Página Inicial Gestão e Marketing Por que o contrato de prestação de serviços odontológicos é tão importante? + Bônus!
Gestão e Marketing

Por que o contrato de prestação de serviços odontológicos é tão importante? + Bônus!

O contrato de prestação de serviços é um acordo firmado entre um prestador de serviços e um cliente, no qual são estabelecidas as condições, obrigações e responsabilidades de ambas as partes envolvidas na prestação do serviço.

É um documento que tem validade legal e visa formalizar o vínculo entre o prestador e o cliente, e a sua importância vem exatamente da garantia de que, ao criar um contrato de prestação de serviços odontológicos, o dentista será resguardado de possíveis problemas futuros.

Continue a leitura e fique por dentro de outros aspectos importantes para você, que deseja ter um bom contrato de prestação de serviços odontológicos.

Qual a importância de ter um contrato de prestação de serviços odontológicos bem redigido?

O contrato de prestação de serviços odontológicos vai além de acordos e tratados por meio de conversas que não são suficientes para garantir a segurança jurídica das duas partes: paciente e dentista.

Ainda não está convencido? Conheça outros pontos que tornam esse documento tão importante:

1. Compreensão dos termos e alinhamento de expectativas

O contrato de prestação de serviços odontológicos irá conter o detalhamento de como o tratamento deverá ser ministrado, alinhando assim, a expectativa do paciente versus a realidade daquilo que será executado.

2. Proteção legal e jurídica para ambos

Tanto paciente quanto dentista ficam protegidos por meio da assinatura do contrato, pois ele irá assegurar que o paciente vai receber todos os cuidados odontológicos acordados com a cobrança dos valores estipulados ali.

3. Delimitação de responsabilidade

Assim como as responsabilidades são definidas no contrato de prestação de serviços odontológicos, as delimitações também. Ou seja, este documento deve conter informações sobre possíveis riscos, resultados previstos, consentimento e outros itens que criam uma base sólida, profissional e transparente para ambas as partes.

4. Resolução de possíveis conflitos futuros

Caso no futuro existam divergências ou disputas entre o dentista e o paciente, o contrato de prestação de serviços será a principal referência para resolução do problema, pois é um documento que vai facilitar a mediação e resolução de conflitos.

5. Garantia do cumprimento de normas e regulamentações

Por fim, um dos pontos importantes em manter um contrato é a garantia do cumprimento de normas e regulamentações que são estabelecidas por diferentes órgãos da odontologia. Ou seja, o dentista fica protegido contra qualquer queixa, pois está seguindo os preceitos de privacidade, proteção de dados, ética e outros aspectos relevantes.

O que é preciso constar no contrato?

Um contrato de prestação de serviços odontológicos deve conter diversas informações importantes para estabelecer as bases da relação entre o profissional de odontologia e o paciente. 

Embora os detalhes exatos possam variar dependendo das circunstâncias específicas e das regulamentações locais, aqui estão alguns elementos que geralmente devem constar em um contrato de prestação de serviços odontológicos:

  • Identificação das partes;
  • Descrição dos serviços;
  • Honorários e formas de pagamento;
  • Prazos e horários;
  • Responsabilidades e obrigações;
  • Cancelamento ou reembolso;
  • Confidencialidade de informações e dados.

Quais órgãos fazem a intermediação e regulamentação deste documento? 

No Brasil, diversos órgãos fiscalizam o exercício da profissão odontológica, sendo os principais:

Outras entidades que vão auxiliar também são a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD).

Como redigir o contrato?

Como dentista e gestor de uma clínica, é preciso ter diferentes habilidades para administrar e gerenciar um negócio, e a validação e implementação do fluxo dos atendimentos entre essas tarefas.

Mas, por se tratar de algo que precisa estar muito alinhado com as proposições dos órgãos regulamentadores, para garantir sua eficiência em proteger o profissional e seu negócio, nossa sugestão é fazer isso em parceria com um advogado.

Preciso de um contrato de prestação de serviços odontológicos, e agora?

Falamos sobre a importância do contrato de prestação de serviços, quais são os itens indispensáveis e os órgãos que vão intermediá-los, mas e quanto à composição dele, como montar um contrato bem escrito?

Pois é, essa não é uma preocupação que você, dentista, precisa ter. Nós indicamos o material gratuito e completo do Simples Dental, nosso software odontológico oficial da Dental Speed. No material, você encontrará dicas jurídicas e o contrato pronto para baixar e utilizar, feito por um dos maiores advogados especialistas em odontologia do Brasil, o Dr. Guilherme Cattani.

É um contrato completo que você pode utilizar com preenchimento automático dentro do Simples Dental e já está integrado aos orçamentos aprovados. Tudo para facilitar sua rotina e ainda assim garantir a segurança na relação dentista-paciente.

Baixe agora e comece a usar imediatamente:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...