WhatsApp na Odontologia

A tecnologia transformou a maneira como nos comunicamos e o WhatsApp é uma das ferramentas protagonistas dessa mudança: com mais de 2 bilhões de usuários no mundo usando a plataforma todos os dias, cerca de 120 milhões estão no Brasil. 

Neste cenário, 76% dos brasileiros interagem com as marcas por meio do WhatsApp, fazendo com que todos os tipos de negócio adotem o app como um aliado para se relacionar, engajar e até mesmo fidelizar clientes. 

Na odontologia, o aplicativo é utilizado como canal para a comunicação com pacientes, principalmente para confirmação de consultas. 

Com a possibilidade de gerenciar conversas pelo desktop com o WhatsApp Web, a plataforma se tornou ainda mais eficiente no atendimento e potencialização de vendas, sobretudo quando integrado a um sistema de gestão como o da Simples Dental.

Como funciona a integração com o Whatsapp

O software da Simples Dental, plataforma oficial da Dental Speed, oferece automação de confirmação de consulta por meio do WhatsApp, além de integração com o WhatsApp Web.

De maneira simples, o software integra com o Whatsapp de duas formas:

Automação: é possível automatizar a confirmação de consultas e campanhas de marketing. 

Essa funcionalidade está disponível nos planos Agenda e Gestão, e não é necessário ter um número de WhatsApp, as mensagens são enviadas por um número automático do Simples Dental.

WhatsApp Web: a partir do Simples Dental é possível personalizar as mensagens de confirmação de consulta e agilizar a comunicação com pacientes em apenas três cliques. 

Neste caso, a clínica utiliza seu próprio número sem precisar adquirir pacotes adicionais de mensagem. A função está disponível no plano Vendas.

Simples Dental

Benefícios da integração Whatsapp e Simples Dental

No agendamento de consultas no sistema do Simples Dental, a integração com o WhatsApp otimiza até 30% do tempo da secretária com confirmações automáticas, o equivalente a duas horas diárias, organizando no sistema os agendamentos, cancelamentos e pacientes que ainda não retornaram o contato.  

De acordo com a dentista Ariely Caramori Moraes, a facilidade das confirmações automáticas trouxe praticidade para a rotina do seu consultório.

“Ajuda muito no meu dia a dia, porque assim consigo com que minha secretária direcione o tempo dela para focar nas vendas e fidelização de pacientes, que é essencial aqui na clínica”, explica. 

Como utilizar o WhatsApp Web no Simples Dental

Para utilizar a funcionalidade, basta acessar a Agenda e clicar na consulta, o Simples Dental irá abrir uma nova aba para o WhatsApp Web com uma mensagem para iniciar a conversa e um link para o paciente clicar e confirmar ou cancelar o atendimento, que fica organizado no sistema de acordo com seu status.

WhatsApp na Odontologia
Passo a passo de como funciona a integração do Simples Dental com o WhatsApp Web

“Essa é uma maneira semiautomática para a confirmação dos agendamentos, sem precisar adquirir nenhum tipo de pacote adicional para enviar essas mensagens”, explica Ramon Maciel, dentista e CEO da Simples Dental.

Segundo Maciel, o recurso também permite à dentista ou ao dentista economizar em pacotes de disparo caso já adquiram o benefício, além de possibilitar muito mais agilidade na hora da secretária confirmar consultas.

Outras funcionalidades 

Outra vantagem na integração WhatsApp e Simples Dental está nas oportunidades de conversão. Os orçamentos não aprovados, consultas canceladas, faltas e retornos pendentes, são registrados e centralizados em uma lista que, por meio do WhatsApp Web, permite um follow up com apenas três cliques. 

Entre as demais funcionalidades, também é possível enviar mensagens automatizadas, focadas em campanhas específicas de marketing, como aniversários e datas comemorativas, pesquisas de satisfação, recuperação de inativos, mensagens de pós-operatório, confirmação de consultas, etc.

Faça um teste gratuito e potencialize suas vendas com o Simples Dental.

Confira outros artigos sobre marketing odontológico:

Destaques em Impressos odontológicos Dental Speed

Dicas de como usar o WhatsApp na sua clínica

Em meio a essa facilidade de comunicação com pacientes por meio das mensagens instantâneas, é fundamental lembrar também que existem limites éticos para o uso da ferramenta ao oferecer e divulgar serviços. 

Por isso, algumas boas práticas para utilizar o WhatsApp na sua clínica são: 

  • Utilize o WhatsApp Business, versão do aplicativo para empresas;
  • Não use seu número pessoal e tenha um exclusivo para a clínica; 
  • Não deixe seu paciente sem resposta ou esperado por muito tempo;
  • Evite fazer diagnósticos ou conversar sobre tratamentos;
  • Cuidado com excesso de mensagens e exageros de pontuação e emojis; 
  • Deixe para falar sobre valores pessoalmente;
  • Se atente às regras para propaganda odontológica;
  • Cuidado com o compartilhamento de informações

Em resumo, o uso do app deve garantir uma boa experiência tanto para pacientes quanto para a clínica.

Afinal, com as mudanças de hábito do público em razão da tecnologia, clínicas e consultórios odontológicos não podem mais se limitar a práticas tradicionais de atendimento que não dão conta de sua demanda.

Compra de produtos odontológicos através do aplicativo dental speed

Conteúdo relacionado