Página Inicial Gestão e Marketing A evolução da agenda odontológica: conheça mais sobre a ferramenta que é o coração da clínica
Gestão e Marketing

A evolução da agenda odontológica: conheça mais sobre a ferramenta que é o coração da clínica

A agenda odontológica é conhecida como o coração da clínica porque é a principal ferramenta utilizada para coordenar e otimizar o fluxo de pacientes que serão atendidos em determinado período, além de garantir uma gestão de tempo mais eficiente para dentistas e suas secretárias.

E, assim como outros recursos, a agenda também passou por mudanças e melhorias ao longo do tempo, desde a sua criação em um convencional caderno com capa e folhas datadas, até hoje, com a inserção de itens que a tecnologia possibilitou.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa evolução e qual o momento que estamos vivendo hoje. Boa leitura!

História da agenda odontológica

A história da agenda odontológica caminha em conjunto com o desenvolvimento da odontologia como um todo, e, ao longo do tempo, o agendamento de consultas e o gerenciamento do fluxo de pacientes têm evoluído para acompanhar as mudanças tecnológicas e as necessidades dos profissionais da área. Veja como isso se desenvolveu:

Agendas Manuais

A agenda odontológica manual — também conhecida como a agenda de papel — é um método tradicional de gerenciamento de consultas, e pode ser uma opção viável para algumas clínicas ou profissionais que preferem uma abordagem mais simplificada. 

Exemplos: agendas de papel, planners, bloquinhos de anotações.

Agendas Eletrônicas

A evolução das agendas físicas de papel são as agendas odontológicas eletrônicas: sistemas informatizados capazes de gerenciar o agendamento de compromissos, consultas e procedimentos com uma abordagem mais eficiente, rápida e tecnológica.Exemplos: agendas online, programas de planilhas, softwares de gestão.

Funções complementares para a agenda odontológica

Além de sua função principal, a agenda odontológica também pode conter outras funcionalidades complementares que tornam a experiência dos dentistas, secretárias e outros profissionais envolvidos cada vez melhor. Veja as principais:

Sistemas de Gerenciamento de Prontuário Eletrônico

Falando sobre uma evolução ainda maior, os softwares odontológicos atuais vão além da função simples de agenda ao integrar outros sistemas importantes como o gerenciamento de prontuário de forma eletrônica. Assim, é possível armazenar e gerenciar as informações clínicas de pacientes online, substituindo os tradicionais prontuários em papel por uma abordagem mais eficiente e segura.

Agendamento Online

A tecnologia de realização de agendamentos online para clínicas odontológicas é uma solução inovadora que facilita o processo de marcação de consultas e atendimentos para pacientes e profissionais de odontologia, além de otimizar seu tempo e tornar a marcação de consultas mais conveniente, eficiente e acessível para ambas as partes envolvidas.

Lembretes Automatizados

Os lembretes de consultas que antes dependiam de um processo completamente manual, agora podem ser automatizados em softwares odontológicos modernos. 

Assim, o paciente receberá um aviso por mensagem no WhatsApp solicitando que ele confirme o comparecimento em data e horário determinado, e, automaticamente, o dentista também terá essa confirmação sinalizada em sua agenda digital.

Tecnologia de Integração com Calendários Pessoais

A tecnologia de integração com calendários pessoais para agendas odontológicas é uma funcionalidade que permite sincronizar as marcações de consultas e compromissos agendados em um sistema de agendamento da clínica odontológica com os calendários pessoais dos pacientes. Esses calendários pessoais podem incluir aplicativos populares, como o Google Agenda, Apple Calendar, Outlook ou outros calendários digitais que os pacientes utilizem.

Inteligência Artificial e Automação

A utilização da Inteligência Artificial (IA) e da automação na gestão de agendas odontológicas pode trazer diversos benefícios, aprimorando a eficiência do agendamento, melhorando a experiência do paciente e otimizando o trabalho dos profissionais de odontologia, principalmente quando o assunto é IA por comandos de voz.

Como escolher o melhor tipo de agenda odontológica?

Para entender qual o melhor tipo de agenda odontológica, é preciso avaliar alguns aspectos importantes, tais como:

  • Digitalização da Odontologia: sair do papel para o digital é essencial para gestores que buscam evoluir e estar à frente de seus concorrentes;
  • Sistemas de Gerenciamento de Consultas: otimização de agendamentos e diminuição de erros humanos;
  • Agendamento Online e Aplicativos Móveis: conveniência e independência para os pacientes poderem marcar suas consultas;
  • Lembretes e Notificações Automatizadas: comunicação excelente com pacientes;
  • Agenda por comando de voz: consultar informações com a mobilidade de estar em qualquer lugar;
  • Aspectos Éticos e Legais: o armazenamento em nuvem exige cumprimento de leis LGPD, relacionadas à privacidade e segurança dos pacientes.

Afinal, o que há de mais atual para a agenda odontológica?

Gestores de clínicas ou consultórios odontológicos que desejam estar à frente de seus concorrentes devem estar constantemente buscando maneiras de aprimorar seus serviços e proporcionar uma experiência encantadora aos seus pacientes.

A tecnologia é imprescindível nesse processo de melhoria contínua e, no momento, uma das mais avançadas para agendas envolve comandos por voz com habilidades (skills) de Inteligência Artificial (IA).

Recentemente, o Simples Dental – software odontológico da Dental Speed – passou por uma atualização e trouxe consigo novas funcionalidades, entre elas, uma skill para a Alexa, em que é possível conversar e obter atualizações sobre a sua agenda por meio de comandos de voz.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...

Gestão e Marketing

Equilibre as contas a pagar e receber de sua clínica odontológica

As contas a pagar e receber são parte essencial da gestão financeira,...

Gestão e Marketing

Direitos básicos dos pacientes nos consultórios e clínicas odontológicas

Oferecer tratamentos odontológicos de excelência não apenas fideliza sua clientela, mas também...