Página Inicial Artigos mais lidos Harmonização orofacial: como se especializar?
Artigos mais lidos

Harmonização orofacial: como se especializar?

O mercado de estética brasileiro é um dos mais promissores do mundo. Para os dentistas recém-formados, essa pode ser uma oportunidade de se destacar e construir uma carreira de sucesso.

Atualmente, a especialização em Harmonização Orofacial (HOF) é uma das principais alternativas para quem deseja atuar nesse mercado que cresce ano após ano.

Nesta matéria, vamos falar mais sobre essa área, incluindo seus procedimentos e como se tornar especialista em HOF.

O que é Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial é uma das 32 especialidades odontológicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O profissional especializado nessa área realiza procedimentos que promovem o equilíbrio estético e funcional da face, como a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais, bichectomia, entre outros.

Vale salientar que, embora seja um profissional de estética, o dentista especialista em HOF não pode realizar algumas técnicas consideradas invasivas.

Rinoplastia, alectomia, blefaroplastia, otoplastia, cirurgia de castanhares ou lifting de sobrancelhas são alguns dos procedimentos vedados pelo conselho e a sua realização pode acarretar punições severas.

Regulamentação da Harmonização Orofacial como especialidade

A regulamentação da Harmonização Orofacial como especialidade odontológica ocorreu em 2019, sendo um grande marco para a odontologia brasileira.

  • 4.236 — É o número de especialistas em HOF registrados no CFO até março deste ano. Esse número só tende a aumentar, visto que há uma grande demanda por tratamentos estéticos e profissionais capacitados.

Leia mais sobre a regulamentação da especialidade, na Resolução CFO 198/2019, bem como os limites da atuação do cirurgião-dentista, na Resolução CFO 230/2020.

Quais os procedimentos realizados em HOF?

Se você optar pela carreira de dentista especialista em harmonização orofacial, saiba que a sua rotina incluirá procedimentos estéticos focados no equilíbrio estético e funcional da face.

A seguir, confira os principais:

Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica, popularmente chamado de botox, é um dos procedimentos mais realizados por profissionais de HOF.

Na prática, ele envolve a injeção de toxina botulínica tipo A que paralisa temporariamente a musculatura de determinadas regiões da face, atenuando linhas de expressão e rugas e concedendo um aspecto mais jovial.

Além disso, a substância é eficaz no tratamento de condições como bruxismo, disfunção temporomandibular (DTM), sorriso gengival, assimetria do sorriso etc.

Leia mais: Toxina botulínica: saiba tudo sobre essa substância!

Preenchimentos faciais

O preenchimento facial também é bastante comum na harmonização orofacial. O procedimento é seguro e simples, já que o ácido hialurônico utilizado é produzido naturalmente pelo organismo humano.

Assim sendo, ele é uma opção eficaz para:

  • Correção de assimetrias;
  • Melhora do contorno facial;
  • Hidratação profunda na região de aplicação;
  • Reposição de volume perdido no processo de envelhecimento;
  • Entre outros;

Pode ser realizado em associação com outros procedimentos, como a aplicação de toxina botulínica e o uso de bioestimuladores de colágeno, garantindo resultados ainda mais satisfatórios.

Bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia facial realizada para remoção da bola de Bichat, tecido adiposo presente na mucosa jugal. As indicações incluem:

  • Pacientes que desejam reduzir o tamanho das bochechas para melhorar a estética facial;
  • Pacientes que mordem a bochecha com frequência, causando lesões na mucosa jugal;
  • Casos de reconstruções utilizando a bola gordurosa de Bichat (realizado por um cirurgião buco-maxilo-facial).

Vale salientar que esta é uma intervenção mais invasiva. Portanto, esteja preparado e atento a estruturas como os ductos da glândula parótida, ramos do nervo facial, vasos sanguíneos e tecidos musculares.

Lifting de lábios

O lifting de lábios, ou lip lifting, é outra cirurgia estética que o profissional de HOF pode oferecer em seu consultório.

Essa técnica minimamente invasiva consiste no reposicionamento e encurtamento do lábio superior. Ou seja, promove a redução do espaço entre o nariz e a parte superior do lábio, conhecido como “filtrum”.

O procedimento é indicado, sobretudo, para pacientes com “lábios envelhecidos”, pessoas que possuem lábio superior longo ou casos de excessos de preenchimento no lábio superior.

Leia mais: Principais procedimentos da Harmonização Orofacial

Laserterapia

O uso de laser é outra prática comum em procedimentos de harmonização orofacial, sendo aplicado em diferentes situações clínicas.

As principais vantagens da laserterapia incluem:

  • estímulo à produção de colágeno;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • prevenção de linhas e rugas;
  • ação anti-inflamatória e analgésica;
  • redução de tempo cicatricial;
  • tratamento de manchas;
  • entre outros benefícios.

Cada procedimento exige um protocolo específico a ser seguido. Ao mesmo tempo, para garantir a segurança do paciente e a eficácia do tratamento, é importante que você esteja capacitado para realizar essa aplicação.

Entenda: Os benefícios da Laserterapia na Odontologia

Especialização em harmonização orofacial: como funciona?

Para se tornar um especialista em harmonização orofacial, é necessário realizar cursos específicos de HOF com carga horária mínima de 500 horas e que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A pós-graduação em harmonização orofacial deve englobar disciplinas como fisiologia, anatomia, farmacologia, procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, laserterapia, preenchedores, indutores de colágenos, entre outros.

Nesse sentido, o objetivo é capacitar o profissional a realizar procedimentos estéticos que não apenas melhoram a aparência, mas também reestabelecem a função e aumentam a qualidade de vida dos pacientes.

Quanto ganha um especialista em HOF?

O salário de um profissional que trabalha na área de harmonização orofacial dependerá de muitos fatores.

Você pode, por exemplo, trabalhar em consultórios de terceiros, atuar na área da educação lecionando em cursos de HOF ou abrir o próprio consultório, oferecendo tratamentos personalizados.

A qualidade e o tipo de serviço oferecido, a experiência profissional e sua reputação no mercado também influenciam no valor cobrado. Assim como o público que será atendimento e a demanda por tratamentos na sua região.

Agora que você já sabe as principais informações sobre a especialização em Harmonização Orofacial, sem dúvidas, fica mais fácil decidir se essa é a área certa para a sua carreira como cirurgião-dentista.

Continue acompanhando a Dental Speed, sua parceira na odontologia. Estamos aqui para oferecer conteúdo de qualidade, produtos inovadores e tudo o que for necessário para sua jornada de sucesso.

Fontes consultadas:

Publicado por
Gabrielli Nery Wandscheer

Formada em Administração pela Estácio, é especialista em Marketing e redação técnica na área odontológica.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rating

Artigos relacionados

Artigos mais lidos

Dentística e Estética: saiba tudo sobre a especialidade

Ainda não sabe em qual área da odontologia se especializar? Veja como...

Artigos mais lidos

Luvas descartáveis: conheça as opções

Conheça os tipos de luvas descartáveis mais usados na odontologia e escolha...

Demonstração de procedimento com broca multilaminada simulada em uma mandíbula de prática, usando equipamentos de alta precisão e luvas rosas para higiene.
Artigos mais lidos

Brocas Multilaminadas Razor: Precisão e Segurança no Acabamento de Restaurações

A etapa de finalização das restaurações em resina composta deveria ser uma...

Artigos mais lidos

Periodontia: por que escolher a especialidade?

Saiba tudo sobre Periodontia: o que é, quais são as principais técnicas...