Você é um dentista raiz ou Nutella?

Odontologia

Existe uma brincadeira de memes na Internet que classifica as pessoas, suas características, estilos musicais, roupas ou mesmo as profissões em duas categorias – Raiz e Nutella.

A primeira tem uma veia mais tradicional, autêntica, saudosista, vista como um pouco antiga, enquanto que a segunda puxa mais para a moderno, com um “toque de frescura”.  

Nada mais do que um conflito de gerações com bom humor onde aquele com mais vivência tem a impressão de que as coisas eram melhores em sua época.  

Mas o mais divertido é que um é a melhor parte do outro: se não existisse o conceito criado pelo “raiz” não existiria a evolução criada pelo “nutella” e que pode ser vivida e aproveitada por todos! 

Meme de dentista 

O meme da internet foi adaptada para várias profissões, inclusive a odontologia. 

Adaptando o meme para dentistas, a explicação seria mais ou menos assim: a brincadeira ser traduzida para a Odontologia e para o cuidado com a saúde bucal, fazendo um retrato de sua evolução. 

Entrando na brincadeira tradição (raiz) e tecnologia (nutella): 

Um dentista raiz usa material de moldagem, na graduação foi ensinado que amálgama é para dentes posteriores e resina composta  para anteiores e aprendeu a cimentar prótese com fosfato de zinco.  

Já o dentista Nutella faz escaneamento intra oral, aprendeu que resina composta é para uso universal em restaurações e prefere cimento resinoso. O comparativo é vasto. 

A Odontologia pode ser praticada em um equipo raiz. Naquela cadeira de ferro cheia de alavancas que era praticamente inquebrável e bem diferente dos equipos Nutella de fibra de vidro de hoje em dia, cheios de pedais e com mais botões que cockpit de avião. 

E no caso dos exames radiográficos? Por um lado, o dentista raiz usa filme radiográfico padrão, colgadura, fica com o jaleco manchado de fixador, por outro, o Nutella pluga o sensor no USB do notebook e faz tomadas radiográficas digitais. 

Continuando na brincadeira, o dentista raiz usa seringa centrix, senta no mocho tradicional, instrumenta canal com lima manual e obtura com cone de guta percha tradicional. 

Já o dentista Nutella, se algo para de funcionar, ele joga fora e compra um novo. Ele senta no mocho de sela, usa limas automatizadas, localizador apical e obtura com guta percha termo ativada. 

O dentista Nutella usa jaleco escuro, luva preta, gorro colorido, Crocs no pé. 

O dentista raiz está sempre de jaleco branco, roupa branca também, sapato branco brilhando, gorro descartável e não tem nada de máscara de bichinho. 

E vc, se identifica mais com…. 

Dentista nutella ou dentista raiz? 

Você é um dentista raiz ou um dentista Nutella? Pode responder tranquilamente, pois não há certo ou errado.  

Raízes ou Nutellas chegamos a resultados equivalentes, porém por meios diferentes.  

“Ah não, eu sou dentista raiz, que tem todo prontuário do paciente em papel, anotado a caneta, linha a linha, dente a dente. Ei, está doido?” 

 “Eu sou dentista Nutella que usa um programa de computador com prontuário digital. Está tudo na nuvem! Uso o whatsapp para me comunicar com os pacientes” Enquanto o Nutella se habilita. 

Núcleo metálico ou pino de fibra de vidro? Coping de zircônia ou metálico? Faz dente provisório na técnica da bolinha, “na raça” ou molda e manda para o laboratório fazer? Ou, sendo mais Nutella ainda, escaneia e fresa um provisório de PMMA na hora? 

Independente de ser raiz ou Nutella, a Odontologia evoluiu muito nesses últimos 20 anos. Acompanhar essa mudança sem cair em ciladas ou cortar caminhos é o que vai dar diferenciação aos dentistas do futuro. 

Nem tudo que é novidade é bom. Nem tudo que é considerado raiz é ultrapassado. 

A odontologia atual é a mescla perfeita do raiz com o Nutella. 

Entre na brincadeira e conte para nós nos comentários: você é um dentista nutella ou dentista raiz? 

Conteúdo relacionado