Página Inicial Gestão e Marketing Vestuários e acessórios para dentistas
Gestão e MarketingOdontologiaUniversitários

Vestuários e acessórios para dentistas

Saiba qual é o símbolo da odontologia e seu significado min
2906 Capa Blog Saiba qual é o símbolo da odontologia e seu significado min

Acessórios para dentistas

O dentista, mais do que cuidar do dente, promove a saúde e a autoestima, por isso a apresentação do especialista é fundamental para o marketing pessoal e também para higiene e prevenção da contaminação por agentes infecciosos. Recomenda-se que os profissionais de saúde adotem medidas de Biossegurança, especificamente àqueles que trabalham em áreas insalubres, com risco variável.

1) Avental, jaleco e uniforme privativo

A OSHA (Occupational Safety and Health Administration) dos E.U.A considera apropriadas roupas que não permitam a passagem de sangue e outros materiais potencialmente contaminados, sob condições normais de uso e durante toda a duração do procedimento cirúrgico.

Podem ser descartáveis, de tecido ou impermeáveis, geralmente, a seleção é feita após pesquisa realizada com os próprios usuários, que priorizam o conforto e sua performance, além da barreira microbiológica e proteção efetiva do corpo ao sangue e outros fluidos orgânicos.

O avental cirúrgico deve possuir opas e amarraduras, permitindo cobertura completa do tronco a partir do pescoço, membros superiores até os punhos e membros inferiores até os joelhos, com livre movimentação. O tecido do punho deve ser resistente ao esgarçamento mesmo após sucessivas lavagens. O jaleco precisa cobrir todo o tronco, até o início do quadril. A sua manga longa o suficiente para não expor as axilas (área de grande densidade de flora microbiana).

Conheça os Jalecos Odontológicos Exclusivos da Dental Speed Graph!

2) Gorros

Os cabelos soltos dispersam partículas carreadoras de bactérias, cuja maioria não são espécies patogênicas. Entretanto, S. aureus têm sido encontrados no cabelo de algumas pessoas do staff cirúrgico, mais freqüentemente naquelas que também os possuem no nariz. Embora ainda não comprovado por métodos moleculares apropriados, alguns estudos vêm demonstrando surtos de infecção de sítio cirúrgico por S. aureus com cepas idênticas àquelas isoladas de profissionais.

Embora as evidências científicas sobre a efetividade do gorro na prevenção de infecções sejam poucas, no mínimo, ele previne a queda de cabelo dentro da ferida. O C.D.C. (Centers for Disease Control and Prevention) dos EUA também concorda com o uso de cobertura no cabelo e na face. Para que tais objetivos sejam atendidos, há que se atentar para a ‘qualidade’ dos gorros que são utilizados, seja no que se refere ao tipo de tecido, seja no design, permitindo cobertura total do cabelo.

Gorro para dentista da Dental Speed

3) Máscara cirúrgica ou protetor respiratório

Do lado do cliente, a máscara justifica-se para evitar a liberação de microorganismos oriundos do nariz e da boca do profissional ao falar, tossir e respirar e, assim, protegê-lo de contaminação na incisão cirúrgica. Do lado do profissional, protege suas mucosas nasais e orais contra contato com secreções do paciente. Para isso, a máscara deve permitir cobertura completa do nariz, boca e regiões laterais e apresentar capacidade mínima de filtração por determinado período de tempo.

Correntemente, têm sido consideradas adequadas, máscaras de algodão e máscaras descartáveis sanfonadas de fibra de lã de camada dupla, com adaptadores maleáveis de metal ao nariz. Recomenda-se máscaras com capacidade de filtração de 95,0% e com resistência a fluidos, as quais seriam suficientes para proteger das principais bactérias causadoras de infecção da ferida cirúrgica.

Conheça a variedade de máscaras que a Dental Speed tem pra você!

Os vestuários e os acessórios que você encontra na Dental Speed Graph garantem um visual moderno, seguro e adequado aos diferentes ambientes de trabalho, é o parceiro ideal na padronização, higiene e fortalecimento de sua identidade visual.

Fonte: Artigo da Revista da Escola de Enfermagem da USP – Vol. 34

Publicado por
Isabelle Buzzi

Formada em Design Industrial pela UNIVILLE, com especialização pela ESPM. Analista de Produção de Conteúdo, Social Media com foco em conteúdo na área odontológica desde 2015.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Biossegurança23
Endodontia18
Odontopediatria16
Ortodontia27
Saúde e Bem-estar12
Universitários28

Artigos relacionados

Gestão e MarketingInstitucional

O que considerar na hora de escolher uma dental?

É essencial escolher uma dental parceira que ofereça qualidade, entrega eficiente e...

protocolo-gbt-de-profilaxia
OdontologiaSaúde Bucal

Protocolo GBT: revolucione a profilaxia dental em seu consultório

Já imaginou realizar profilaxias odontológicas três vezes mais rápidas, sem dor para...

Imagem da manifestação bucal sangramento gengival, um dos sintomas de dengue hemorrágica
BiossegurançaOdontologia

Saiba mais sobre as manifestações orais em pacientes com Dengue 

A Dengue é considerada uma infecção comum em regiões tropicais e subtropicais....

Imposto de Renda para Dentistas
Gestão e Marketing

Imposto de renda para Dentistas

Todo começo de ano é a mesma coisa: temos de prestar contas...