, a partir do século XII, surgiram os cirurgiões barbeiros, trabalhadores que atendiam nos monastérios e acabavam aprendendo técnicas cirúrgicas, como sangrias e extrações dentárias.
O trabalho era considerado inferior pelos médicos formados nas universidades. Por isso, os próprios barbeiros acabavam realizando esse tipo de atividade. Ou seja, eles faziam barbas, cortavam cabelos e arrancavam dentes – sem anestesia.

A odontologia como ciência
O marco científico na história da Odontologia veio anos mais tarde, já no século XVIII, com Pierre Fauchard.
Considerado o “pai da odontologia moderna”, o dentista francês publicou em 1728 o livro “Le Chirurgien Dentiste”.
A obra abordava desde conceitos de anatomia oral e instrumentos odontológicos até novos métodos de tratamento e a importância da prevenção.

Já no século XIX, a odontologia começou a se consolidar nas Américas, mais especificamente nos Estados Unidos.
Isso aconteceu a partir de eventos importantes entre 1834 e 1840, conforme mostra o artigo “Odontologia: Um breve histórico.”
- Criação da Society of Dental Surgeons (Nova York, 1834)
- Fundação da Baltimore College of Dental Surgery(1840)
- Publicação do período The American Journal of Dental Science (1840).
Nomes importantes na história da odontologia
Pierre Fauchard (1678–1761)
Conhecido como “Pai da Odontologia”, escreveu o primeiro livro que detalha a prática odontológica, de nome “Le Chirurgien Dentiste” (O Cirurgião Dentista).
G.V. Black (1836–1915)
Desenvolveu técnicas de restauração e criou a Classificação de Black, um sistema de categorização de lesões de cáries utilizado até hoje pelos dentistas.
Horace Wells (1815–1848)
Primeiro dentista a utilizar óxido nitroso (gás hilariante) em procedimentos odontológicos. A descoberta foi importante para a anestesia moderna.
Lucy Hobbs Taylor (1833–1910)
Primeira mulher a se formar dentista nos Estados Unidos, em 1866. Depois da morte do marido, também cirurgião-dentista, dedicou-se à defesa dos direitos das mulheres.
Wilhelm Röntgen (1845–1923)
Físico alemão que descobriu o raio-X em 1895. Ele não só revolucionou o diagnóstico clínico como também ganhou o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901.
História da odontologia no Brasil
No Brasil, a história da odontologia começou com os indígenas: alguns povos utilizava plantas e elementos naturais, como cordas de cipó, e inclusive realizavam um tipo de obturação usando resina de jatobá.
Já na época colonial, as atividades que envolviam extrações dentárias só podiam ser feitas por pessoas examinadas e aprovadas pela Fisicatura-Mor do Reino, segundo a Carta Régia de Portugal.

Ainda, outros acontecimentos marcaram a odontologia brasileira, como a vinda do francês Eugênio Frederico Guertin, um dos primeiros dentistas com formação formal a atender no país.
Por fim, o decreto 9.311, de 25 de outubro de 1884, criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia, e a Lei nº 1.314, de 17 de janeiro de 1951, oficializou finalmente a profissão de cirurgião-dentista no Brasil.
Evolução dos equipamentos odontológicos
À medida que a odontologia evoluía, os equipamentos odontológicos também foram sendo aperfeiçoados, e hoje são grandes aliados dos dentistas modernos.
Cadeira odontológica
A cadeira odontológica mais antiga que se tem registros era de madeira de nogueira, possuía apoio para os braços e encosto almofadado para a cabeça.
Era utilizada pelo dentista americano Josiah Flagg entre 1790 e 1812 e inspirou o desenvolvimento da cadeira odontológica moderna.

Autoclave
Já a autoclave foi desenvolvida por Charles Chamberland (microbiologista francês) em 1879 enquanto trabalhava com Louis Pasteur na França.
O equipamento era um vaso de aço cilíndrico com tampa vedada que suportava altas pressões e temperaturas, permitindo a esterilização de materiais diversos.

Aparelho de raio-X
O primeiro aparelho de raio X brasileiro foi importado da Alemanha em 1898 e transportado por burros e carros de boi até Formiga, cidade mineira.
Era uma peça rudimentar, com bobinas de Rhumkorff de 70 cm e tubos tipo Crookes, e utilizava chapas de vidro fotográfico.
Com o passar dos anos, os aparelhos foram se modernizando, e a área odontológica agora conta com sistemas digitais, sensores eletrônicos e outras tecnologias diagnósticas.



Fotopolimerizador
Com a chegada das resinas fotopolimerizáveis, surgiram os primeiros fotopolimerizadores, aparelhos com lâmpadas halógenas utilizados até a década de 90 pelos cirurgiões-dentistas.
Depois disso, foram desenvolvidos os fotopolimerizadores com luz de LED, uma tecnologia mais moderna, segura e econômica, que até hoje domina o mercado odontológico.



Principais universidades de odontologia no Brasil e no mundo
Como vimos, a odontologia passou por uma grande transformação ao longo do tempo. E hoje, graças aos avanços científicos e tecnológicos, existem excelentes instituições de ensino ao redor do mundo.
A edição do QS World University Rankings de 2025 destacou as melhores universidades do mundo para estudar odontologia:
- 1º lugar: Universidade de Michigan-Ann Arbor (Estados Unidos)
- 2º lugar: Universidade de Hong Kong (RAE de Hong Kong)
- 3º lugar: Centro Acadêmico de Odontologia de Amsterdã – ACTA (Holanda)
Além das instituições internacionais, o ranking também lista universidades brasileiras, incluindo:
- 13º lugar: Universidade de São Paulo – USP
- 26º lugar: Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
- 39º lugar: Universidade Estadual Paulista – Unesp
De práticas rudimentares realizadas por povos antigos, indígenas e barbeiros, até a criação de cursos e regulamentação da profissão. Tudo isso ajudou a construir a odontologia que conhecemos hoje.
Quer saber mais sobre a área? Continue explorando o blog da Dental Speed. Aqui você encontra dicas, práticas, casos clínicos, novidades do mercado, curiosidades e muito mais!
Fontes:
- https://super.abril.com.br/historia/quando-os-dentistas-eram-barbeiros/
- http://www.ricardohenrique.com.br/artigos/crope-historia.pdf
- História da odontologia: como surgiu o primeiro dentista? | Dabi Atlante
- https://website.cfo.org.br/dia-internacional-da-mulher-cfo-ressalta-importancia-historica-de-luta-das-mulheres-na-odontologia/
- https://www.unit.br/blog/conheca-a-historia-da-odontologia
- https://repositorio.usp.br/item/001601657
- https://clinicaimplantologia.pt/breve-historia-da-anestesia-na-medicina-dentaria/
- https://website.cfo.org.br/brasil-tem-tres-universidades-entre-as-melhores-faculdades-de-odontologia-do-mundo/
- https://website.cfo.org.br/25-de-outubro-de-1884-representa-um-marco-de-uma-profissao-em-constante-evolucao-e-aperfeicoamento/
- https://revistaft.com.br/aparelhos-fotopolimerizadores-evolucao-e-aplicacao-clinica-revisao-de-literatura/
- https://lume.ufrgs.br/handle/10183/48925
- http://www.imagenologia.com.br/extra/upload%20historia/Dr-Jose-Carlos-Ferreira-Pires.pdf
- https://biosseguranca.cristofoli.com/a-historia-da-autoclave-tem-um-toque-de-brasil-conheca/

Deixe um comentário