Página Inicial Biossegurança Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais.

Nos últimos anos, a patologia tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A doença é causada por um arbovírus, sendo o mosquito Aedes aegypti como o principal vetor nas Américas. Os quadros clínicos mais comuns são a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

No Brasil, as regiões com maior taxa de incidência são respectivamente, centro-oeste, sul, sudeste, norte e nordeste. Sendo os estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Bahia, detentores do maior número de óbitos.

As complicações da dengue também podem comprometer a saúde bucal. Devido a essa epidemia, é fundamental que cirurgiões-dentistas estejam preparados para detectar possíveis manifestações bucais causadas pela doença, a fim de orientar seus pacientes a buscar atendimento, visto a importância de um diagnóstico precoce.

Ao longo do artigo, saiba mais informações sobre essa patologia, sua origem, sinais e sintomas, tratamento e formas de prevenção e como agir caso atenda um paciente com Dengue.

O que é dengue?

A  Dengue é uma infecção causada pelo vírus dengue (DENV), o qual possui quatro sorotipos distintos: 1, 2, 3 e 4.

É importante dizer que um paciente infectado por um sorotipo específico adquire imunidade vitalícia para este tipo, porém pode contrair os outros sorotipos.

As infecções subsequentes aumentam as possibilidades de quadros graves, podendo até causar o falecimento do paciente.

Considerando que a principal forma de transmissão é a vetorial, que ocorre pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a Dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas.

Apesar de raras, a transmissão vertical e a transfusional podem acontecer. Neste caso, a transmissão vertical ocorre entre gestante e bebê, já a transmissão transfusional se dá por meio de transfusão de sangue.

O Aedes aegypti também é o vetor de outras doenças além da dengue, como a febre amarela, chikungunya e zika vírus.

A Dengue é considerada uma doença sazonal que apresenta aumento de casos entre os meses de dezembro e maio, coincidindo com o período de altas temperaturas e aumento das chuvas.

As chuvas torrenciais que geram água parada associadas a falta de cuidado da população permite que o mosquito se reproduza facilmente e consequentemente contribua para o aumento do número de casos.

sinais e sintomas da dengue e as manifestações bucais

Sinais e Sintomas da Dengue:

A Dengue é uma doença febril que pode afetar bebês, crianças e adultos. Podendo a infecção ser assintomática ou apresentar sintomas que variam de febre baixa a febre alta incapacitante, com forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.

Quais os sintomas da dengue?

Os sinais e sintomas da dengue mais comumente observados são:

  • febre alta com início súbito (39° a 40°C);
  • forte dor de cabeça;
  • dor atrás dos olhos;
  • perda do paladar e apetite;
  • manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores;
  • náuseas e vômitos;
  • tontura;
  • extremo cansaço;
  • moleza e dor no corpo;
  • muitas dores nos ossos e articulações;
  • dor abdominal (principalmente em crianças).

O que é Dengue Hemorrágica

Além disso, a doença pode progredir para Dengue Grave também conhecida como Dengue Hemorrágica.

Apesar dos sinais e sintomas serem semelhantes, é preciso observar bem os sinais. A diferença entre elas é que quando a febre diminui, por volta do terceiro ou quarto dia, surgem hemorragias devido sangramento de vasos na pele e em órgãos internos.

Na Dengue Hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória.

Quando acaba a febre começam a surgir os sinais de alerta:

  • dores abdominais fortes e contínuas;
  • vômitos persistentes;
  • pele pálida, fria e úmida;
  • sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
  • manchas vermelhas na pele;
  • comportamento variando de sonolência à agitação;
  • confusão mental;
  • sede excessiva e boca seca ;
  • dificuldade respiratória;
  • queda da pressão arterial.

Manifestações bucais da dengue

Além das manifestações sistêmicas, podem ocorrer manifestações bucais, sendo o sangramento gengival a manifestação mais comum.

Ainda há poucas informações sobre sintomas orais, mas é fundamental o dentista ter conhecimento para auxiliar o paciente no diagnóstico precoce da doença.

É importante o profissional incluir na anamnese se o paciente já contraiu doenças arborizais e quando contraiu.

Caso o paciente tenha recebido o diagnóstico e o tratamento for recente, é importante o dentista solicitar um hemograma para realizar a contagem de plaquetas e escolher o momento adequado para realizar o tratamento.

A contagem de plaquetas dentro da normalidade é fundamental para a realização de procedimentos mais invasivos, como por exemplo HOF, implantes e extrações dentárias, entre outros procedimentos.

Dengue e Odontologia: Conheça as manifestações bucais

Também podem ser observados sinais e sintomas como:

  • Hiperpigmentação ou vermelhidão da mucosa;
  • Edema labial;
  • Petéquias;
  • Língua pilosa;
  • Xerostomia;
  • Alterações no paladar;
  • Desconforto faríngeo ao deglutir;
  • Linfadenopatia;
  • Artralgia na articulação temporomandibular.

No estágio mais grave da doença, ou seja, na Dengue Hemorrágica, sinais e sintomas como petéquias, sangramento gengival e vermelhidão da mucosa podem ser confundidos com anormalidades plaquetárias ou distúrbios hemorrágicos.

Também, vale ressaltar que a dengue, assim como outras infecções virais, pode causar uma queda no sistema imunológico do hospedeiro pela sobrecarga no combate ao vírus e deixar o organismo mais susceptível a infecções oportunistas.

Sendo assim, acredita-se que a doença possa agravar um quadro de infecção odontogênica tornando o seu tratamento mais complexo.

Caso o dentista atenda um paciente com suspeita de dengue hemorrágica, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento hospitalar.

Tratamento para Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, sendo possível apenas tratar os sintomas da doença.

Portanto, diante do aparecimento dos primeiros sintomas, recomenda-se buscar atendimento médico, para a correta classificação de risco e o estadiamento da doença.

Manter-se hidratado também é fundamental para quem quer vencer a Dengue, já que a doença leva à desidratação do corpo. Ao passo que, para quem não consegue se alimentar, a soroterapia pode gerar algum conforto imediato.

Além disso, devem ser utilizados medicamentos somente sob orientação médica, não sendo recomendada a utilização do ácido acetil salicílico (AAS) e de anti-inflamatórios não esteroidais, devido ao risco de hemorragia.

Prevenção no consultório

Levando em conta que o mosquito Aedes aegypti se prolifera em água parada, os meses mais chuvosos e com altas temperaturas são os períodos do ano com maior transmissão, por isso, é importante manter o ambiente limpo.

Todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho, eliminando qualquer ambiente que possa favorecer o desenvolvimento do mosquito, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Principalmente locais que acumulam água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas. Usar repelentes e instalar telas nas portas e janelas de casa também são medidas que podem ajudar na prevenção da doença e afastam o risco de picadas do mosquito.

Considerando o alto número de casos de dengue registrados atualmente, é essencial que todos os profissionais da área da saúde conheçam os principais sinais e sintomas da doença para diagnosticá-la o quanto antes.

Dentre esses profissionais, o cirurgião-dentista tem um papel fundamental, levando em conta que manifestações bucais também podem ser observadas.

Biossegurança no consultório odontológico

Deseja ler mais artigos sobre patologias e suas manifestações orais? Aqui no Eu Amo Odonto você encontra conteúdos criados por profissionais especialistas da área.

Além de compartilhar informações importantes para o seu dia a dia, a Dental Speed possui uma linha completa de artigos para Biossegurança, oferecendo o que existe de melhor no mercado para o dentista e seus pacientes.

👉 Clique aqui e conheça todos os produtos para Biossegurança.

Aproveite para avaliar e compartilhar essa matéria para que mais profissionais possam ter acesso a esse conteúdo.


Referências:

Hospital Albert Einstein. Dengue. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/dengue

Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico. 2022; 53(18):21-15.

Bhardwaj VK, Negi N, Jhingta P, Sharma D. Oral manifestations of dengue fever: A rarity and literature review. Eur J Gen Dent 2016;5:95-8.

Medeiros BF, de Andrde AC, Medeiros B, Timerman L, Alves LAC, Santos PSS. Doenças virais e seu impacto na Odontologia. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo – Supl – 2020;30(4):545-8.

Pedrosa MS, Pierote JJA, Lopes LDS, Pompeu JGF. Manifestações orais relacionadas à dengue. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2017;71(1):21-4.

Silva MC, et al. Influência da dengue na infecção odontogênica. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e14010413930, 2021

Publicado por
Profª Dra. Natália Galvão Garcia

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Mestre, Doutora e Pós-Doutora pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), Professora Dra. do curso de Odontologia do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS – MG). Atua no consultório nas áreas de Diagnóstico Oral, Cirurgia Oral Menor, Pacientes Especiais e Laserterapia. CROMG: 56425

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar11
Universitários28

Artigos relacionados

Frenectomia x Frenotomia Veja as principais diferenças
EspecialidadesOdontologiaOdontopediatria

Frenectomia x Frenotomia: diferença entre os procedimentos

Entenda as principais diferenças entre esses procedimentos cirúrgicos, suas etapas clínicas e...

Páscoa e o aumento do consumo de doces: a importância da higiene bucal
InstitucionalOdontologia

Páscoa e a importância da higiene bucal

Após a Páscoa, o número de crianças com cárie costuma aumentar consideravelmente....

Biossegurança

Saiba mais sobre o protocolo de paramentação odontológica e o uso adequado de EPIs

Saiba tudo sobre o protocolo de paramentação odontológica e o uso adequado...

Odontologia

Tudo sobre evidenciadores de placa bacteriana

Evidenciadores ou reveladores de placa são grandes aliados do Cirurgião-Dentista na prevenção...